Pacientes se revoltam e reclamam de péssimo atendimento na UPA de Itapeva
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapeva, foi inaugurada em 2013, com função de ser estrutura de atendimento de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e a urgência da Santa Casa de Itapeva.
Conforme reportagem da época feita pela ALESP, em 2013, sobre a inauguração do equipamento, a estratégia de acolhimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
De acordo com o secretário municipal de Saúde (em 2013), Luís Fernando Tassinari, "até o final do ano a secretaria deverá implantar o prontuário eletrônico e informatizar todas as redes de saúde no município. Não adianta ter prédio bonito se a população não tem serviço de qualidade", afirmou Luís Fernando Tassinari em sua primeira passagem pela Secretaria Municipal de Saúde, durante o governo Roberto Comeron.
Desde então a UPA sempre vem sendo motivo de reclamações dos usuários quanto ao atendimento e insuficiência do quadro de funcionários para atendimento da demanda diária.
Atualmente, o governo Mário Tassinari, que reformou a UPA em 2021, tem encontrado grandes dificuldades em implantar atendimento eficiente e humanizado na unidade. Os pacientes reclamam da demora extenuante no atendimento e péssimo atendimento de equipes de plantonistas.
Uma paciente relata que o filho foi atendimento pela pediatria, dentro de um tempo razoável, porém a criança foi medicada duas vezes pela equipe de enfermagem, sendo após isso redirecionado para finalizar o atendimento como o médico de plantão, sem que o médico desse atenção ao relato da criança ter sido medicada duas vezes, o que poderia causar alguma reação na criança por excesso de medicação.
Outra paciente reclamou do seguinte: "Eu fiz ultrassom com um médico no dia, ele foi super grosso comigo, além de gritar comigo. Eu fiquei uma semana com sangramento vaginal (...) Não compensa reclamar. O erro é nosso mesmo. Quando colocamos médicos na política e faltam na saúde".
Entramos em contato com a secretária municipal de Saúde, Vanessa Guari, mas até o momento nenhuma resposta sobre quais medidas serão tomadas para solucionar as reclamações de demora nos atendimentos causados por lotação da unidade, além das reclamações de atendimento imprudente por parte de funcionários da unidade.
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