Editorial

A coluna que nenhuma comissão da Câmara Municipal pode cassar!

PAPO RETO

A grande atração da sessão ordinária da Câmara Municipal foi a presença do secretário Alexandre Ribas, responsável pela zeladoria urbana municipal e serviços de pavimentação e iluminação pública. Aparentemente o secretário, apesar de todo empenho e dedicação, não possui funcionários e equipamentos suficientes para dar conta dos serviços. O secretário foi bastante conciso na sabatina perante os vereadores, que são os grandes clientes da secretaria a cargo do mesmo. Resta saber se o departamento financeiro da prefeitura irá optar por fazer os investimentos solicitados pelo secretário, com sinalização positiva dos vereadores, ou se à exemplo do secretário Celinho Engue, será mais a passar o pires na Câmara Municipal e ficar de mãos abanando.

 

BURACOLANDIA

 

Não tem como negar que as ruas de Itapeva estão bastante esburacadas em diversas localidades, causando inclusive prejuízos aos motoristas e moradores. O prefeito e assessores de plantão não tem rodado a cidade visitado os bairros onde até avenidas de acesso estão com asfalto deteriorado em trechos que chegam até 30 metros. A manutenção de ruas, praças e limpeza da cidade precisa receber mais recursos para atender as demandas dos bairros. Aparentemente o prefeito prefere aplicar o dinheiro em obras faraônicas, mas nenhum centavo em obras e manutenção de primeira necessidade para população, como é o caso de pavimentação e recapeamento de ruas em todos os bairros, não apenas onde figurões do governo municipal residem próximo. 

 

COFRES VAZIOS

 

Aparentemente mesmo depois de praticamente ter cobrado ITPU duas vezes ano passado, após o lançamento de georreferenciamento de imóveis, a Secretaria Municipal de Finanças não quer ou não está em condições de investir recursos em benefício da população que paga impostos. A população clama por recapeamento de ruas, instalação de rede de esgoto nos bairros, melhoria no atendimento da UPA e execução de políticas públicas de geração de renda e moradia. Pelo visto os cofres da prefeitura estão esvaziando apenas para manter a folha de pagamento, contratos com gastos excessivos para bancar empreiteiras e prestadoras de serviços, além das recorrentes contratações emergenciais feitas quando algum problema que poderia ter sido evitado com manutenção preventiva surge batendo às portas do prefeito. O céu de brigadeiro acabou? Perguntar não ofende...

 

CONTRATOS CAIXA PRETA

 

Por falar em contratos, os vereadores deveriam estar atentos aos contratos emergenciais feitos sob dispensa de licitação em várias secretarias. As obras da prefeitura de construção de escolas, unidades de saúde, equipamentos públicos essenciais e serviços de manutenção, além das famosas revitalizações de prédios públicos ordenadas pelo prefeito, não seguem nenhum critério de planejamento e prioridade de uso de recursos do erário municipal. Obras como da construção do novo aterro sanitário que se arrastou por anos, construção da Casa Transitório não foram prioridades ficando em segundo plano frente à manutenção do Pilão D'Água, reforma do estádio municipal e aeroporto que estão sugando recursos que não tem nenhuma serventia de primeira necessidade para população, porém geram gastos elevados. Os investimentos que deveriam ser feitos nos setores de pavimentação urbana, manutenção e construção de pontes na zona rural e aplicação em infraestrura para melhorar o tráfego urbano e rural, e obras de contenção de fluxo de águas de chuva também não recebem nenhuma prioridade do prefeito e seus secretários e assessores prediletos. Já as contratações emergenciais e contratos feitos à toque de caixa estão a todo vapor!

 

OBRAS PARADAS

 

Até o momento a construção da ponte da Usina da Barra se resume ao vídeo do prefeito dizendo que a ponte seria construída. Ninguém consegue esclarecer por qual motivo a obra não deslanchou. A vereadora Áurea também cobra a construção de pontes e pontinhas no Faxinal, além de repetir feito papagaio sobre a construção do loteamento comercial, que se tornou em palco de tragédia em acidente com feridos de parque de diversões instalado no lugar sem a correta fiscalização do departamento de finanças, responsável pelo setor que autoriza uso de terrenos públicos para eventos particulares, ou seria o aclamado assessor do prefeito que liberou tudo sem precisar consultar ninguém? 

 

SEM PONTE E SEM ÁGUA

 

A vereadora Áurea também reclamou de que os poços artesianos prometidos e reprometidos pelo prefeito não foram feitos no Faxinal e Betânia. Desde a reclamação do sumiço de uma caixa d'água, por conta de um assessor que se considera gerente de obras do prefeito, que nenhum avanço nas perfurações e instalações de poços artesianos teve avanços em nenhum bairro da zona rural. A falta de água potável atinge gravemente também o Alto da Brancal e até mesmo as imediações do Kantian, local onde não sumiu nenhuma caixa d'água, mas aparentemente surgiu material de construção produto de demolição feita pela prefeitura. Será que a assessoria do prefeito tem algo a dizer sobre os sumiços de tanta coisa? Será que o prefeito sabe do que acontece nas obras que estão sob sua gestão? Pelo jeito ficar no sofá tapando o sol com a peneira é mais confortável. 

