Editorial

Aqui a demagogia não tem chance!

FORA DEMAGOGOS

A vereadora Áurea propôs encaminhamento do projeto da nova rodoviária para o plenário na Câmara Municipal. As manobras dos vereadores membros da comissão de legislação para engavetar o projeto são explícitas e jogam contra o progresso de Itapeva. Está na hora da população de Itapeva entender de uma vez por todas que muitos projetos e propostas para o desenvolvimento de Itapeva são assassinados por vereadores que fazem oposição estúpida e truculenta contra projetos do prefeito Mário Tassinari. Ser vereador de oposição em Itapeva significa ser manipulador de opinião de parte desinformada da população por meio das redes sociais e falsas narrativas.

FALSAS NARRATIVAS

Por falar em falsas narrativas, o vereador suplente do PTB (ex-assessor do ex-prefeito Luiz Cavani) conhecido nos corredores da Câmara Municipal pelo apelido carinhoso de Bexiga, destacou que muitas decisões tomadas pelo também ex-prefeito Roberto Comeron comprometeram os cofres públicos e acarretaram problemas para o terceiro mandato de Luiz Cavani. O vereador Comeron cujo slogan é “quando eu fui prefeito” estufa o peito para falar que foi o único prefeito que concedeu 10% de aumento para funcionários públicos municipais. Como o cobertor é curto, o que o Comeron não aborda na sua narrativa é que depois do aumento (com finalidade eleitoral) a prefeitura entrou no vermelho. 

O PASSADO CONDENA


O fluxo de caixa ficou comprometido com a folha de pagamento ao ponto de a arrecadação não dar conta e ultrapassar o limite prudencial no governo Comeron, palavras do nobre edil Gabriel Maciel. Na metade do mandato de Comeron a prefeitura fechou as portas por meio-expediente e comprometeu investimentos em serviços públicos de zeladoria urbana e atendimento de saúde para população. Até o tão comemorado programa habitacional Morada do Bosque ficou paralisado. O Morada do Bosque só foi concluído por Luiz Cavani após colocar um pouco de ordem nas contas da prefeitura e finalizar obras de saneamento básico e fase final das casas. Uma coisa é certa, de pindaíba Roberto Comeron entende bastante, mas graças a empresa de limpeza agora ele está no azul como presidente do Poder Legislativo e não falta nada!


VIDA DURA DE VEREADOR

A nobre vereadora Áurea reclamou que trabalha o dia todo com a população recebendo subsídio de R$3.600,00 e bancando com isso seu famoso escritório com duas funcionárias para atender a população. Enquanto isso, na Câmara Municipal, muitos gabinetes permanecem fechados sem nenhuma atividade interna de vereadores. A maioria dos vereadores passa o dia na rua ligado nas demandas de bairros e comunidades. Já outro vereador, bancando o porta voz oficial do prefeito, reunião após reunião, aproveitando a agenda do amigo prefeito para fazer de conta que trabalha duro pelo povo, quando na verdade pega carona nas pautas do Poder Executivo. Parabéns vereadora Áurea, pois com seu salário de vereadora financia o próprio mandato e trabalha com as reivindicações do povo e não precisa pegar carona na agenda do prefeito Mário Tassinari! Quem está na rua está trabalhando pelo povo, quem está o tempo todo na Câmara Municipal e Prefeitura só está fazendo de conta...

O VEREADOR DO PODER EXECUTIVO

Quando o assunto é falsas narrativas o vereador suplente Robson Leite vem causando agitação na Câmara Municipal, pois age como se fosse porta voz oficial do prefeito Mário Tassinari sobre todos assuntos e pautas que tramitam no Poder Legislativo e redes sociais. O vereador mais parece um repórter que fica na cola do prefeito em reuniões e visitas na tentativa de se autopromover como vereador e promover o trabalho do prefeito que é mal assessorado na comunicação e marketing político. Os vídeos do vereador em assuntos e visitas do prefeito estão causando constrangimentos para o próprio prefeito nas redes sociais. O vereador produz vídeos com informações erradas e distorcidas colocando o prefeito e até secretários em saias justas, como foi caso de máquinas de empresa privada que o prefeito alegou estar a serviço da prefeitura, mas na verdade estavam a serviço da empresa Klabin no Alto da Brancal. O vereador Coquinho desmascarou a falsa narrativa e deixou escancarado que o prefeito sempre apanha de graça porque é mal assessorado na comunicação e marketing político. Se o prefeito não trabalhar com profissionais do setor de comunicação, marketing e imprensa pode esquecer qualquer tentativa de promover as pautas do seu governo de forma positiva para população.

