Saúde

Itararé confirma primeiro caso de varíola dos macacos no município

Na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Itararé, através da Secretaria Municipal de Saúde emitiram NOTA OFICIAL confirmando o 1º caso positivo para a varíola dos macacos no município.

Segundo informações, o paciente segue em isolamento e acompanhamento, apresentando melhoras no quadro clínico.

Pode ser uma imagem de texto que diz "NOTA OFICIAL A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, nesta terça-feira (12), foi confirmado o primeiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no município. ဝ munícipe está em acompanhamento desde o início dos sintomas e está em isolamento, apresentando melhora no quadro clínico. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ITARARÉ PREFEITURA HISTÓRIA TÓRIA"

Transmissão e sintomas

O vírus da varíola do macaco é transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

O período de incubação do vírus (momento da exposição até o surgimento dos primeiros sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.

Organização Mundial da Saúde (OMS) observou que a grande maioria dos casos tem apresentado erupção cutânea, além de febre, fadiga, dores musculares, vômitos, diarreia, calafrios, dor de garganta ou dor de cabeça.

Mas o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, chama atenção para uma apresentação diferente da doença nos casos recentes.

Antes essas lesões apareciam de forma espalhada pelo corpo e em grande quantidade, agora isso não tem acontecido em todos os casos. Em vez disso, algumas pessoas diagnosticadas com varíola do macaco estão apresentando uma única mancha ou bolha.

Outros pacientes desenvolvem uma erupção cutânea localizada, muitas vezes ao redor dos órgãos genitais ou do ânus, antes de apresentarem quaisquer sintomas semelhantes aos da gripe. “E alguns nem desenvolveram esses sintomas semelhantes aos da gripe”, disse a diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky, disse em um comunicado à imprensa.

Ainda segundo o CDC, muitos também não apresentaram linfonodos inchados, que é um sintoma padrão da varíola do macaco.

O quadro de saúde em geral dos pacientes tem sido leve e maioria se recupera, sem complicações.

Deixe um comentário