Editorial

RÁDIO PEÃO NEWS — O Show do Milhão da Duch: Vereadores fecham acordo e garantem o empréstimo milionário

PEDALADA FINANCEIRA | A prefeita Duch em mais uma atitude polêmica, alegando sucateamento de equipamentos necessários à prestação de serviços públicos, decidiu que a Prefeitura deverá arcar com empréstimos no valor de dezenas de milhões para aquisição de equipamentos. A decisão é contraditória. A prefeita afirma que a Prefeitura está endividada sem condições de pagar fornecedores e credores, porém mesmo assim resolveu aumentar no longo prazo o endividamento do erário. Das duas uma: ou a crise financeira da prefeitura é uma falácia da prefeita Duch ou ela não tem critério para gerir dinheiro público. 

LITEIRAS MOTORIZADAS PARA DUQUESA | O empréstimo milionário deve servir, dentre outras coisas, para compra de veículos de alto padrão para o gabinete da prefeita. Ao contrário do prefeito anterior que ordenou vender carros excedentes do gabinete, reduzindo para apenas um único carro oficial para viagens. O ex-prefeito também fez um corte gastos de manutenção de veículos subutilizados em todas secretarias por meio da venda dos carros em leilão, eliminando gastos recorrentes com carros em péssimo estado. Ao contrário do ex-prefeito Mário Tassinari, a prefeita Duch quer duas viaturas exclusivas para uso do seu gabinete. O custo de cada viatura para o gabinete, de acordo com lista prévia anunciada aos vereadores, é de 300 mil cada. Lembrando que o contribuinte deverá pagar pelo combustível, pedágio e manutenção dos carrões que a prefeita Duch exige para seu uso exclusivo. 

FALA MUITO E FAZ POUCO | A entrevista do secretário de Finanças (Laércio Lopes) à emissora de rádio local tornou ainda mais óbvio que a gestão financeira do governo Duch é uma peça de marketing de frases de efeito e desculpas esfarrapadas. A entrevista teve também como participante o vereador Dr Marcelo Poli, que fez considerações pertinentes e responsáveis sobre gestão pública, o que serviu para comprovar o que todos já sabiam: O secretário de finanças fala muito e faz de conta que é expert em assuntos que desconhece. O pouco que faz aparentemente é manter a prefeita na ilusão sobre sua suposta competência. Com exceção do secretário de Esportes, a prefeita Duch não tem secretários que entendam realmente as atribuições de suas secretarias. Até o momento, os secretários são eficientes apenas em elogiar e defender a chefa, ou seja, em puxar saco.    

É DANDO QUE SE RECEBE | Nas últimas semanas aumentaram os comentários de que a secretária de Educação e Desenvolvimento Social pretendem pedir exoneração. Caso isso ocorra, tudo leva a crer que os cargos serão indicados pelo novo aliado político da prefeita Duch. O novo aliado é antigo correligionário do MDB, mas agora é cacique dos partidos que têm maioria na Câmara Municipal. Se o novo aliado da prefeita obter cargos que pediu na Educação e Desenvolvimento Social a prefeita terá em troca os votos favoráveis na Câmara Municipal dos vereadores do PP, PL e NOVO. Um bom negócio para quem xingava anteriormente o sujeito de fujão e mijão. Se assim acontecer, o empréstimo milionário está garantido!  

FÁBRICA DE MULTAS | Enquanto a prefeita Duch torna o futuro financeiro da prefeitura cada dia mais incerto com empréstimos e gastos sem necessidade com propaganda nas redes sociais, as ruas de todos os bairros de Itapeva continuam em péssimas condições de tráfego com buracos. Os transtornos diários para todos motoristas de Itapeva se tornaram inevitáveis. Na Câmara Municipal os comentários alegam que a prefeita quer carros novos para seu gabinete, mas não quer investir em obras e serviços para melhorias das ruas e fluxo do trânsito no perímetro urbano, sob alegação de crise financeira e dívidas. Pelo contrário, a prefeita Duch por meio da secretaria de Defesa Social vem autorizando a instalação de semáforos, radares e câmaras de fiscalização de trânsito para arrecadar multas por infrações. Destaque para Alameda Toledo Ribas, onde câmeras foram instaladas para fins de aplicação de multas por infração de trânsito. 

RECAPE COM DINHEIRO NA CONTA | Apesar de reclamar sem motivo sobre falta de dinheiro na prefeitura, até o momento as ruas recapeadas no município são com dinheiro obtido pelo governo anterior de Mário Tassinari junto ao governo estadual e repasses de IPVA. O ex-prefeito também falhou clamorosamente em obras de melhoria de vias públicas, mas ao contrário a prefeita Duch não ousou fazer empréstimos milionários e não criou uma fábrica de multas de trânsito com finalidade fiscal para aumentar o caixa com multas.  

EX PREFEITO CONTRA MÃO | A partir da gestão Mário Tassinari o conselho e departamento municipal de trânsito se tornaram fantoche dos pedidos inusitados do ex-prefeito. O ex-prefeito era tarado por alterações de fluxos de ruas e mandava o chefão departamento aprovar goela abaixo suas ordens no conselho municipal de trânsito. A alteração mais famosa e odiada pelos motoristas foi da Alameda Toledo Ribas e rua Ricardo Watherly, com a instalação de semáforos às pencas, inclusive na subida da rua, travando o trânsito.  