PAUTA BOMBA

Outra pauta bomba produzida por meio de vídeo do vereador porta voz do prefeito nas redes sociais foi sobre a reforma do aeroporto municipal. A prefeitura de Itapeva está investindo dinheiro de impostos em instalação de alambrado e construção de uma pista perimetral em torno do aeroporto que segundo informações se transformou em pista de aviação particular do Aeroclube de Itapeva. O assessor do prefeito, responsável pela obra, é sobrinho de funcionário do aeroclube e segundo informações está conduzido com mão de ferro e induzindo o prefeito a erro, pois existem denúncias no Ministério Público sobre sonegação de taxas de aeroporto para o município e de que o terreno do aeroporto é de propriedade do aeroclube e não da prefeitura. Mais uma vez a assessoria de comunicação deixou o prefeito explodir com uma bomba contra ele postando essa pegadinha!

PEGADINHA DO VEREADOR CONTRA O PREFEITO

Como diz o ditado: de boas intenções o inferno está cheio. Em outro vídeo que causou repercussão negativa contra o prefeito, ele em companhia do vereador vídeo repórter, gravou uma visita nas obras de reforma de um canil e serviço de apreensão animal contratado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O prefeito notoriamente não nutre simpatia alguma por cães e gatos, não consegue acariciar muito menos se aproximar dos animais sem demonstrar certo desconforto. Isso ficou explícito no vídeo. Em outra entrada ao vivo, o vereador vídeo repórter filma um caminhão baú, usado na recolha animal. A filmagem do caminhão baú foi encaminhada para as autoridades de fiscalização veterinária, pois transportar animais abandonados apreendidos em caminhão deveria ser em carrocerias no formato de gaiolas, e não em carroceria fechada sem iluminação e sem ventilação, o que causa agravamento do estresse em animais em situação de abandono e maus tratos recolhidos pela prestadora de serviços contratada pela prefeitura. Quem deve responder o B.O causado pelo vídeo do vereador será a secretária municipal de Meio Ambiente, responsável pela execução do contrato de recolha.

TOMA LÁ DÁ CÁ

Por falar em vereador que escorrega na própria casca da banana que comeu, o vereador Valdinei Pinheiro, conhecido popularmente Preto do Bairro de Cima, após dar indiretas para o vereador Comeron, sobre atitudes do mesmo quando foi prefeito, levou uma invertida do colega que fez questão que lacrar vereador Preto por suas indiretas sem citar abertamente o nome de Comeron. Esse tipo de situação demonstra que ao invés dos vereadores debaterem projetos para população durante as sessões, os mesmos preferem ficar na troca de acusações e insultos velados e bate bocas uns contra os outros. Resta ao cidadão eleitor refletir se quer um bando de marmanjos encrenqueiros causando confusão na Câmara Municipal ou se querem representantes com responsabilidade e educação suficiente para cuidar de pautas de interesse da população.

BRIGA DE MARMANJOS

Por falar em briga de marmanjos, o Poder Executivo segue o mesmo mal exemplo do Poder Legislativo. Nos grupos de política municipal das redes sociais circula a seguinte informação: Um determinado secretário, um determinado assessor e um determinado procurador disputam entre si para quem consegue manipular funcionários e controlar as pautas do gabinete do prefeito. Nas últimas semanas um dos secretários foi despejado das dependências do gabinete, deixando o assessor livre, leve e solto para agir controlando as pautas do gabinete. Durante o mesmo período o procurador estava de férias, ausente do expediente do gabinete do prefeito, se tornando em assunto preferido das reclamações e intrigas do assessor e alguns funcionários. Para tornar a situação ainda mais ridícula, o assessor acusa o secretário que foi colocado porta a fora do gabinete de fazer denúncias anônimas contra ele com intenção de derrubar ele do posto de chefão do gabinete. Como o procurador também não vai com a cara do assessor, as denúncias estão sendo averiguadas, pois o conteúdo e detalhes são de conhecimento apenas de quem convive diariamente com o prefeito e funcionários do gabinete. O prefeito ao testemunhar um bate-boca e reclamações de uns contra os outros disse que não é função dele resolver briga entre marmanjos. Segundo os corredores o prefeito passou um sermão, ou trabalham direito e param de intrigas e guerrinha, ou vão todos para a rua. Como as paredes do Paço Municipal tem ouvidos, a história foi confirmada como real sendo recontada nos bares e padarias da cidade por funcionários da prefeitura.

