Prefeituras da região de Itapeva recebem treinamento para atualização do CadÚnico
Capacitação visa
obter uma coleta qualificada e padronizada das informações das famílias
beneficiadas pelo CadÚnico
Os servidores da
área social de oito municípios da região de Itapeva receberam treinamento para
atualização do CadÚnico. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da
Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para reforçar a oferta de apoio
técnico e capacitação de técnicos municipais da área social quanto à
importância da atualização dos dados do CadÚnico.
O treinamento é
destinado a entrevistadores e operadores do município que operacionalizam o
Sistema do Cadastro Único. Na capacitação, os funcionários são treinados para
que o cadastro tenha uma coleta qualificada e padronizada das informações das
famílias beneficiadas do Cadastro Único. Em agosto, receberam treinamento os
servidores dos municípios Capão Bonito, Itaberá, Itapeva, Buri, Ribeirão
Branco, Ribeirão Grande, Barra do Chapeú e Bom Sucesso De Itararé.
“O Cadastro
Único é uma importante ferramenta para que cidadãos tenham acesso a diversos
programas sociais nas três esferas de governo. Ele também nos mostra uma
realidade socioeconômica que permite ao poder público a criação de estudos,
planejamentos, programas, entre outras políticas voltadas à população mais
vulnerável”, afirma a
secretária de Desenvolvimento Social, Laura Machado.
Somente em 2022, 31
cidades da região de Itapeva receberam R$ 292 mil para fomentar o mapeamento de
pessoas em situação de vulnerabilidade. O valor faz parte de um total de R$
27,5 milhões que estão sendo repassados aos 645 municípios paulistas com o
objetivo de ampliar os esforços junto às prefeituras no cadastramento e
atualização de dados de cidadãos por meio do Cadastro Único (CadÚnico).
O repasse, por meio
do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), acontece em duas etapas, sendo
uma em junho e a outra em novembro. Na segunda fase serão contemplados os
municípios que atingirem melhor desempenho na taxa de atualização do
cadastro.
Com a identificação
das pessoas em situação de vulnerabilidade, os governos podem oferecer seus
programas sociais a mais famílias que realmente precisam. Atualmente, no Estado
de São Paulo, são 1,2 milhão de pessoas que recebem os benefícios da Secretaria
de Desenvolvimento Social pelo Programa Bolsa do Povo.
O CadÚnico
O Cadastro Único –
CadÚnico é um instrumento que permite aos governos federal, estaduais e
municipais saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.
Criado pelo Governo Federal, é operacionalizado e atualizado pelas
prefeituras.
A cada dois anos, a
atualização do CadÚnico pelo responsável familiar é fundamental para a
permanência e entrada de novos beneficiários em programas sociais nas três
esferas de governo (federal, estadual e municipal).

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