Editorial

RÁDIO PEÃO NEWS — Crise de gestão do governo Duch é notória e Câmara Municipal fica de braços cruzados

ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA | Enquanto os secretários e assessores preferem pagar de celebridades da alta roda politiqueira tirando fotos em boteco, a prefeita Duch vive atormentada por inúmeras demandas que não consegue resolver e fica sempre inventando alegações para empurrar com a barriga os assuntos e demandas da população. Depois da abertura da comissão de inquérito para investigar supostas fraudes e desvios de finalidade em contratos de diversas secretarias, a prefeita passou atestado que sentiu a pressão da Câmara Municipal. A prefeita demonstrando nervosismo com as investigações, gravou até vídeo para tentar explicar porque os vereadores estão investigando a prefeitura, mas não explicou nada.   

IMPROBIDADE A VISTA? | Depois do fiasco de visitar cada vereador para pedir a retirada das assinaturas do requerimento da comissão de inquérito, a prefeita foi mais além, gravou um vídeo com toda sua equipe, para falar sobre a instalação da comissão de inquérito a qual irá investigar principalmente, o contrato de zeladoria urbana e rural com valores elevados, que ultrapassam 1.500.000,00. Estranhamente, a prefeita não fez o mesmo espetáculo na abertura da CEI 01/2025, que trata dos restos a pagar processados e não processados de transição de mandato, pois naquela ocasião, a prefeita, secretários e vereadores aliados apostaram na narrativa do falso endividamento da prefeitura, mas agora a CEI 02/2025 que diz respeito a atos exclusivamente do governo Duch, praticados por secretários com aval da própria prefeita, que pelo jeito está excessivamente preocupada, pois como diz o ditado: "Quem não deve, não teme".

TUMULTO EM REUNIÃO | Houve desacordo e tumulto na reunião realizada entre dirigentes da Santa Casa de Itapeva e Prefeitura, com participação dos vereadores Dr. Marcelo Poli e Áurea Rosa, além do Promotor de Justiça. A reunião foi convocada para tratar os atrasos de pagamentos da Prefeitura em relação ao acordo firmado com a Santa Casa. Na reunião, mais uma peripécia da prefeita e secretários. Depois de receberem orientações do Ministério Público que o acordo deve ser fielmente cumprido à risca, depois dos vereadores exigirem que as condições do acordo sejam plenamente cumpridas, sem haver atrasos e mantendo os repasses em dia, a secretária de Saúde entrou em discussão acalorada com os vereadores, obrigando a reunião ser interrompida e após encerrada, sem acordo. Isso demonstra a falta de profissionalismo e seriedade que os atuais representantes do Poder Executivo estão tratando os assuntos relacionados ao atendimento de saúde pública para com a população de Itapeva.

EMPRÉSTIMO MILIONÁRIO | Deve ser barrado na Câmara Municipal o pedido de autorização do empréstimo de R$30.000.000,00 (trinta milhões de reais), para aquisição de frota de veículos e maquinários. Depois de semanas de controvérsias, os vereadores estão convencidos que a prefeita Duch e secretários não estão executando obras e serviços com planejamento condizentes com as demandas e projetos que estão paralisados em diversas secretarias. A começar pelos serviços de coleta de lixo e zeladoria urbana, que estão cada vez pior com o passar dos meses, com serviços sendo prestados apenas de forma direcionada para pontos da cidade onde existem maior fluxo de veículos, mas deixando em estado de abandono bairros urbanos e distritos rurais, que convivem diariamente com excesso de lixo, postes e lâmpadas de iluminação pública com defeitos, buracos nas ruas e aumento de moradores de rua dormindo em praças públicas.

MORADORES DE RUA | Desde o começo do ano as políticas de assistência social de abordagem de moradores de rua não estão obtendo resultados para reduzir a quantidade de moradores de rua e andarilhos que estão dormindo e acampando em praças públicas de diversos bairros. Diariamente em frente ao parque da Sala Verde, na praça da UPA, praça do Tropeiro, praça do Asilo, praça ao lado da escola Otávio Ferrari e outras localidades, são flagrados dezenas de moradores de rua dormindo em acomodações improvisadas nos canteiros. Aguarda-se que a Secretaria de Assistência Social e Guarda Civil Municipal e demais entidades tomem providências para atender as demandas dos moradores de ruas, garantido em primeiro lugar tratamento digno e preservação de direitos sociais das pessoas em situação de rua. O preconceito generalizado da sociedade local que envolve o assunto também precisa ser pauta sobre o assunto. 

ATERRO SANITÁRIO | Informações que o aterro sanitário municipal está com sua capacidade de funcionamento no limite deve ser pauta na Câmara Municipal. A Secretaria de Meio Ambiente deve ser cobrada de informações técnicas e financeiras sobre a gestão do equipamento público, que deveria estar em fase de ampliação, com a abertura de novas trincheiras para depósito de resíduos sólidos, conforme exigido na legislação pertinente ao assunto. Até o momento nenhum vereador fez visita técnica ao local ou convocou os responsáveis técnicos para prestação de esclarecimentos.

MORADIAS POPULARES | A Prefeitura Municipal de Itapeva desde o início do governo Duch, não demonstra nenhum interesse em dar sequência nos projetos de moradias de interesse social previstos para o Jardim Kantian. Há meses a associação de moradores tenta uma reunião com a prefeita Duch, mas sem conseguir agendar data da reunião, pois não há resposta para os ofícios protocolados no gabinete da prefeita, em uma evidente demonstração de descaso com as pautas de moradias populares. Outro sinal de desprezo pela causa, é que o Conselho Municipal de Moradia e Habitação está sem reuniões desde que a prefeita Duch assumiu o mandato. 

OBRAS PÚBLICAS PARADAS | Até o momento apenas o projeto envolvendo a construção da escola técnica do SENAC na Vila Isabel parece estar sendo movimentado, graças aos esforços dos representantes do SINCOMÉRCIO de Itapeva. Entretanto, em outros setores os projetos de obras públicas estão sem andamento. A Secretaria Municipal de Esportes parece ter esquecido do projeto de construção de uma arena esportiva com recursos do Ministério dos Esportes, anunciada durante o governo Mário Tassinari, na gestão do ex-secretário Robson Leite. A Secretaria Municipal de Turismo até o momento não conseguiu aprovar o plano diretor de turismo para fazer a captação de recursos estaduais MIT, para implementação de projetos no Parque Pilão D'Água e revitalização do Calçadão Dr. Pinheiro. O projeto de uma nova rodoviária também segue abortado, após campanha reacionária de vereadores contra o projeto. Quem sabe esteja na hora do vice-prefeito Generci Neves, que é empresário, ser acionado para tomar providências sobre esses assuntos, pois essas obras são de grande interesse para o comércio e atração de investimentos e clientes para Itapeva. Notoriamente a prefeita Duch não demonstra interesse em retomar nenhum desses projetos, pois passa mais tempo assinando dispensa de licitação para compras de padaria e vídeos nas redes sociais.

Deixe um comentário