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Programa Vizinhança Solidária Escolar: Livro reúne estratégias para a segurança e cidadania nas escolas


Iniciativa liderada pelo Capitão PM Maciel destaca parceria entre Polícia Militar, escolas e famílias para prevenir a violência e criar um ambiente educacional transformador

A segurança nas escolas brasileiras tem sido uma preocupação crescente nos últimos anos, com episódios trágicos como os ataques em Suzano (2019) e outros cinco eventos semelhantes registrados em 2023. Em resposta a essa realidade, o Capitão PM Maciel, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, idealizou a obra “Programa Vizinhança Solidária Escolar na Prática”. O livro reúne reflexões de especialistas e relatos de práticas bem-sucedidas que integram educação, segurança e cidadania.

“O ambiente escolar é o principal responsável por criar uma mentalidade transformadora e propagar a cultura da paz, mas isso só é possível com ações coordenadas que envolvam também o poder público e a polícia ostensiva”, afirmou o Capitão Maciel, em tom firme durante o lançamento do livro. Ele ressaltou que a ideia do projeto nasceu da necessidade de prevenir a violência escolar de forma sistemática e integrada, considerando fatores que vão além dos muros das escolas.

O Programa Vizinhança Solidária Escolar (PVSE) foi implantado em 2019 como um projeto-piloto na Escola Estadual Otávio Ferrari, em Itapeva (SP), em parceria com a Diretoria de Ensino Regional. Desde então, o programa se expandiu, alcançando outras duas regiões educacionais – Apiaí e Itararé – e tornou-se referência na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC).

“Diante de um cenário nacional em que a violência escolar tem causas multifatoriais, desde a exclusão social até a influência das redes sociais, percebemos a necessidade de uma abordagem preventiva e integrada. O PVSE é uma resposta concreta e eficiente”, destacou Maciel. Ele complementou dizendo que o programa não só elevou a segurança, mas também reforçou valores como cidadania, respeito e cooperação entre estudantes, professores e familiares.

Maciel fez questão de contextualizar o surgimento do programa, citando tragédias que marcaram o Brasil e outros países. “Uma onda de ameaças às escolas começou a se propagar, inspirada por eventos como o massacre de Columbine (1999), nos Estados Unidos, e o ataque à Escola Estadual Raul Brasil (2019), em Suzano, São Paulo. Essa violência, muitas vezes perpetrada por agentes internos ou externos às escolas, tem como objetivo não fazer reféns, mas sim causar o maior número de vítimas possível.”

Para ele, essas ocorrências reforçam a necessidade de um modelo como o PVSE, que atua preventivamente ao estreitar laços entre as forças de segurança, as escolas e as famílias. A obra explora essa metodologia em profundidade, oferecendo um guia prático para replicação em outros estados e municípios.

A professora Denise Lopes, psicanalista e educadora da ETEC Demétrio Azevedo Júnior, enfatizou o impacto da parceria entre a Polícia Militar e as escolas. “Essa colaboração fortalece o ambiente escolar e oferece mais segurança, promovendo uma convivência pacífica e produtiva entre os estudantes. O livro é um recurso inspirador que ilustra como essas parcerias podem impactar positivamente a formação dos jovens, ampliando a consciência sobre cidadania e respeito”, disse.

O Dirigente de Ensino Dorival também destacou a relevância do projeto, classificando-o como um marco para a educação da região. “O PVSE demonstra como uma interação maior entre a Polícia Militar e as escolas pode transformar a realidade escolar, criando um ambiente acolhedor, seguro e colaborativo. Isso, por consequência, melhora a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.”

Outros colaboradores da obra, como o Major PM Alexandre, o Major PM Flávia e o Coronel PM Telmo, contribuíram com análises que reforçam o papel da inovação na segurança escolar. Eles exploraram estratégias específicas, como a implementação de rondas escolares mais frequentes, o uso de tecnologia para monitoramento e a realização de palestras educativas.

Além disso, o livro também conta com a contribuição do Dr. Saavedra, especialista em políticas públicas, e do CEO da SegdeBoa, Sr. Roberto, que enfatizaram a importância do envolvimento do setor privado na viabilização de projetos como o PVSE. Ambos ressaltaram que a segurança escolar não pode ser vista como uma responsabilidade isolada, mas sim como uma prioridade coletiva.

Segundo Maciel, o objetivo principal do livro é servir como um manual prático e inspirador para gestores escolares, educadores e cidadãos que desejam fortalecer os vínculos entre segurança e educação. “Esperamos que este livro seja um norte para gestores e autoridades interessados em implantar ou adaptar o programa em suas regiões. Trata-se de uma obra que transcende a teoria e se baseia em práticas comprovadas e eficazes”, explicou.

O PVSE já é reconhecido como modelo em concursos públicos da Secretaria de Educação de São Paulo, o que demonstra a relevância e o impacto do programa. “A iniciativa não apenas previne a violência escolar, mas também promove uma cultura de solidariedade e cidadania que se estende além das salas de aula”, acrescentou o Capitão.

Ao encerrar sua fala, Maciel reforçou a importância de ampliar o alcance do programa e continuar investindo na formação de uma juventude consciente e comprometida. “Estamos diante de um desafio que exige união de esforços e visão estratégica. O livro ‘Programa Vizinhança Solidária Escolar na Prática’ é um passo importante nesse caminho, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Com determinação e cooperação, podemos construir um futuro mais pacífico e justo para todos.”

Essa visão foi corroborada pela professora Denise, que complementou: “Educação e segurança não são realidades isoladas. Elas caminham juntas e se fortalecem mutuamente. Acreditamos que este livro seja uma ferramenta poderosa para inspirar mudanças em todo o país.”

A obra lançada sob a liderança do Capitão PM Maciel, com apoio de figuras como Denise Lopes, Dirigente Dorival e outros especialistas, é um marco na integração entre segurança e educação. Mais do que um livro, trata-se de uma convocação à ação – um convite para que instituições e cidadãos se unam em prol de um objetivo maior: proteger as escolas e formar jovens preparados para um futuro melhor.




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