Jé Modesto lança pré-campanha a deputado estadual e reúne lideranças políticas em Itapeva
Itapeva voltou a ocupar espaço no tabuleiro político paulista no último sábado, 8 de agosto, durante o lançamento da pré-campanha de Jeferson Modesto, o Jé Modesto, a deputado estadual. O encontro reuniu prefeitos, vereadores, lideranças políticas e apoiadores de diferentes municípios e marcou oficialmente mais uma tentativa do ex-vereador de Itapeva de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Entre as principais presenças estavam o ex-deputado federal Guilherme Mussi, o presidente da Alesp e pré-candidato ao Senado André do Prado (PL) e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. A participação de André do Prado no lançamento também foi registrada nas redes sociais do próprio parlamentar.

O evento representou, sobretudo, uma demonstração de articulação política para uma candidatura que pretende ultrapassar os limites de Itapeva e se apresentar como uma alternativa de representação do Sudoeste Paulista. Nas redes sociais, Jé classificou o encontro como um momento especial e agradeceu a presença de prefeitos, políticos, lideranças e amigos que participaram do anúncio de sua pré-candidatura. A reunião ocorre em um momento decisivo para a montagem das chapas de 2026 e coloca novamente em discussão uma questão antiga na política regional: a dificuldade de Itapeva e dos municípios do entorno em eleger um deputado estadual com base eleitoral efetivamente concentrada no Sudoeste Paulista. O próprio Jé vem adotando como um dos eixos de sua pré-campanha a defesa de maior representação política da região na Assembleia Legislativa.
A nova disputa não começa do zero. Jé Modesto chega a 2026 trazendo na bagagem os 56.681 votos obtidos para deputado estadual nas eleições de 2022, quando concorreu pelo Progressistas e terminou como suplente. Os números oficiais da Fundação Seade, com dados da Justiça Eleitoral, mostram que ele recebeu 0,24% dos votos válidos para o cargo no Estado. Foi uma votação expressiva para uma candidatura nascida no interior e mostrou capacidade de buscar apoio para além de Itapeva, mas não foi suficiente para garantir uma das cadeiras da Alesp. Agora, quatro anos depois, o desafio político é transformar aquela votação em uma base ainda mais ampla e, ao mesmo tempo, reduzir a tradicional pulverização dos votos da região entre candidatos de outras partes do Estado.
Jé também chega à segunda tentativa estadual com uma trajetória eleitoral mais conhecida pela população. Antes da disputa de 2022, havia sido vereador de Itapeva por dois mandatos. Foi eleito pela primeira vez em 2012, com 784 votos, e reeleito em 2016, quando recebeu 1.080 votos. Posteriormente, decidiu disputar a Prefeitura de Itapeva. Em 2020, conquistou 14.294 votos, equivalentes a 31,21% dos votos válidos. Quatro anos depois voltou às urnas na disputa pelo Executivo municipal, desta vez pelo PL, e ampliou o resultado para 16.281 votos, ou 33,59% dos votos válidos, terminando novamente sem a vitória. O histórico revela um político que, depois de construir sua carreira no Legislativo municipal, passou a buscar espaço em disputas majoritárias e estaduais.
Outro elemento importante na construção política de Jé Modesto é sua ligação de muitos anos com Guilherme Mussi. Ex-deputado federal por São Paulo, Mussi manteve forte presença política no Sudoeste Paulista durante seus mandatos, e Jé atuou durante anos na interlocução entre o parlamentar e lideranças municipais da região. A presença de Mussi no lançamento de sábado tem, portanto, um peso que vai além da participação protocolar em um evento partidário: representa a manutenção de uma parceria política construída ao longo de anos e que envolveu articulações com prefeitos, vereadores e entidades na busca de recursos e investimentos. Para Jé, essa experiência tornou-se um dos pilares de sua apresentação ao eleitorado, principalmente pelo conhecimento adquirido no relacionamento entre os municípios, Brasília e o Governo do Estado.
A presença de André do Prado também elevou o peso político do encontro. Prado ocupa atualmente a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo, cargo que exerce desde março de 2023, e participa da movimentação eleitoral de 2026 como pré-candidato ao Senado. Durante sua passagem pelo encontro em Itapeva, o deputado manifestou apoio político à caminhada de Jé Modesto rumo à Assembleia. Já Rodrigo Manga levou ao evento o peso político de Sorocaba, uma das maiores cidades do interior paulista. A composição das presenças mostrou uma tentativa da pré-campanha de Jé de estabelecer pontes tanto com lideranças de expressão estadual quanto com prefeitos e agentes políticos do eixo regional.
Por trás do lançamento, porém, existe uma missão eleitoral que há anos desafia Itapeva. O município não consegue eleger diretamente um deputado estadual desde a trajetória do saudoso Dr. Ulysses Mário Tassinari, uma das principais referências políticas da história recente da cidade. Médico e ex-vereador, Ulysses foi eleito deputado estadual em 2010 com 41.623 votos, dos quais 25.551 foram conquistados somente em Itapeva. Na Assembleia, levou demandas da cidade e do Sudoeste Paulista para debates envolvendo saúde, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento regional. Em 2017, voltou a tomar posse na Alesp como suplente. Desde então, a cidade não conseguiu repetir a experiência de possuir um representante de sua própria base política ocupando uma cadeira no Parlamento paulista.
É justamente nesse espaço que Jé Modesto tenta colocar sua pré-candidatura. O argumento político é simples, mas o desafio é grande: transformar a reivindicação histórica por representatividade em votos suficientes para conquistar uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa. Para isso, terá pela frente a necessidade de ampliar alianças, consolidar sua votação em Itapeva e avançar por municípios como Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Taquarivaí, Itaberá, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Apiaí e outras cidades do entorno. A votação de 2022 mostrou que existe um ponto de partida; a eleição de 2026 mostrará se essa base será capaz de crescer até produzir um mandato.
O lançamento realizado no sábado abre, portanto, um novo capítulo da trajetória política de Jé Modesto. Depois de dois mandatos de vereador, duas disputas pela Prefeitura e uma primeira tentativa para deputado estadual, ele volta às ruas buscando aquilo que escapou em 2022: uma cadeira na Alesp. Ao reunir nomes como Guilherme Mussi, André do Prado, Rodrigo Manga, prefeitos e lideranças regionais, Jé procura demonstrar que chega à nova eleição com maior articulação política. Daqui em diante, entretanto, começa a etapa que nenhuma fotografia de lançamento substitui: percorrer a região, apresentar propostas e convencer o eleitor. Itapeva não elege um deputado estadual de sua base desde Dr. Ulysses Tassinari. Jé Modesto inicia sua segunda tentativa de mudar essa história.



Deixe um comentário