Destaque

Websérie Cavernas da Mata Atlântica mostra o Ecoturismo no Vale do Ribeira

Vídeo produzido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo tem o objetivo de promover a região e atrair mais turistas 

A Região Turística (RT) Cavernas da Mata Atlântica é um polo de ecoturismo e ecoaventura no extremo sul do Estado de São Paulo. Na nova websérie da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), é possível conhecer os atrativos da região, composta pelos municípios de Ribeirão Grande, Apiaí, Itaoca, Iporanga, Barra do Turvo, Jacupiranga e Eldorado. O novo episódio pode ser visto no https://www.youtube.com/watch?v=zXjdo39IuLA

Amantes de trilhas, cachoeiras e outras atividades ligadas ao ecoturismo encontrarão nessa RT diversas belezas naturais como a Cachoeira da Mafalda, em Apiaí, o encontro dos rios Turvo e Capivari e a Cachoeira Dito Salú, em Barra do Turvo, e a Reserva Betary, em Iporanga, onde é possível praticar diversos esportes aquáticos no rio Betary.  

O grande destaque da região fica para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) que se estende entre os municípios de Apiaí e Iporanga. Os mais de 35 mil hectares de Mata Atlântica são considerados como Sítio de Patrimônio Natural da Humanidade. Além da fauna e flora única, o parque apresenta mais de 300 cavernas e grutas. No município de Eldorado, encontra-se a maior caverna do Estado de São Paulo, com mais de 8 mil metros de galerias e acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.  

Nos últimos quatro anos, a Setur-SP realizou diversos repasses para todos os municípios que compõem essa RT. Os valores do período somam mais de R$ 10,1 milhões e foram repassados via Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), que fomenta o turismo nas Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs).  

“Essa é uma região encantadora do Estado de São Paulo, que merece toda a atenção do nosso governo. O turismo é fator fundamental para o desenvolvimento econômico local e temos muitos projetos para aumentar o fluxo de visitantes”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. 

Além dos repasses, a Setur-SP atua em conjunto com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo para auxiliar comunidades quilombolas no Vale da Ribeira a regularizar seus territórios e buscar investimentos e incentivos.  

Deixe um comentário