Editorial

As fofocas mais quentes dos bastidores da política de Itapeva

POLÊMICA NA CÂMARA MUNICIPAL

 

Acreditando que o Michael Jackson é vereador em Itapeva, vereadora Débora Marcondes, que era branca depois parda e voltou a ser branca, pede a cassação de colega. Todo mundo sabe que o vereador Célio Engue sempre foi ligado aos movimentos sociais negros em Itapeva e região, muito antes da vereadora pensar em se tornar parda para ter acesso ao fundo eleitoral especial neste ano. O importante é que Célio Engue tem sangue negro e não sangue de barata e revidou as falsas acusações.

 

PREFEITO QUER APROVAR HOSPITAL NA CÂMARA MUNICIPAL OU CRIAR UMA HOPISCÍO?

 

Depois de muitas conversas e visitas na casa de vereadores, os secretários do centrinho aconselham o prefeito a indicar vereadora que gosta de comer jiló como presidente da Câmara Municipal. A mesa da Câmara Municipal seria composta por vereadores que não atormentaram o prefeito apoiando pedidos de comissões de inquérito e pedidos de cassação. O principal objetivo é ter condições de aprovar na Câmara Municipal recursos para montar o hospital municipal em Itapeva e colocar a tão organização de saúde para tomar conta com valores superiores que pagam na tarifa ZERO para jundia, projeto que o prefeito Mário Tassinari não tira da cabeça. Isso exclui a vereadora Áurea dos planos, que já disse que em todos os segmentos da sociedade pode haver loucos, mas não mentirosos. Os vereadores Laércio Lopes, Tarzan, Debora Marcondes também não fazem parte do acordo.

 

ESCOLAS SEM MÃO DE OBRA E ESTRUTURA

 

Vereadores perdem a paciência e alegam que a secretária da Educação e prefeito deveriam ficar uma semana em visitas nas escolas municipais analisando o que realmente as escolas municipais necessitam. Segundo o vereador Tarzan e outros vereadores, os professores e ADIs estão se desdobrando para dar conta do trabalho pedagógico, inclusive atendendo crianças alunos especiais sem laudos e sem terem apoio de outros funcionários qualificados para auxiliar nas atividades classe e extraclasse. Como o prefeito não aparenta se preocupar com a qualidade do ensino, mas somente com pinturas coloridas de escolas, construção de vestiários e quadras, a crítica procede e deve ser amplamente debatida por todos os setores ligados a educação municipal. Caso contrário as escolas municipais se tornarão um crechão descoordenado. 

 

A PRIORIDADE É DANÇAR

 

Outra reclamação é que dinheiro para contratações de professores de dança são liberadas pelo prefeito por meio de decretos de suplementação de despesas, mas contratação de professores para alunos especiais não há sequer previsão processos seletivos por parte do planejamento da Secretaria Municipal de Educação. O prefeito alheio ao que realmente ocorre na educação municipal não sinaliza nenhuma mudança e segue gastando sem dar nenhuma prioridade para reivindicações. 

 

CABIDE DE CARGOS NA EDUCAÇÃO

 

Após as polêmicas de criação de cargos ilegais para Escola de Música Hugo Belézia, as reclamações na rede de educação mencionam desde compra de computadores supostamente superfaturados, reformas desnecessárias e recriação ilegal de cargos extintos na Secretaria de Educação. Esse teria sido o principal erro que barrou a reforma administrativa na Câmara Municipal. O prefeito sabe sobre a recriação ilegal de cargo ou somente acredita que se trata de má vontade dos vereadores sobre a matéria? Horas extras e cargos irregulares na educação estará em xeque. Aguardemos.

 

CAMINHÃO DE DENÚNCIAS

 

Informações de que a Secretaria de Educação adquiriu um caminhão com preços acima do mercado tornaram o pedido de CEI da Educação anunciada esta semana mais forte na Câmara Municipal. A comissão especial de inquérito deve abordar várias denúncias, inclusive sobre construção e reforma de escola com produtos de quinta categoria usados pelos contratados. 

 

CEI DA CULTURA

 

Na mesma direção estão os vereadores sobre abertura da CEI da Cultura, que deverá colocar o prefeito em saia justa por ter assinado créditos de suplementação de receitas da Secretaria Cultura que bancaram aquisição de serviços de empresas sem regularidade para fornecimento de determinados serviços. Ano passado, o ex-vereador Marmo denunciou cifras acima de 1 milhão de reais para contratos de locação de equipamentos para eventos dos Natal de Luzes. Outros denunciantes ao decorrer do ano se sentiram lesados por contratações supostamente irregulares e denunciaram aos vereadores.   

 

PERDENDO OPORTUNIDADE

 

Prefeito ignora pedido de empresário que quer investir em Itapeva e passa o dia batendo papo com assessores sem atender representante de empresa com projeto de gerar 3000 empregos. Depois de procurar o gabinete o empresário ficou chateado por não ser atendido por assessores e prefeito. Por fim resolveu abrir o negócio em Capão Bonito a partir da dica de um vereador de Itapeva que também reclama não ter acesso ao gabinete.  

 

DESMATAMENTO DO PILÃO D'ÁGUA

 

Boletim de ocorrência lavrado denunciando mal uso do dinheiro público e depredação de bens públicos no Pilão d'Água chega ao conhecimento de vereadores. O autor do BO acredita que haverá movimentação para abafar o assunto afim de evitar que prefeito e secretários respondam por delitos ambientais. Na Câmara Municipal o assunto ficou parado por não ser prioridade no momento. 

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

 

Onde foi levada a madeira das árvores cortadas no Pilão D'água? Estima-se que o valor das madeiras das árvores cortadas seja elevado e não tenha sido inventariado pela Secretaria de Meio Ambiente após o desmatamento no parque. Todos afirmam que foi ordem direta do prefeito o corte de centenas de árvores no Pilão D'Água encarregando um determinado secretário de operacionalizar o desmatamento. Outros secretários e assessores envolvidos na reforma do casarão e parque afirmam que o casarão vai virar uma pizzaria e choperia, que projeto está nas mãos para quem quiser ver. Segundo um assessor, os prédios no parque Pilão D'água serão locados para bailes e baladas na noite, pois tem vereador reclamando que cidade não tem vida noturna aos finais de semana.

 

POSITIVO OPERANTE

 

Após reclamações a Polícia Militar agiu nas imediações da praça do Tropeiro, retirando de circulação drogados que estavam incomodando motoristas e pedestres nos cruzamentos. Por outro lado, a Guarda Civil Municipal não fez nenhuma ação no local e imediações de terrenos, onde aos finais de semana beberrões com som alto incomodam a vizinhança ao redor. A reclamação é recorrente.   

 

VEREADOR MATUZALÉM

 

Prefeito com secretários com as portas abertas para todos ouvirem suas gargalhadas faz comentários indecorosos chamando determinado vereador de Matusalém da política! A julgar pela idade dos vereadores somente um vereador se encaixa na descrição! Será que o vereador sabe que sua pessoa no gabinete é muito apreciada?   

 


Deixe um comentário