Turismo

Secretaria de Turismo e Viagens apoia o Dia Mundial do Turismo LGBT+ com ações

Equipes da Setur-SP realizaram treinamentos de sensibilização ao turista LGBT+ para promoção do Estado como destino amigável e inclusivo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo realizou treinamentos sobre comunicação e sensibilização ao turista LGBT+, dando mais um passo para a promoção do Estado de São Paulo como um lugar receptivo, diversificado e inclusivo a todos os visitantes. O treinamento teve o apoio da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e foi realizado em diversas etapas com a área de promoção e eventos, com a comunicação e com outros setores da pasta.

O treinamento coincide com o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+, data comemorada anualmente em 10 de agosto e criada na Argentina para conscientizar esse segmento turístico, tornando-o mais seguro e acessível internacionalmente.

A capacitação abordou temas como estratégias de comunicação, sensibilização e, principalmente, promoção do turismo LGBT+ dentro do Estado de São Paulo. Também ajudou a identificar os diferentes nichos que compõem o turista LGBT+, que podem representar o turismo de 3ª idade, de ecoaventura, religioso, familiar, entre outros.

Além da equipe da Secretaria de Turismo e Viagens, representantes das 49 Regiões Turísticas também tiveram treinamentos específicos sobre como desenvolver economicamente os destinos para que eles possam potencializar seus produtos turísticos e atrativos para o viajante LGBT+. Mais capacitações do tipo estão previstas para diferentes pastas do Estado, em um esforço coletivo para tornar todo São Paulo ainda mais amigável e receptiva a esse público.

O turismo LGBT+ movimenta não apenas o público declaradamente LGBT como também turistas que não pertencem a essa comunidade, mas que procuram destinos inclusivos que respeitem as diferentes orientações sexuais de seus visitantes. Eventos como a Parada Gay movimentam mais de R$ 400 milhões e trazem turistas de todas as partes do mundo.

Deixe um comentário