CALÇADA SOB MEDIDA | Chama também atenção até hoje a aprovação de extensão irregular de uma calçada sobre a avenida Acácio Piedade para servir de ampliação de ponto comercial, o que também é uma das ordens dos ex-prefeitos anteriores. Pelo visto, quase nada mudou, pois com o governo Duch as ruas permanecem com fluxo ruim e cada vez com mais semáforos, câmeras e radares, mas desta vez com intenção canetadas para arrecadar multas. A calçada irregular na avenida continua sendo ponto de encontro dos secretários. Se alguém acha que a prefeita Duch vai mexer com isso, se engana. Quanto pior a organização do trânsito, mais multas. Quem quiser também uma calçada invadindo a rua para seu estabelecimento comercial ampliar o atendimento pode pedir aos assessores da prefeita. 

ASSALTO NO CALÇADÃO | Um furto de equipamentos eletrônicos em loja no Calçadão Dr Pinheiro demonstra claramente o abandono do governo Duch em manter a segurança e zeladoria do centro de Itapeva. A prefeita prometeu em campanha implementar o projeto de revitalização do Calçadão e Praça Anchieta, porém as secretarias responsáveis não encaminharam o projeto para aprovação na Câmara Municipal, travando a obtenção dos recursos, que segundo informações de vereadores faz parte do plano de turismo da cidade. Enquanto isso, o Calçadão Dr Pinheiro e Praça Anchieta, além do lixo, se tornam em território de menores infratores e ponto de encontro de mendigos embriagados em plena luz do dia. De noite, por não haver patrulhamento, os furtos e atos de vandalismo são flagrados todas semanas, mas sem nenhuma medida do serviço de segurança da Secretaria de Defesa Social. A pauta deve chegar ao CONSEG diante da inércia da prefeita coronel e secretários milicos. 

EXCESSO DE BARULHO | A falta de educação no trânsito é um problema grave em Itapeva há tempos. A falta de bom senso de motoristas que não dão seta e nunca dão preferência aos pedestres é um péssimo hábito dos motoristas de Itapeva. Para agravar a situação os motoqueiros que modificam escapamentos de motos para aumentar o ruído e as bicicletas motorizadas causam aumento da poluição sonora na cidade. Apesar da prefeita e alguns secretários terem conhecimento de legislação de trânsito por conta de terem sido da polícia militar, não há planos de ação para fiscalizar motos barulhentas e carros que ficam de madrugada com som alto durante a madrugada perturbando a vizinhança. 

TRANSPORTE ESCOLAR | A exoneração do diretor de transportes escolar por não manter em dia o pagamento dos transportadores pode ser considerada como um acerto do governo Duch. Desde o governo passado o assunto se arrastava na Secretaria da Educação sem resolução. O novo diretor do setor de transportes tem como missão colocar o departamento em ordem. Entretanto, segundo informações de bastidores, existe intenção de transferir os serviços de transporte escolar para empresa de transporte coletivo. Segundo comentários, as negociações estão em andamento por meio da Secretaria de Finanças.  

ITAPEVA NA ESCURIDÃO | A prefeita Duch apesar de ter reclamado que Itapeva estava no escuro sem iluminação no último Natal nada fez para dar sequência nos serviços de manutenção de iluminação pública. Na teoria a prefeita Duch sabe que a cidade enfrenta problemas de manutenção de iluminação pública. Em diversos bairros os moradores reclamam de lâmpadas queimadas e postes com problemas. Na prática a prefeita acolhendo dicas de seus secretários resolveu fazer um plano de transferência dos serviços para Elektro. O assunto vem levantando debate sobre como será custeado o serviço de manutenção e se haverá aumento da contribuição de iluminação pública. Com a palavra os vereadores que nada dizem sobre o assunto até o momento, pois passam mais tempo nas redes sociais ou fazendo vista grossa para os problemas da população.    

MORADIAS POPULARES | Permanecem estagnados os projetos de construção de loteamentos e moradias populares em Itapeva. A prefeita Duch somente fez postagens com reuniões que são uma peça de marketing para redes sociais. Até mesmo os vereadores Tarzan, Comeron e Áurea que eram defensores dos projetos de moradia popular e atacavam ferozmente o ex-prefeito por não dar celeridade no projeto do loteamento do Jardim Kantian estão calados sobre o assunto. 

ESTRADAS RURAIS | Outro assunto que pouco se fala na Câmara Municipal é sobre as péssimas condições das estradas rurais. Os vereadores com passe livre no gabinete pedem favores para atender demandas pontuais. O clientelismo político no assunto demonstra que a Secretaria de Serviços e Transportes Rurais é prestadora de favores, mas não de serviços de manutenção com planejamento e cronograma para atender as demandas de todos os bairros e comunidades da zona rural. O vício de atender pedidos de vereadores não é novidade. A prática é antiga e foi usada em exagero na última gestão pelos secretários e assessores da era Mário Tassinari. O ex-prefeito ao menos visitava assiduamente a zona rural para sujar os crocs de barro e ver onde os problemas estavam. O problema era os secretários obedecerem suas ordens.    

  

Deixe um comentário