Economia

Governo de SP inicia 6 obras em vicinais de Sorocaba e Itapetininga; investimento é de R$ 109 milhões

Primeira fase do Novas Estradas Vicinais vai receber R$ 521 milhões e gerar quase 10 mil postos de trabalho em todo o estado

O Governo de São Paulo iniciou esta semana as obras da 1ª fase do Novas Estradas Vicinais, programa que está levando melhorias a 745 quilômetros de 66 vias incluídas na primeira etapa do cronograma. O investimento nesta fase é de R$ 521 milhões e está gerando quase 10 mil vagas de empregos.

A região de Sorocaba e Itapetininga (DR 2) teve seis obras iniciadas, totalizando R$ 109,1 milhões de investimentos em 97,6 kms de estradas: Estrada vicinal BAT-050, Juca Mineiro, ligação entre Barão de Antonina e Salto do Itararé, em Barão de Antonina - 6 km; Estrada vicinal IRG-452, Kazuyoshi Kurita, ligação entre Itaporanga e Santana do Itararé, localizada em Itaporanga - 5,7 km; Estrada vicinal API-020, ligação entre os municípios de Apiaí e Barra do Chapéu - 24,1 km; Estrada Vicinal IRR-030, Antônio Carlos Magno, ligação entre Bairro Cerrado e Santa Cruz dos Lopes, em Itararé - 21,5 km; Estrada vicinal IP-002, ligação entre Itapirapuã Paulista e Ribeirão da Várzea, em Itapirapuã Paulista - 14,2 km; Estrada vicinal RB-001, Dirceu Dias Baptista, ligação entre os municípios de Ribeira e Itapirapuã Paulista - 26,1 km.

"São Paulo faz um investimento histórico na recuperação e modernização das nossas estradas. No caso das vicinais, estamos melhorando a logística e ajudando os municípios na manutenção de caminhos que impactam no escoamento da produção agrícola e na qualidade de vida das pessoas de cada cidade", afirmou o Vice-Governador Rodrigo Garcia.

As obras estão sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ligado à Secretaria de Logística e Transportes, e vão beneficiar diretamente uma população de 16,7 milhões de pessoas em todo o estado. A previsão é que as melhorias sejam totalmente concluídas em até 12 meses.

Parte do programa Pró São Paulo, que reúne recorde histórico de R$ 50 bilhões em investimentos estaduais, o Novas Estradas Vicinais abrange um amplo pacote de obras de infraestrutura para auxiliar na retomada do crescimento econômico, com oferta de emprego e geração de renda em 2021 e 2022. O Governo do Estado vai aplicar R$ 3,3 bilhões somente na recuperação das vicinais paulistas, com a geração de 30 mil empregos.

"Com muita alegria damos início a essas obras anunciadas há tão pouco tempo pelo Governo de São Paulo. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, criar empregos e gerar renda são nossas prioridades. E as estradas vicinais têm esta capacidade, pois elas escoam a nossa produção e dão acesso aos grandes centros", afirmou o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Ele lembra ainda que a geração de empregos está beneficiando as cidades que recebem as obras, o que beneficia economias locais afetadas pela pandemia.

Importância das vicinais

Essenciais para o escoamento da produção agrícola, as estradas vicinais movimentam as economias regionais. Elas também permitem o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, garantindo acesso a serviços mais amplos de saúde e educação oferecidos em polos regionais.

A contratação de obras das outras quatro fases do Novas Estradas Vicinais está com processo licitatório em andamento.

Parceria técnica

Um estudo técnico do DER, realizado em conjunto com as Prefeituras a partir de 2019, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto.

A partir desse levantamento, as vicinais foram divididas em categorias: estradas que ligam polos geradores de produtos (como fazendas) e serviços (empresas) e rodovias estaduais, além das vias que dão acesso a municípios vizinhos.

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