O RINGUE DO GABINETE

Como o gabinete do prefeito sempre foi uma central de pessoas envaidecidas e prepotentes por estarem ocupando cargos e sempre em contato com o poder do rei, fica claro que mais uma vez um assessor parece ter conquistado a confiança incondicional do prefeito, chegando ao ponto de se achar intocável e figura de destaque perante a sociedade. Acontece que o fogo amigo de outro secretário entregou informações que podem levar não apenas o assessor a nocaute, mas arruinar completamente a reputação do mandato do prefeito. Mesmo que o prefeito diga que não sabe de nada, está tudo acontecendo ao seu redor e debaixo das suas vistas. Se não enxerga o risco perigo para seu mandato é porque está tapando o sol com a peneira. Será que o mesmo raio cai duas vezes no mesmo lugar? Os vereadores dizem que sim. No gabinete muitos já moderam a chumbada passando recibo da encrenca que causaram para o prefeito.

A CRIPTONITA DO GABINETE

Nos corredores da Câmara Municipal e Paço Municipal a conversa e conclusão é sempre a mesma: o prefeito é mal assessorado. Correm comentários detalhados que as intrigas do gabinete e círculo mais próximo do prefeito desanimam os outros secretários e funcionários de alto e baixo escalão. Segundo assessores e vereadores os secretários estão fugindo de longas reuniões lotadas de pessoas sem ligação com as pautas tratadas e desnecessárias no gabinete. Fogem também de aparecerem próximo do prefeito em eventos como o diabo foge da cruz. Na última aparição em praça pública, no Parque São Jorge, apenas os secretários mais engajados na adulação se fizeram presentes para acompanhar o prefeito na apresentação da Lira. Os demais fizeram questão de dormir até mais tarde para descansar ou viajar. Muitos secretários evitam a aparecer ao lado do prefeito nas postagens em reuniões do gabinete, até porque os comentários nas postagens da página do prefeito não são nada elogiosos muitas vezes aos participantes das reuniões que são tratadas como eventos e não parte do expediente comum da agenda do alcaide. Como a assessoria de comunicação é capenga, qualquer reunião corriqueira de atividades do prefeito se torna pretexto para mostrar que prefeito está trabalhando muito como se estivesse fazendo algo extraordinário. O que é dever do cargo se tornou em excesso de exposição e motivo para o povo reclamar do que o prefeito não fez pelos bairros, escolas, unidades de saúde nos comentários. A criptonita do gabinete está enfraquecendo cada vez mais a reputação do prefeito. O povo quer ação e atenção e não exposição sem necessidade nas redes sociais.

FOGO CRUZADO

Um dos comentários mais recorrentes na página do prefeito são as reclamações de funcionários insatisfeitos e reivindicações de moradores em bairros que não recebem serviços e obras de infraestrutura. Na Câmara Municipal funcionários do Quadro de Apoio Educacional (QAE) e operadores de máquinas da prefeitura tiveram que recorrer aos vereadores para suas manifestações e pedidos ganharem atenção de secretários e prefeito. Embora os pedidos sejam encaminhados ao gabinete, a assessoria direta do prefeito colocar panos quentes, enrola e torna o diálogo com o prefeito em situações não de negociação, mas sim de desgaste e enfrentamento sobre diversas pautas. O resultado desse modelo de atitude dos assessores e articuladores do gabinete, que trabalham diretamente como prefeito na agenda diária, até causou queda da secretária de Educação, após uma reunião mal-conduzida por outros secretários em assuntos relativos à carga horária de professores. Uma manifestação foi realizada nas portas da prefeitura na ocasião. Enquanto o prefeito fugiu do conflito, a secretaria ficou isolada e sem apoio do prefeito, permitindo que os áulicos do gabinete tratassem de uma pauta delicada que poderia ter sido evitada se o prefeito fosse bem assessorado. Toda semana o prefeito é vítima de fogo cruzado por ser mal assessorado. A teimosia já custou a saída do irmão secretário do governo e pode custar a reputação do prefeito jogada na lama.

