Destaque

04 Dicas Importantes para Licitação Pública

Gostaria de dar a você dicas básicas antes de sua participação em um processo de licitação.

 

Primeira Dica

 

FAÇA A LEITURA DE TODO O EDITAL, leia cada linha, leia todos os anexos, compreenda e entenda o edital e todas suas exigências, separe o edital da seguinte forma:
a) Credenciamento (se for não se credenciar vai perder sua voz na licitação, seu poder de falar e representar sua empresa);
b) Documentos de Habilitação (se você errar na fase de documentos de habilitação o resultado será a inabilitação da sua empresa);
c) Documentos Especiais (se você deixar de atender requisitos especiais será inabilitado ou desclassificado);
d) Proposta Comercial de Licitação (a proposta é a segurança da sua empresa, uma proposta errada gera a desclassificação ou prejuízo a sua empresa);

Dividindo o edital em quatro partes, faça um check-list de cada etapa, assim você vai minimizar a possibilidade de ser desclassificado ou inabilitado.

 

Segunda Dica

 

ATENÇÃO A DATA E HORÁRIO DA LICITAÇÃO, você precisa cumprir com pontualidade, caso a licitação seja presencial e você não chegar no horário todo o seu trabalho será descartado, pois você não poderá apresentar seus envelopes de proposta e documentação. Lembre-se que não existe na lei nada que obrigue um Servidor Público a dar minutos de tolerância. A Licitação é um ato formal.

 

SE A LICITAÇÃO FOR NA MODALIDADE DE PREGÃO ELETRÔNICO, esteja conectado antes do horário previsto, teste seu login e senha, verifique todos os pressupostos para seu cadastro, assim se algo não tiver correto existe tempo de buscar uma contra-senha e resolver todos os problemas.

 

Terceira Dica

 

TENHA RESPONSABILIDADE NO PREÇO OFERTADO, entenda que você é responsável pelo preço praticado, e caso resolva não honrar o preço isto vai te trazer consequências como multas, impedimento de licitar, na dúvida não apresente proposta. Se seu produto ou serviço não atende o edital de licitação, não apresente proposta.

 

Quarta Dica

 

SE VOCÊ GANHOU, FOI O VENCEDOR DA LICITAÇÃO, falta pouco para você assinar ou mesmo retirar a Nota de Empenho ou Autorização de fornecimento, então agora comece uma nova organização para poder entregar o produtor ou prestar o serviço. Lembre-se o seu recebimento depende unicamente da entrega do produto ou serviço conforme consta no edital de licitação e todos seus anexos.

Muitas vezes ganhar o processo de licitação é fácil, muitas pessoas dizem e querem convencer que é fácil, mas o problema não ganhar a licitação, até concordo que pode ser fácil, porém executar na forma que foi escrito o Edital de licitação pode ser o início de muitos outros problemas.

 

 

Dúvidas e/ou Esclarecimentos:

E-mail: noalvolicitacao@gmail.com

Cel.: (15) 99704-0542 - Gilberto


Deixe um comentário