Itapeva enfrenta crise de serviços públicos: Falta de manutenção, acidentes e descontentamento marcam a gestão de Mário Tassinari
INOPERÂNCIA
Segue por
mais uma semana as reclamações de falta de energia elétrica e abastecimento de
água na zona rural e diversos bairros de Itapeva. As unidades de manutenção da
prefeitura demonstram grandes dificuldades em atender chamados das comunidades
rurais e bairros urbanos que desde as fortes chuvas e ventos, ocorrido há cerca
de 10 dias, ainda não conseguiram reparar todos os estragos causados. A
população clama por ações mais eficazes dos serviços de manutenção da
prefeitura e empresas responsáveis pelos sistemas de rede elétrica e
abastecimento de água para o município. O prefeito até o momento segue calado
sobre o assunto sem se pronunciar sobre os transtornos causados pelas fortes
chuvas e ventos em todo território do município.
BATE BOCA
A tensão e
insatisfação da população sobre a inércia de serviços da prefeitura é tamanha
que até secretário bate-boca com moradores dentro de prédio público na zona
rural. O fato se tornou caso de polícia com lavratura de boletim de ocorrência,
conforme informações. O motivo da briga entre moradores e secretário foram
reclamações acaloradas e reiteradas sobre a inércia de serviços e interesse da
prefeitura em resolver as demandas da comunidade, dentre elas assuntos
relativos à manutenção estradas, transporte escolar e manutenção de rede de
iluminação pública. O secretário alegou que ele apenas responsável por um setor
e que tem cumprido suas obrigações dentro do previsto e possibilidades da sua
pasta. Os moradores revoltados com o descaso das autoridades administrativas do
município demonstram muita indignação, ao ponto de descontarem no secretário
toda a insatisfação que não recai apenas sobre os ombros de uma única
secretaria, mas de todo governo Mário Tassinari que vai de mal a pior e sem
previsão de cumprimento de metas de planejamento e promessas do prefeito.
ACIDENTES
EM SÉRIE
Inúmeros
acidentes envolvendo motoqueiros que transgredem a leis de trânsito tem sido
ponto comum de reclamações em Itapeva. Até o momento as autoridades
responsáveis pela fiscalização de trânsito, que inclui da Guarda Municipal, não
têm operado ações que coíbam que motos em alta velocidade abusem da sorte à
ultrapassagem veículos causando batidas entre motocicletas e colisões com
outros veículos. O último acidente noticiado que chamou a atenção foi flagrado
em avenida nas proximidades do batalhão da Polícia Militar, envolvendo vários
motoqueiros. De acordo com informações, até o final deste mês os pedidos
encaminhados ao Conselho Municipal Comunitário de Segurança deverão ser
apreciados pelas autoridades responsáveis pela fiscalização de trânsito para
tomada das providências pertinentes.
MERCADÃO
DOS BEBUNS
Reclamações
que o Mercado do Produtor se tornou em ponto de aglomerações de pessoas
embriagadas e drogadas estão sendo repetidas em todos os canais de debates
políticos de Itapeva, inclusive em sessões da Câmara Municipal. O Mercadão é
considerado como ponto de referência no comércio de alimentos orgânicos e ponto
turístico municipal, porém não recebe investimentos e cuidados necessários das
secretarias de Agricultura e Cultura e Turismo para que seja um local atraente
para consumidores locais e visitantes de outras cidades. Além das reclamações
de pessoas embriagadas e drogadas na entrada do local, o Mercadão também recebe
críticas por não ser um local de comércio que beneficie os produtores da
agricultura familiar de Itapeva. Com a palavra os secretários de Agricultura e
Desenvolvimento Econômico, responsáveis pelo assunto e equipamento público
mencionado.
PRAÇAS E PARQUES ABANDONADOS
Outro ponto considerado como de referência na
região central de Itapeva que não recebe os devidos cuidados de zeladoria é a
Praça do Correio, que está completamente suja depois das últimas chuvas
intensas. Na mesma situação se encontram os canteiros do Memorial do Tropeiro,
Mirante do Debret e Parque Pilão D’Água, que segundo os vereadores integram o
plano diretor de turismo apresentando à Câmara Municipal na última semana, mas
sem nenhuma viabilidade para ser executado conforme opinião dos vereadores. Com
a palavra os secretários de Cultura e Turismo e Administrações Regionais,
responsáveis pela zeladoria dos equipamentos públicos mencionados.
PIZZA POR
PRAZO VENCIDO
Por
incrível que pareça depois de 90 dias a comissão processante instaurada pela
Câmara Municipal, responsável pelo processo de cassação movido contra o
prefeito Mário Tassinari, ainda não concluiu a votação do relatório final. Um
dos motivos da demora são os vereadores da base membros da comissão, que
oportunamente se esqueceram de convocar o prefeito indiciado para depor no
processo, o que favoreceu o prefeito que ingressou com medida judicial para
impedir a sessão de votação e julgamento do pedido de cassação. Reclamações que
o departamento jurídico da Câmara Municipal deixou passar batido o prazo, sem
prestar orientações aos vereadores da comissão, também repercutem em face do
ocorrido. Até o momento o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Comeron,
e demais vereadores membros da mesa diretora, não se manifestaram sobre o
assunto, o que indica que serão os garçons de uma pizza por prazo vencido em
favor do prefeito Mário Tassinari que se safou de mais um pedido de cassação...
ENCONTRADO
Depois não
ter sido encontrado para ser notificado para depor, e depois de uma semana
sumido da prefeitura por conta de agenda lotada em reuniões e viagens, o
prefeito reapareceu no município em ritmo de festa. O prefeito, para variar,
foi visto em festas e eventos, rodeado de aduladores babões que fazem questão
de endossar as pré-candidaturas dos secretários de Cultura e Saúde,
autoproclamados como pré-candidatos. Os aduladores alegam que eles são os
escolhidos de Mário Tassinari e que o páreo eleitoral do próximo ano será uma
barbada porque os secretários são os escolhidos do prefeito Mário Tassinari e
tem tudo para vencerem as eleições do ano que vem. Resta saber se os
secretários concorrerão para eleição do condomínio ou se realmente tem bala na
agulha e cacife político para bancaram suas candidaturas a prefeito. Até
porque, qualquer candidato apoiado pelo prefeito já perde muito na intenção de
votos e apoio popular...
OVELHAS
DESGARRADAS
Vereador
metido a evangélico vira a casaca e aparece com marido de vereadora em
irmandade considerada como ocultista. Segundo informações a intenção de ambos
era ajudar em uma campanha beneficente da entidade. Considerando que até
prefeito, assessores e secretários estão apelando ao sobrenatural e rituais
fora do convencional, o vereador trata-se apenas de mais uma ovelha desgarrada
que para sobreviver na política e mamando na teta faz quaisquer negócios, até
pacto com o capeta.
ALTOS
SALÁRIOS
Por falar
em entidades beneficentes, como todos estão carecas de saber o prefeito é
contra altos salários em entidades, como a Santa Casa. O prefeito fez questão
de bloquear repasses quando alegando que quadro administrativo da instituição
não estava enxuto e com folha de pagamento hiperinflacionada. Porém, quando se
trata repasse de dinheiro público para outras entidades, e até cooperativas, o
prefeito menospreza o contrato social e quadro de comando das entidades,
deixando passar cargos com altos salários de diretores. Os vereadores estão de
olho no assunto e muita coisa poderá vir à tona no próximo ano! Aguardemos!

Deixe um comentário