Destaque

Primavera começa nesta quarta-feira (22)

A tão esperada primavera iniciará nesta quarta-feira (22/9) e se estenderá até o dia 21 de dezembro, após inicia-se o verão.

Na maior parte da estação teremos temperaturas médias mensais dentro e acima da média normal em praticamente todo o país. É possível a ocorrência de nova onda de calor, porém não tão intensa quanto a observada na primavera de 2020, quando várias regiões do país bateram recordes históricos de calor.

Chuvas abaixo da média histórica nos estados da região Nordeste, parte de MS e SP, sul de MG, oeste do PR e de SC.

Confira a previsão completa para a primavera no estado de São Paulo:

Outubro

O início da primavera deve ser marcado por calor no estado de São Paulo. A chuva retorna na primeira quinzena de outubro, mas de forma irregular, com alguns períodos de temperaturas altas, principalmente em áreas do interior e norte do estado.

A partir da segunda quinzena do mês de outubro, a chuva toma forma, e as pancadas serão mais frequentes. Conforme a chuva regulariza o calor extremo também diminui. O mês ainda será marcado por temperaturas altas, mas, não tão altas quanto à primavera 2020.

Novembro

O mês de novembro será marcado por temperaturas mais próximas à média, intercalando períodos quentes com períodos mais amenos. A chuva fica entre a média e abaixo da média no Vale do Ribeira, leste de São Paulo e também sobre a capital paulista, com pancadas diminuindo de frequência e de intensidade ao longo do mês. No norte do estado, são esperados vários dias de chuva forte, com grandes volumes acumulados.

Dezembro

A tendência para o mês de dezembro é de chuva regulares na primeira quinzena do mês em todo o estado. Na segunda quinzena, as pancadas se tornam mais irregulares, com menos períodos de chuva e acumulados abaixo da média.

As temperaturas também voltam ficar mais altas. A previsão é que a primavera se encerre com chuva abaixo da média e temperaturas mais altas em todas as áreas do estado.

Colaborou: ClimaTempo

Deixe um comentário