Estado de SP investe na segurança de atividades ligadas ao turismo de natureza e aventura
Mais de cem
empresas serão beneficiadas nesta etapa para implantação de sistema de gestão
da segurança
A Secretaria de
Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) e o Sebrae lançaram, nesta
quarta-feira (14), a 3ª fase do Programa SP Ecoaventura, etapa que marca o
início da assessoria para a implantação da norma técnica de sistema de gestão
de segurança em mais de 100 empresas do estado, que operam atividades como
tirolesa, rapel, rafting, arvorismo, caminhada e bicicleta, todas ligadas ao
turismo de natureza e aventura. Essa fase será executada pela Associação
Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura a (ABETA).
O objetivo da ação
é apoiar as empresas na implementação da norma técnica ISO NBR 21101 – Sistema
de Gestão da Segurança, para que estejam de acordo com os requisitos e aptas a
receberem a auditoria da certificação pela Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT). “O turismo de ecoaventura é uma tendência no pós-pandemia e
precisa estar ajustado às normas de segurança. Temos de melhorar o ambiente de
negócios de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do
setor”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius
Lummertz.
“O avanço da
vacinação e a diminuição de casos graves de Covid-19 geram novas oportunidades
para a retomada do turismo em ambientes naturais. Queremos capacitar esses
pequenos negócios para que consigam aproveitar esse momento propício ao
ecoturismo e ao turismo de aventura de forma segura, resultando em mais
competitividade, renda e empregos”, comenta o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
No encontro,
estiveram presentes dezenas de empresas, de um total de mais de cem que
receberão a consultoria em oficinais virtuais e presenciais, previstas para
acontecer até o primeiro semestre de 2023. Todas já participaram de seminários
e cursos de gestão com o Sebrae. Nesta terceira fase, elas terão acesso ao
conteúdo da norma técnica, que será apresentado durante o processo de
assessoria.
Em fases
anteriores, a Setur já realizou ações para mobilizar o público-alvo,
diagnosticar o segmento, além de campanhas, ações promocionais, feiras e
eventos estratégicos para gerar novos negócios. Exemplo disso foi a Adventure
Week, no Vale do Ribeira.
O segmento de
turismo de natureza e aventura vem sendo alvo de uma série de ações da
Secretaria de Turismo e Viagens. De acordo com dados da Adventure Travel
Trade Association, o mercado global de turismo de aventura representa US$ 683
bilhões em negócios. Em 2013 o valor estimado era de US$ 375 bilhões. O setor
cresce cerca de 20% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo
(OMT).
Segundo levantamento da US News & World Report, o Brasil é o país número um do
mundo quando o assunto é turismo de aventura. O ranking leva em consideração
atributos como hospitalidade, clima, divertimento e cenário. A próxima ação
prevista é a participação no ABETA Summit, principal encontro nacional do
segmento, que acontecerá de 30 de novembro a 02 de dezembro na capital
paulista.

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