VEREADOR ROLANDO LERO

Na Câmara Municipal, o vereador Tarzan, chamado de avô paterno na oposição demagoga, ou Rolando Lero da edilidade, contribuiu para o debate improdutivo com seu pupilo Robson Leite em uma discussão enfadonha sobre terceirização de serviços públicos do município. O prefeito quer terceirizar a merenda escolar, o que parece ser assunto que desagrada funcionários da Educação e vereadores. O vereador afirma que pagar R$ 30.000,00 mensal de locação de caminhão de lixo, que comprar chromebooks com preço acima do mercado é jogar dinheiro na latrina, que georreferenciamento é rasgar dinheiro, que software de projetos da Secretaria de Obras foi superfaturado etc. etc. etc. Todas essas reclamações do vereador são jogadas dentro do mesmo assunto sem nenhuma conexão com o enredo principal tema da discussão. Deve ser por isso que o nobre vereador veterano se vangloria de ser o único que tem paciência de ler os processos administrativos e pautas que tramitam nas comissões. Segundo o nobre edil, os demais pares não têm afinidade com a leitura de processos e projetos de lei. Parece ser algo cansativo e além da compreensão dos colegas lerem e estudarem os projetos de lei que votam e debatem em plenário. Vai ver é por isso que o vereador domina a tribuna debatendo todos os assuntos da pauta, misturando suas memórias de museu vivo da política municipal, pontos de vista irredutíveis e resmungos contra o prefeito, e de vez em quando, contra o seu amigo procurador geral mundial.

DEVER CUMPRIDO

Conhecido carinhosamente na Câmara Municipal como Kiko da Dona Florinda, um secretário está em destaque, sendo merecedor de elogios ao seu trabalho na secretaria de Esportes. Após receber a missão de zelar pelas quadras municipais, o secretário mesmo a pouco tempo no comando da pasta, entregou manutenções não apenas das quadras, mas de piscinas, ginásios e projetos sociais ligados ao esporte estão em andamento. Até um time de futebol com estádio padrão Federação Paulista de Futebol a nossa amada Itapeva deverá ter em breve graças aos esforços do secretário e seus colaboradores incansáveis. Em pouco tempo o novo secretário fez mais que um dos antecessores que era viciado em fotografar o seu cotidiano como secretário e passar o resto do dia no gabinete na companhia do prefeito.  

MUDOU PRA MELHOR

A dança das cadeiras trouxe gratas surpresas, os vereadores nomeados para cargos de secretários estão trabalhando com foco e empenho nas suas funções, exceção a Secretaria de Obras, segundo os vereadores. Enquanto isso, um ex-secretário com fama de caloteiro, passa o dia remoendo e ruminando péssimas recordações do tempo que foi secretário, sem ter entregado nada além que ruas com asfalto podre que hoje afundam a cada chuva. O ex-secretário de Saúde também caiu em depressão, passa o dia no celular jogando games de memória e semanalmente frequenta as sessões da Câmara Municipal para reclamar de parentes e ex-colegas de secretariado. Fica a lição: Trabalhem mais e reclamem menos do serviço!

LOTEAMENTO DE RIQUINHO


Depois da sessão tumultuada sobre moradias, os vereadores estão em pé de guerra para conquistar o tão sonhado lote urbanizado para os sem teto de baixa renda de Itapeva. A reclamação é que a Secretaria de Obras só libera lotes de ricaços, para que a especulação imobiliária prospere no perímetro urbano das terras de Furquim Pedroso. Somente os riquinhos com cargos estáveis e comissionados na prefeitura são capazes de comprar lotes e construir casas nos loteamentos. Onde já se viu ser contra a prosperidade dos secretários e assessores não é mesmo? Os notáveis do primeiro escalão compram lotes, apartamentos e constroem casas investindo o seu rico dinheirinho, ainda mais rentável quando se legisla em causa própria aumentando o próprio salário ou quando se tem amigos empreiteiros e testa de ferro ou laranjas para aumentar o próprio patrimônio. O tema ganha cada vez mais destaque na Câmara Municipal, sendo muito comentado também nas rodas de padaria da Praça Anchieta e bar nas imediações do Palácio do Poder Legislativo. Não é demagogia falar sobre isso, até porque vereador ganha pouco e não tem direito a consignado na folha...

 

DE LOUCO SÓ A FAMA E JEITO DA FALAR


Não é de hoje que o prefeito é taxado de louco. Depois de ser tripudiado por demagogos anti-rodoviária, o prefeito está mais comedido e somente grava vídeos com boas notícias para nosso município. Na última semana, apesar das gafes no Alto da Brancal e Aeroporto o prefeito entregou importantes conquistas para Itapeva. Resta saber quais são todas, porque a sua assessoria de comunicação só postou a reforma de uma escola concluída, projetos sem conclusão e fotos de reuniões sobre catacumbas e empresa de transportes da família de figurões que é amigo de vereador e assessor. Segundo fontes induziram o prefeito a não abrir licitação para concorrência do setor de transportes e ficou a mesma empresa de sempre com o mesmo serviço ruim de sempre para os passageiros. Direito de o consumidor reclamar e do cidadão em chiar das decisões do nosso estimado prefeito. Vida que segue e como diz o vereador: O céu de brigadeiro está virando pudim derretido na mesa cheia de mosquitos!

 

Deixe um comentário