Destaque

Primavera chega com calor intenso em Itapeva neste domingo

Temperaturas devem chegar a 30 graus no primeiro dia da estação, com máximas de até 33 graus ao longo da semana. Sudeste pode enfrentar chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal.

A primavera no Hemisfério Sul terá início neste domingo, dia 22 de setembro, e em Itapeva/SP, a nova estação promete começar com altas temperaturas. A previsão para o primeiro dia da primavera é de calor, com os termômetros marcando até 30 graus. Durante a semana, a tendência é de que o calor se intensifique ainda mais, com máximas previstas de até 33 graus, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A estação, que se estenderá até o dia 21 de dezembro, deve trazer uma combinação de temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média para a Região Sudeste, conforme o Prognóstico Climático divulgado pelo Inmet. No estado de São Paulo, especialmente no interior, a expectativa é de precipitações abaixo do esperado para o período. Já em outras áreas da região, as chuvas devem se manter dentro da normalidade ou até superá-la, com pancadas mais frequentes nos meses seguintes.

As temperaturas, no entanto, deverão ser um ponto de atenção. A previsão aponta que elas ficarão acima da média histórica em boa parte do Sudeste, com destaque para o oeste mineiro e o estado de São Paulo. O calor atípico já começa a ser sentido nos primeiros dias da primavera e deve se manter constante ao longo dos próximos três meses, reforçando a necessidade de medidas preventivas para lidar com o clima seco e os eventuais efeitos das altas temperaturas.

Com esse cenário climático, especialistas alertam para a possibilidade de maior ocorrência de queimadas e agravam-se os riscos para a saúde pública, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. Além disso, a baixa umidade relativa do ar, comum nesse tipo de configuração climática, pode intensificar problemas respiratórios, o que requer maior atenção da população e das autoridades de saúde.

Deixe um comentário