Destaque

Prefeito de Itapeva é absolvido da CEI da Covid e continua no cargo

Mario Tassinari (DEM) foi julgado pelos vereadores nesta quarta-feira; O chefe do executivo foi investigado por possíveis desvios das verbas destinadas ao Covid         

O Prefeito de Itapeva/SP, Mario Tassinari (DEM), foi absolvido na tarde desta quarta-feira (8/9) das acusações que poderiam levar á perda de seu mandato. A votação na Câmara Municipal, terminou por volta das 17h00 com um placar de 10X5, favorável ao chefe do executivo.

Mario Tassinari tornou-se alvo de uma Comissão Processante a qual pedia sua cassação, após uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), apontar possíveis irregularidades na destinação das verbas vindas para o enfrentamento da Covid.

Eram necessários 10 votos a favor da cassação entre os 15 vereadores, considerando o prefeito culpado em qualquer uma das 3 acusações, para que Dr. Mario perdesse o mandato. A vice Elza Galvão, então assumiria o cargo, por esse motivo o seu filho, vereador Christian Galvão foi impossibilitado de participar da votação, dando lugar ao suplente Robson Leite.

Aliados do prefeito comemoraram a decisão da Câmara.

O JULGAMENTO

O relatório final da CP, foi entregue na última quinta-feira (2/9) e logo o presidente da Câmara, Roberto Comeron, efetivou a convocação para esta sessão de julgamento. Nele fica claro, que o prefeito auxiliou e não negou em entregar os documentos solicitados pela Comissão Especial de Inquérito, colaborando assim com as investigações.

A sessão ordinária teve inicio às 9h e transcorreu durante o dia todo, havendo uma pausa apenas durante o almoço.

Após a leitura das denúncias e do relatório, cada um dos vereadores, teve 15 minutos para justificar o posicionamento sobre o caso. Logo deram início a votação por denúncia.

Logo após o discurso dos vereadores, o advogado do prefeito, Dr. Fernando Canceli, iniciou a sua defesa. O chefe do executivo participou da sessão desde o início, sendo o único, a não sair do plenário para o almoço.


Em seguida, deu-se início a votação, onde foram divididas em três denúncias:

PRIMEIRA DENÚNCIA

A primeira denúncia foi sobre uma possível omissão do prefeito, diante da pandemia. Neste item 4 vereadores votaram a favor da cassação, sendo eles: Roberto Comeron, Marinho Nishiyama, Ronaldo Coquinho e Débora Marcondes.

SEGUNDA DENÚNCIA

A segunda denuncia foi sobre uma possível negligencia na administração da prefeitura. Neste item 5 vereadores votaram a favor da cassação, sendo eles: Roberto Comeron, Marinho Nishiyama, Ronaldo Coquinho, Laércio Lopes e Débora Marcondes.

TERCEIRA DENÚNCIA

A terceira denuncia foi sobre o prefeito ter supostamente agido de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo. Neste item 5 vereadores votaram a favor d cassação, sendo eles: Roberto Comeron, Marinho Nishiyama, Ronaldo Coquinho, Laércio Lopes e Débora Marcondes.

Por fim, a Câmara de Vereadores absolveu o prefeito Dr. Mario Tassinari das acusações, seguindo ele no cargo como autoridade máxima do município.


Deixe um comentário