Educação

A XVIII semana jurídica traz grandes juristas e se consagra mais uma vez diante dos alunos e profissionais da área do direito na região

A XVIII Semana Jurídica realização Curso de Direito da FAIT e 76ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP, teve início no dia 23 e encerrou no dia 28 de Agosto e foi marcada pela grande participação dos alunos do Curso de Direito e pelos temas atuais tratados nas palestras. O evento contou com a presença unânime do corpo discente, além de advogados e profissionais da área jurídica, mantendo durante toda a semana em torno mais de mil pessoas diariamente através da transmissão do Youtube.


A abertura da Semana Jurídica ocorreu no dia 23 de Agosto e contou a ilustre presença da Dra Myrian Ravanelli, Advogada; Conselheira Seccional e Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP que abordou a temática “Violência contra as Mulheres”, e os debates sobre tema foram de importante aprofundamento e conscientização.

No dia 24 de Agosto a Semana Jurídica trouxe o Advogado, Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra/Portugal, Pós-Doutor pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha o Dr Leone Pereira PhD, para tratar a respeito do tema “Questões trabalhistas na pandemia”, trouxe a discussão de forma objetiva e brilhantismo. Na mesma noite a Dra Tayana Roberta Muniz Caldonazzo abordou o tema “Violência doméstica contra a mulher e grupos reflexivos brasileiros como medidas preventivas” que complementou a discussão sobre Violência contra a mulher, enriquecendo o conhecimento de todos e oportunizando sua experiência através de sua vivência nos projetos na área.


No dia 25/08, com o tema: A Importância da Pesquisa Jurídica, a XVIII SEMANA JURÍDICA DA FAIT, por meio de uma Mesa Redonda, a convidada Dra. Adriana Cecílio, palestrante do Centro de Cultura e Eventos da OAB/SP teceu preciosas considerações a respeito da forma de realização adequada de uma pesquisa na área do Direito, demonstrando sua vivência e experiência como pesquisadora e escritora de artigos diversos. Acompanhada pelas professoras da Instituição, Renata Domingues e Telma Rostelato, bem como abrilhantado pela participação de três alunos egressos do Curso de Direito da FAIT, André Felipe Koopman, Letícia Arruda Dias e Pedro Augusto Gil que contaram um pouco sobre o que e como lhes foi despertado interesse para a pesquisa e escrita de artigos e livros jurídicos, o bate papo pôde trazer de maneira descontraída, incentivo e relevantes orientações aos graduandos, para a atuação profissional, já que independente do segmento jurídico pelo qual se opte trabalhar, é imprescindível em qualquer um deles, intermináveis e aprofundadas pesquisas.


Na quinta-feira, dia 26, foi dada continuidade nas palestras da XVIII Semana Jurídica da Fait, com a palestra do Dr. Rodrigo Luís Kanayama, que é Doutor em Direito do Estado pela UFPR, Professor Associado da Faculdade de Direito da UFPR e advogado. O tema tratado de forma brilhante foi “Covid-19 e a atuação do STF”, com a explanação do palestrante os ouvintes puderam conhecer dados estatísticos bastante interessantes a respeito da atuação do STF antes e durante a pandemia de Covid-19. Após a palestra os ouvintes puderam fazer perguntas e tivemos um agradável debate entre o Dr. Rodrigo, os ouvintes e os professores do curso de Direito da Fait.

 

No dia 27 de agosto, as palestras foram encerradas de forma muito especial e  contou com a participação do Dr. Clodoaldo Moreira dos Santos Jr PHD, advogado e pós Doutor em Direito em Direito Constitucional na Itália, que trouxe com maestria a discussão do tema “direitos da personalidade”, seu carisma e seus conhecimentos foram elogiados por todos que participaram.  

O sucesso do evento foi marcado pela participação de mais de mil pessoas e foi de suma importância para o Curso de Direito, bem como para toda a sociedade, uma vez que reúne profissionais renomados e qualificados que proporcionam um momento de aperfeiçoamento, aprendizagem e crescimento profissional, quando tratam de temas atuais em discussão no mundo jurídico. 

 

Os alunos durante e após o evento se manifestaram de maneira satisfatória com relação a XVIII Semana Jurídica, em diversas declarações disseram ser uma das melhores edições que prestigiaram, e enriqueceram a semana através da participação ativa dos debates.

 


Para a Coordenadora do Curso de Direito a Professora Vanessa Aparecida Costa Santiago, o muito importante para a comunidade acadêmica e profissionais da área jurídica e esse ano foi marcada pela forte participação dos alunos que demonstra a cada dia a preocupação com o aprendizado. A Coordenadora ressalta que a Excelência do Curso está no comprometimento dos docentes e discentes que foi claramente demonstrada na Semana Jurídica pelo envolvimento de todos. Ao final a Coordenadora agradeceu a todos os envolvidos: alunos, professores e parceiros que oportunizaram a realização de uma Semana Jurídica de muito sucesso a todos.




Deixe um comentário