Agronegócio

Milho quebra forte no Paraná

Quando comparada à temporada 2019/20, a queda chega a ser de 50%

O Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná reduziu no dia 29 de Julho, sua  estimativa de produção da segunda safra de milho de 9,821 milhões de toneladas projetadas em junho para 6,110 milhões de toneladas. A quebra na safrinha, destaca a Consultoria AgResource Brasil, vai chegar a 37,7%. 

Quando é comparada à temporada 2019/20, quando foram produzidas 12,170 milhões de toneladas, a queda chega a ser de 50%. A AgResource aponta que, quando comparado com a estimativa inicial, de 14,6 milhões de toneladas, a redução é ainda maior, de 58%. A Deral-PR também cortou a projeção de produtividade de 4.020 quilos por hectare em junho para 2.827 quilos por hectare.

“A perda nesta safra é a maior da história e atingiu 8,4 milhões de toneladas, que é equivalente a aproximadamente três primeiras safras de milho, que tem uma produção normal em torno de 3 milhões de toneladas”, disse o Departamento de Economia Rural em boletim. Os prejuízos estimados, considerando os preços médios de 2021, são de aproximadamente R$ 11,3 bilhões.

Segundo a Consultoria, “essa quebra expressiva aconteceu primeiro por conta da estiagem entre abril e maio, aparecimento de pragas nas lavouras e mais recentemente pelas geadas no fim de junho e segunda metade de julho. Como consequência da redução da oferta de milho, os preços do cereal seguem altos no estado”. 

O Deral informa que o valor recebido pelo produtor chegou a R$ 92,04 a saca de 60 quilos, uma alta de 17% quando comparado ao fechamento do mês de junho e de 124% em relação ao fechamento de julho de 2020: “Não é possível dizer que faltará milho no mercado brasileiro como um todo, entretanto é crível especular que haverá uma redução significativa das exportações brasileiras. Assim como é provável que teremos as maiores importações de milho da história brasileira. No Paraná deve entrar via terrestre dos países vizinhos (Paraguai/Argentina) e via porto também, como já está acontecendo”.

Deixe um comentário