Ouvidoria do Ipem-SP divulga ranking de reclamações do primeiro semestre deste ano
Segurança em aparelhos eletrodomésticos, manutenção de
extintores de incêndio e serviço de reforma de pneus lideram o número de
reclamações
A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do
Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da
Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, divulga o ranking de
reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao
primeiro semestre deste ano.
No período, foram 1.581 atendimentos. Desses, 889 estão
efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações,
692 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 393 casos foram
fiscalizados e concluídos e 299 se encontram em andamento. Entre os produtos,
instrumentos e serviços fiscalizados, 79 foram reprovados.
Segurança em aparelhos eletrodomésticos com 84,2% de
reclamações, manutenção de extintores de incêndio com 57,1%, e serviço de
reforma de pneus com 54,5% lideram o número de denúncias procedentes.
Segurança em brinquedos; dispenser de GNV; fios, cabos e
cordões flexíveis elétricos; peixe glaciado embalado, balanças e bombas
medidoras de combustíveis também estão nos destaques do ranking.
Produto têxtil, radares, metro e trena, colchoes e
colchonetes de espuma, extintores de incêndio, e oficinas permissionárias de
instrumentos, entre outros, foram denunciados, no entanto, não foram
reprovados.
O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao
suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato
com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para
a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados.
Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se
encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de
protocolo.
É importante que a população tenha certas informações para
denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam
na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis. Nesse
caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ,
endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu
o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba
suspeita.
No mesmo período em 2021, de janeiro a junho, a Ouvidoria do
Ipem-SP registrou 623 atendimentos com grau de satisfação da população de
100%.
Confira o ranking de atendimentos, acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/00transparencia/OUV/ranking.pdf Mais
informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros
assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05
22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça
e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com
uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza
diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações
rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial,
taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro
para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre
outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve
para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou
encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone
0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.
Foto: Ipem-SP

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