Agronegócio

Preço do glifosato dispara: Para onde vai o mercado?

“Os estoques do mercado estão prestes a se esgotar, e o Brasil está prestes a iniciar uma nova rodada de plantio"

 

Nos últimos dez anos, o preço do glifosato atingiu um novo máximo devido a um desequilíbrio na estrutura de oferta e demanda e ao aumento do preço das matérias-primas upstream, aponta o portal especializado AgroPages. De acordo com a publicação, enquanto não se vislumbra aumento da capacidade de produção do herbicida mais usado no mundo, um novo aumento de preço está previsto. 

Ouvindo especialistas da América do Sul, o AgroPages realizou levantamentos detalhadas no mercado de glifosato do Brasil, Paraguai e Uruguai para apontar a situação do fornecimento atual, estoque e status de preçosem diferentes mercados. 

“O resultado da pesquisa mostra que o mercado de glifosato na América do Sul está muito apertado, onde os estoques são insuficientes mesmo com o preço disparado. No Brasil, a safra de soja está prestes a começar em setembro. Nessas circunstâncias, há ansiedade no mercado e não sobra muito tempo para os agricultores”, aponta o editor do AgroPages Erwin Xue.

De acordo com ele, os preços de mercado das formulações convencionais aumentaram quase 300% apenas no ano passado. “A equipe de pesquisa entrevistou cinco grandes distribuidores brasileiros nos principais estados agrícolas – Mato Grosso, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul”, ressalta ele.

A pesquisa revela um aumento significativo no preço das formulações de glifosato convencionais: “Até agora, o preço do glifosato no mercado brasileiro subiu de 200% a 300% em relação ao mesmo período do ano passado. Tomando 480g/L AS, como exemplo, seu preço recente no Brasil atingiu US $ 6,20-7,30/L. De acordo com a Consultoria Congshan, em julho de 2020 o preço unitário do glifosato 480g/L AS no Brasil estava entre US $ 2,56-3,44/L, que quase triplicou ano a ano, sendo calculado à taxa de câmbio de 0,19 entre o real brasileiro e os EUA dólar. O maior preço do glifosato 79,4% WSG atingiu US $ 12,70-13,80/kg no Brasil”.

“Os estoques do mercado estão prestes a se esgotar. Atualmente, o glifosato está em falta no mercado de terminais do Brasil. Além disso, a pandemia causou congestionamento no transporte marítimo, levando a atrasos nos principais portos marítimos do mundo, o que resultou no aumento do frete marítimo a um nível histórico. O Brasil está prestes a iniciar uma nova rodada de plantio de soja em setembro. No momento, os usuários finais geralmente expressaram preocupações sobre o futuro do glifosato. Para onde irá o mercado de glifosato?”, conclui Erwin Xue.

Deixe um comentário