Editorial

Ciro Tassinari a pedra de tropeço da política de Itapeva

O governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, estará em Itapeva nesse mês. A visita deve marcar o início das obras da duplicação da SP-258. Caso contrário, o governador terá esvaziado na região o apoio político para sua candidatura para o governo do estado, justamente em uma região onde o candidato bolsonarista Tarcísio Freitas goza de apoio de militantes em grande escala associados ao agronegócio.

A solenidade de recepção do governador terá a participação de várias lideranças como dos prefeitos associados ao Condersul, além de pré-candidatos à deputados estaduais e federais de toda região e seus vereadores cabos eleitorais.

Dentre eles, o prefeito de Itapeva, que é considerado como pedra no sapato pelo Condersul, será o principal destaque por ser o anfitrião da recepção ao governador tucano. O prefeito Mário Tassinari, reconhecido por ser esquerdista assumido, apoiador eufórico da candidatura de Ciro Gomes para presidente, recentemente entrou em uma saia justa com os prefeitos do Condersul devido seus posicionamentos sobre administração da Santa Casa de Itapeva, sendo acompanhado nas suas divergências exclusivamente pelo prefeito de Itaberá, Alex Lacerda. Outra saia justa que o prefeito de Itapeva foi protagonista é sobre a disputa territorial do Pacova com o prefeito de Taquarivaí, Rubens Souto.

O comportamento fora da casinha do prefeito de Itapeva leva a crer que ele faz questão de reproduzir o estilo turrão e polêmico do ídolo político Ciro Gomes, o que causa aos seus colaboradores uma série de vexames e confusões. A confusão mais famosa por ser presidente do fã clube de Ciro Gomes em Itapeva e região foi ordenar para o vereador Célio Engue (PDT) a indicação de título de cidadão itapevense para o próprio Ciro Gomes. A indicação foi motivo de chacota nas redes sociais e sessões da Câmara Municipal, deixando o vereador fiel escudeiro do prefeito em situação constrangedora perante a população.

Enquanto o prefeito de Itapeva tenta angariar apoio político para candidatura do primo Dr. Leonardo Tassinari (PV) para deputado estadual e para vice-prefeita Elza Galvão (União Brasil) para deputada federal, os adversários políticos tentam melar a imagem do prefeito cirogomista explorando sua falta de tino político e comportamento altamente confuso para bombardeá-lo nas sessões da Câmara Municipal e redes sociais, dando apoio maciço para outros políticos paraquedistas que circulam na região.

Rodrigo Garcia em sua visita Itapeva deverá tentar desvincular sua imagem do ex-governador João Dória, para obter simpatia do eleitorado regional, porém deverá associar sua imagem na região a do prefeito anfitrião, que é politicamente imprevisível e administrativamente confuso, o que contribui para comentários nada amistosos dos outros colegas prefeitos da região.
Por esses motivos o governador já foi aconselhado por lideranças políticas da região a ser cauteloso em sua visita em Itapeva. O grande esforço do governador para garantir apoio eleitoral dos prefeitos e eleitorado da região deve se consolidar somente caso as obras de duplicação da SP-258 foram iniciadas a partir dessa visita, para serem concluídas posteriormente durante seu mandato.

Como o governador Rodrigo Garcia bate na tecla do fortalecimento do municipalismo, ele prometeu mundos e fundos para os prefeitos da região do sudoeste paulista, sendo mais mão aberta com o prefeito Mário Tassinari, que era queridinho de João Dória, mas que pode ser pedra no sapato de Rodrigo Garcia, caso o governador não cumpra suas promessas de duplicação da SP-258 e reconstrução da ponte da Usina da Barra, localizada na zona rural de Itapeva.

A imprevisibilidade política do prefeito de Itapeva assusta os outros prefeitos da
região, como Heliton do Vale, que é bolsonarista de coração, mas politicamente age sempre coordenado para obter benesses do governo do estado e deputados forasteiros para Itararé, que até hoje sofre com falta de investimentos municipais e estaduais nos setores de saúde, educação e infraestrutura.

Nos bastidores políticos fala-se na possibilidade de uma composição de apoio dos prefeitos de Itararé e Capão Bonito aos candidatos como Simone Marqueto e João Fadel, para pré-candidatos a deputado federal e estadual, excluindo totalmente os nomes indicados pelo prefeito de Itapeva, o que torna a candidatura de Dr. Leonardo Tassinari e Elza Galvão apenas mais uma pré-campanha disfarçada para prefeitura de Itapeva em 2024. Quem vem forte neste quesito é o ex-vereador Jé, esse em sua última aparição mostrou força política e liderança regional em seu lançamento como candidato a deputado estadual. Tudo indica que o Jé tem uma grande chance de se eleger a deputado estadual.

Se o prefeito de Itapeva quer realmente avançar politicamente na região, acabando de vez com os chamados candidatos paraquedistas, está na hora dele conquistar a afeição e costurar alianças políticas com os prefeitos da região. Como Mário Tassinari tem conselheiros políticos que prezam mais mamar na teta e adular o chefe, que reforçam seu comportamento à moda Ciro Gomes, nada disso deverá acontecer.

A visita do governador Rodrigo Garcia deve ser o ponto de partida da tragédia eleitoral dos candidatos apoiados pelo prefeito de Itapeva, que muito em breve deverão desistir de suas candidaturas, até porque todos sabemos que as campanhas bancadas pelos Tassinari sempre dependem de um figurão, como o Guilherme Mussi para bancar a conta. Como dessa vez eles não tem o figurão e ele está do lado do Jé e como apostaram na vice-prefeita que já comprou seu cargo, tudo pode favorecer a pré-campanha de Jé para deputado estadual.

Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos!

Deixe um comentário