ELEIÇÕES 2026 - Tarcísio é reeleito governador de São Paulo no primeiro turno
Governador derrota Fernando Haddad, garante mais quatro anos no Palácio dos Bandeirantes e amplia força política da direita no maior colégio eleitoral do país
Com o avanço da apuração, a vantagem permaneceu expressiva. Dados da totalização divulgados durante a noite mostravam Tarcísio acima dos 60% dos votos válidos, enquanto Haddad permanecia na casa dos 30%. Em uma das atualizações da contagem, o governador registrava 63,26%, com mais de 11 milhões de votos, contra 35,82% do candidato petista.
A vitória confirma o favoritismo que acompanhou Tarcísio durante a reta final da campanha. Levantamentos divulgados às vésperas da eleição já apontavam a possibilidade de definição no primeiro turno. Pesquisa Datafolha publicada no sábado (3), por exemplo, indicava 60% dos votos válidos para o governador, contra 35% para Haddad. O desempenho nas urnas acabou consolidando a vantagem construída especialmente no interior paulista e entre o eleitorado identificado com partidos de direita e centro-direita.
Eleito pela primeira vez em 2022, Tarcísio chegou à disputa pela reeleição defendendo as realizações de seu governo e adotando uma campanha de exposição mais controlada. Entre os temas apresentados ao eleitorado estiveram investimentos em infraestrutura, saúde, habitação e transporte, além de propostas para os próximos quatro anos, como a expansão da malha ferroviária e metroviária e novos projetos administrativos no Estado.
O resultado também fortalece politicamente Tarcísio dentro do campo conservador. São Paulo reúne o maior eleitorado do Brasil e tradicionalmente exerce papel decisivo na política nacional. Ao conquistar novo mandato já no primeiro turno e derrotar Haddad, um dos principais nomes do PT, o governador amplia sua influência entre partidos de direita e centro-direita e passa a administrar o Estado até o fim de 2030 com capital eleitoral renovado.
A reeleição encerra uma disputa que colocou novamente frente a frente dois projetos políticos distintos para São Paulo. Enquanto Haddad buscava recuperar para o PT o comando do Estado, Tarcísio transformou a aprovação de sua administração e a força de sua aliança partidária em uma vitória expressiva nas urnas. Com o resultado deste domingo, os paulistas deram ao governador mais quatro anos à frente do Palácio dos Bandeirantes.
Foto: Luis Robayo/AFP

Deixe um comentário