As tirinhas mais esperadas pelos corneteiros políticos de plantão! Toma!
BRIGA DE BAR
Comentários que assessor e assessora do prefeito e
empreiteiro se envolveram em acalorada discussão que quase chegou as vias de
fato em badalado bar da cidade são apontadas como estopim da exoneração
repentina do secretário de Obras. A confusão teria iniciado com desacordo entre
assessor e empreiteiro, que resolveu procurar o prefeito e revelar informações
comprometedoras sobre as obras que foi contratado. A assessora presente na
discussão tentou abafar, mas o empreiteiro disse que estava cansado de ser
manipulado pelo assessor fanfarrão.
OBRAS SOB NOVA DIREÇÃO
Após a exoneração inesperada e tumultuada do
secretário que era considerado como homem bomba por vereadores, por não
esclarecer pedidos de contabilidade da secretaria solicitados pelo vereador
Marinho Nishiyama, o prefeito apressadamente teve nomear uma funcionária
concursada para assumir a Secretaria de Obras. A principal missão da nova
secretária não será apenas finalizar obras paralisadas e inacabadas, mas também
prestar contas de todos os contratos realizados anteriormente pelo antigo gestor
da pasta.
CAIXA PRETA
A exoneração do secretário de Obras aponta que o
assessor que entrou em atrito com o empreiteiro teria sido motivado por
cobranças de pagamentos atrasados. O assessor teria montado as planilhas de
custos de obras e serviços direcionando a contratação de empreiteiros para
contratação frustrando dessa forma a justa concorrência em certames de
licitação. Como o departamento financeiro da prefeitura se tornou uma caixa
preta sem fornecer dados e informações completas no portal transparência,
segundo os vereadores tudo leva a crer que a briga tenha sido em torno de
acordos descumpridos entre assessor e empreiteiro.
VISTA GROSSA
Prefeito inaugura rede de água em bairro, porém
suposto projeto não foi terminado deixando mais de 30 casas sem ligação de
água. Seria por que a ligação da rede de água se estendeu para loteamento
irregular por isso faltou canos? Os vereadores estão abdicando de fiscalizar a
situação, pois existe muita resistência e corporativismo dentro da Câmara Municipal
que impede a apuração supostas irregularidade que envolvem os nobres pares. Se
fosse em outro bairro, onde nenhum vereador possui propriedades, o prefeito
estaria sendo investigado minuciosamente por toda edilidade. Por isso ser
vereador da base serve para muita coisa, pois oposição não sabe fiscalizar,
sabe apenas reclamar e ficar calado quando o telhado de um dele é de vidro.
PROJETO PIRATA
O projeto genérico que serve para construção de
pontes de qualquer tamanho comprado por 200.000.00 por determinado secretário
foi apresentado como grande ferramenta de trabalho. Mas não esqueçam, precisa
de engenheiro que assine o projeto e se responsabilize pela execução da
construção da ponte. Caso contrário a ponte cai e a casa do secretário cai
também. Quem lembra da ponte do Caetê e Conquista que caíram e afundaram sabem
muito bem como essa história termina.
BIG BROTHER DENÚNCIA
Fiscalização de órgão federal, realizada após denúncia
atribuída ao denunciador geral municipal, identifica irregularidades gritantes
e dinheiro público jogado fora por falta de atuação de profissional técnico
capacitado em mais de 15 pontes do município que foram reformadas sem seguir
normas técnicas de engenharia. As pontes segundo laudos estão colocando em
risco a segurança dos usuários. Resta saber se as pontes estão em condições de
uso com atestado de algum engenheiro da prefeitura. Ou será que as secretarias
de Obras e Serviços Rurais não tem condições de fazer o contraditório atestando
a qualidade das pontes que a prefeitura constróí? As obras remontam ao período
de um ano atrás.
CALOTE
O departamento de transportes da Secretaria
Municipal de Educação após cobranças de pais de alunos e motoristas exigiu que
transportadores escolares terceirizados coloquem e paguem monitoras para
atender crianças durante os trajetos de ida e volta das escolas. Ocorre que os
transportadores contratados estão alegando calote do departamento que não paga
o combinado desde abril deste ano. A pergunta que fica: Cadê os vereadores?
Cadê o prefeito? Cadê o secretário de Educação que não zelam pela segurança do
transporte escolar de crianças com necessidades especiais? O prefeito só quer
saber de ser fotografado em festa junina em escolas achando que está tudo bem
na Educação só revela o quanto é desinformado e mal assessorado.
DESVIO DE FINALIDADE
Vereador metido a engenheiro entra devaneios
nostálgicos do seu passado um tanto ultrapassado e quer tornar a represa do
Pilão D’água em praia de uso comunitário. O prefeito que desconhece a Lei Orgânica
Municipal endossou os devaneios do vereador queimando o restante do pouco
dinheiro público em serviços desnecessários que estão sendo contestados no
Tribunal de Contas e Ministério Público por desvio de finalidade e ausência de
projeto técnico junto aos órgãos de controle ambiental e engenharia
civil.
RECORDAR É VIVER
Cabe lembrar que o complexo Pilão D’ água é
considerado como patrimônio ecológico municipal, sendo insuscetível de outra
destinação com base na lei municipal. Além disso, a prefeitura até hoje não fez
a demarcação e sinalização prevista em lei do recanto Pilão D’ água e outras
áreas consideradas como patrimônio ecológico municipal. O ônus do serviço
deverá recair sobre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos
Hídricos, que ao invés de apresentar projeto detalhando as alterações no
perímetro ficou de braços cruzados sem se atentar para legislação
vigente.
CADÊ A MADEIRA?
Ao invés do vereador cobrar explicações e atuar
como fiscalizador do uso do dinheiro do povo e cumprimento da legislação
ambiental exigindo explicações de onde e como foram usadas as toras de árvores
cortadas no Pilão D’ água, justamente no local onde se pretende cascalhar
destruindo o que resta de vegetação, nada é feito pelo vereador nesse sentido.
Nenhum laudo foi encontrado até hoje, mesmo após repetidos pedidos levados
inclusive ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. A Polícia Ambiental também
nada fez em relação ao assunto.
FALTOU COMBINAR COM OS RUSSOS
Determinado secretário municipal comunica em grupo
de moradores de bairro que emitiu ordem de serviço para se fazer a rede de água
em dois bairros de Itapeva CONFORME NORMAS DA SABESP. Perguntar não ofende: se
projeto está destro das normas Sabesp, por que o empreiteiro contratado trocou
projeto principal por outro que lhe bem beneficiava no custeio do serviço?
CRACHÁ NAS COSTAS
Uma ex-funcionária do governo está agradando muito
bem o prefeito e obtendo obras e serviços em tempo recorde nas imediações da
sua residência em bairro periférico da cidade. As repentinas melhorias no
bairro, com serviços de abastecimento de água, pavimentação e iluminação
causaram inveja em ex-funcionário da garagem que mora nas proximidades. Até
hoje o coitado não teve a rua da sua casa pavimentada e iluminada. Se o dito
cujo fosse um sujeito agradável e não tivesse sido exonerado por falar mal do
prefeito na garagem, quem sabe ainda teria emprego e rua da sua casa com
ligação de água, pavimentação, iluminação de led e terreno regularizado perante
a prefeitura. Até porque há suspeitas que a casa foi construída em terreno
irregular. Será que o georreferenciamento cobrou a piscina que ele fez?
SEM APOIO DO PREFEITO
O Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de
Itapeva (IHGGI) comunicou que encerrou suas atividades por falta de apoio do
prefeito por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal de
Finanças. Após diversas tratativas o prefeito havia prometido obter instalações
para o instituto funcionar regularmente, concedendo recursos para manutenção
das atividades de preservação da história do município. O IHGGI foi fundado há
30 anos por cidadãos de Itapeva com intuito de preservar a história e
manutenção dos acervos historiográficos municipais, porém sem apoio da
Secretaria Municipal de Cultura as atividades se tornaram impedidas de
prosseguir por falta de suporte financeiro e local para as atividades.
MORADORES INDIGNADOS
A pintura de sinalização de faixas em ruas próximo
ao prédio da Sabesp no Jardim Ferrari durou exatos 3 dias. Tomara que não
chova, senão o resto do guache aprovado pelo DEMUTRAN irá escorrer nas bocas de
lobo entupidas por falta de manutenção da Secretaria de Administração Regional,
que mantém periodicamente sacos com mato em cima das calçadas após os serviços
de capinagem e roçada de meio fio. Moradores do Jardim Ferrari indignados com a
situação acionaram o vereador que mora no bairro, mas como ele não pode
contrariar o primo prefeito senão perde o cargo de procurador temporário,
resolveu ficar de braços cruzados. Ano que vem tem eleição e dessa vez o
candidato que mora no bairro não vai ter votos nem dos vizinhos...
PANÇA CHEIA
O prefeito e vereador comilão chegado em
inaugurações com buffet atacam novamente. Depois de causar prejuízo em
inauguração de padaria, desta a vez vereador comilão encheu a pança na
inauguração de uma farmácia. O prefeito, vice-prefeita e secretária que adora
jiló requentado também foram ao evento. Ficou de fora da comilança o secretário
de Indústria e Comércio que diariamente toma pinga em respeitáveis bares das
vilas da cidade. O secretário pingaiada foi responsável por trazer a rede de
farmácias para cidade uma vez que sempre necessita de remédios para curar a
ressaca. O secretário passa o dia comendo outra coisa, que pelo jeito é capim,
pastando no gabinete do prefeito. Perguntar não ofende: Quando vão parar de
encher a pança e começar a construção do loteamento comercial do lado do Sesi?
A resposta vale um pão com mortadela.
AGRICULTURA NA LONA
A Comissão de Agricultura da Câmara Municipal recebeu
do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Conselho Municipal de
Desenvolvimento Rural reclamações documentadas sobre a atuação do secretário
municipal da Agricultura e Abastecimento. Segundo informações de vereadores, o
assunto diz respeito ao secretário de Agricultura não prestar suporte técnico
aos produtores rurais da agricultura familiar com certidão de agricultura
familiar. Os programas de aquisição de alimentos para entidades de assistência
social estão paralisados e contestados por causa de decreto emitido pelo
secretário em desconformidade com a legislação municipal.
PREFEITO CONIVENTE
O assunto foi levado ao conhecimento do prefeito
várias vezes, porém a inércia do mesmo gerou atrasos na abertura de chamadas
públicas e consequentemente prejuízos para pequenos produtores cadastrados que
aguardavam a execução do programa de aquisição de alimentos para entidades
sociais no primeiro semestre. A legislação vem sendo descumprida e orçamento
para custeio de atividades de programas municipais de agricultura familiar não
estão sendo executados.
PROMESSAS DESCUMPRIDAS
A Comissão de Agricultura também deverá cobrar
novas explicações do secretário da Agricultura sobre os atrasos na execução do
projeto de funcionamento de equipamentos de processamento de leite, mel e
tomate, que integram o chamado Projeto Celeiro Municipal. Após anos de
aquisição de equipamentos o projeto até agora não foi executado pela Secretaria
Municipal de Agricultura e Abastecimento. Segundo os vereadores o secretário prometeu
a instalação dos equipamentos e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal
dentro de 60 dias. O prazo já venceu e nada foi feito. O prefeito fez a mesma
promessa e não executou até o momento o Programa Nacional de Habitação Rural.
MÁQUINAS
PARADAS
Além dos projetos de apoio aos produtores rurais na
gaveta da Secretaria de Agricultura, os funcionários municipais e maquinários
estão todos parados esperando ordem do secretário que demora a retornar de
longas viagens com uso de carros oficiais custeadas com dinheiro do
contribuinte. O assunto foi tratado em denúncia encaminhada para Câmara
Municipal e deverá ser abordado nas próximas semanas, após verificação junto
aos departamentos da prefeitura. Segundo os vereadores que têm visitado os barracões
da Secretaria de Agricultura, a ausência prolongada do secretário por motivos
de constantes viagens impede que despachos de ordens de serviços sejam operados
em tempo hábil, o que causa prejuízo aos agricultores assistidos pela
secretaria.
MORADIA ZERO
Até o momento a enrolação em executar os projetos
de moradia popular levam a crer que o planejamento de execução metas da
Secretaria Municipal de Finanças é o grande motivo dos atrasos tolerado pelo
prefeito. O projeto orçado inicialmente em 10 milhões saltou para 16 milhões,
sendo somente nesse ano a abertura de licitação operada. Até agora, como é
costume, o prefeito não bateu nenhuma foto de casas sendo construídas por não
ter nada para mostrar no terreno.
MUITO IPTU E POUCA OBRAS
Mesmo após cobrar dois lançamentos de IPTU em 2022
a Secretaria de Finanças não consegue alocar recursos suficientes para
operacionalizar serviços de roçada e capinagem, recapeamento de ruas e
manutenção de estradas rurais e principalmente obras de moradia prometidas pelo
prefeito que dia após dia acredita estar fazendo gestão eficiente, quando na
verdade está sendo enrolado por assessores e secretários incompetentes. Corre
notícia que os cofres da prefeitura estão situação crítica após o sonho de
ampliar a arrecadação por meio de georreferenciamento e aumentos de IPTU
barrados na Câmara Municipal. Prefeito chamou os vereadores de demagogos por
não aprovar recursos, mas está na hora do prefeito provar que ele não é
estupido ao ponto de quebrar a prefeitura realizando apenas obras
superfaturadas por planilhas produzidas para beneficiar empreiteiros.
PONTE DA USINA DA BARRA
Por falar em atrasos de obras, conjuntamente dos
projetos de moradias populares parados a reconstrução da ponte da Usina da
Barra deve ser o grande fracasso da gestão Mário Tassinari nesse ano. Após
Secretaria de Finanças não ter dado seguimento dentro do prazo previsto as
licitações e início das obras de construção da ponte, os recursos financeiros
concedidos via Defesa Social Estadual deverão ser revertidos aos cofres do
governo do estado por inércia do governo municipal em não dar prosseguimento
aos contratos pós licitação e não executar a obra dentro do prazo. Acabou o céu
de brigadeiro e como diz um certo vereador "governar é ter prioridades",
porém a prioridade do prefeito aparentemente sempre foi uma só: ter a caneta na
mão para tentar tomar o controle da Santa Casa.

Deixe um comentário