 

PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER

 

Por falar em prefeito que não toma pé da situação, será que a pressa de se torna milionário de um de seus assessores antes que a teta seque não lhe chama atenção? Diariamente os comentários de contratos estão sendo discutidos em botecos com assessores e prestadores de serviços, bem longe do conhecimento do prefeito vazam nos grupos de debates políticos repetindo conversas de corredor da prefeitura e câmara municipal. Parece que muita coisa está sendo varrida para debaixo do tapete, ou melhor dizendo, enterrada debaixo do piso de porcelanato do gabinete. 

 

JUDAS DO GABINETE

 

À medida que alguns trabalham com entusiasmo e dedicação para enriquecer, outros ocupantes de cargos se mantém no cargo feito vaquinhas de presépio satisfazendo-se por terem salários avantajados legislando em causa própria, ou apenas mantendo-se operante no mínimo necessário no expediente para manter em dia prestações de imóveis, carros financiados, pensões e contas de boteco. Em especial dois secretários chamam atenção nos últimos dois quesitos pela quantidade exorbitante de cigarros e bebida consumida em companhia de damas de reputação acima de qualquer suspeita. Pelo menos não estão invadindo terreno particular ou fazendo acordos lucrativos. No Poder Executivo uns pecam por ira, outros por preguiça, outros por avareza, outros por soberba, outros por luxúria... Que atire a primeira pedra quem não pecou! Somente na Câmara Municipal que existem santos no altar!

 

PAU TORANDO

 

A derrubada indiscriminada de árvores no parque Pilão D'Água finalmente está sendo analisada por vereadores que se preocupam com a correta destinação e uso do patrimônio público municipal. A obra de suposta revitalização e abertura para uso da população não passou de promessa descumprida do prefeito. Os planos de revitalização do Pilão D'Água foram abandonados, não tendo nenhum secretário a frente do projeto, o que propiciou que assessor tivesse facilidade em comandar o descarte de madeiras retiradas do local, conforme apontamentos encaminhados ao conhecimento do Ministério Público e agora de vereadores interessados em esclarecer o assunto. 

 

LIXO NO LUGAR ERRADO

 

A mídia marrom ao noticiar o acidente no parque de diversões instalado nas imediações da Vila Isabel, em terreno da prefeitura, não se fez nenhuma menção de que o local está nas proximidades de área de preservação permanente. Aparentemente não houve consulta prévia na Secretaria de Meio Ambiente, sendo instalado o parque de diversões, que como qualquer atividade gera descarte de lixo, necessitando desta forma de fiscalização do departamento. O local, antes do funcionamento do parque de diversões, era recorrentemente local de descarte de lixo e nos arredores há construções dentro de área considerada como de preservação. Nenhuma providência das secretarias responsáveis foi adotada para coibir invasão de terreno público e edificações clandestinas, muito menos o descarte de lixo nas imediações do terreno. 

 

CEMITÉRIO DE ANIMAIS

Ativista da causa animal acusa secretário e vereador de invadirem propriedade do marido sob pretexto de flagrante de cemitério clandestino com cadáveres de gatos. Segundo fontes, a acusação pode colocar o prefeito em apuros, pois informações apontam para o conhecimento prévio do mesmo sobre o assunto. A ativista também reclama que sofre retaliações do departamento de vigilância sanitária do município, após ter denunciado o prefeito por omissão e negligência na execução de contratos de apreensão e alojamentos de animais, que deu origem ao flagrante do Ministério Público e comissão processante para cassar o prefeito. 

 

PERSEGUIÇÃO e RETALIAÇÃO

 

A história fica cada vez mais complicada, após gravações da presença do secretário e vereador terem vazado nas redes sociais, dando motivo para associar o flagrante na mesma semana que a votação do relatório final sobre maus tratos da comissão processante seria realizado. No mesmo dia da votação, a ativista da causa animal acusou publicamente o prefeito de uso da máquina pública para perseguição em retaliação contra sua ONG de proteção animal. O assunto fervilha nas redes sociais e torna a reputação do prefeito cada vez mais negativa perante a população. Ladeira abaixo com grande reprovação do seu governo.

 

PAGAMENTOS ATRASADOS

 

Empresas de transporte escolar reclamam de atrasos constantes no pagamento de contratos. Segundo relatos, o alto escalão da Secretaria de Educação manifestou que poderia rescindir contratos caso as reclamações não parassem de ocorrer. Foi prometida uma nova licitação, mas que segundo os empresários do setor de transporte escolar, selecionaria de maneira injusta as empresas que podem vencer o certame. A situação vem se acirrando desde o início do ano, porém devido a troca de secretários, muitas negociações ficaram prejudicadas e sem desfecho consensual entre transportadores e Secretaria de Educação.

 

DOCUMENTOS ATRASADOS

 

Em outra reclamação foi dito que a documentação de um ônibus da secretaria de Educação está vencida desde o ano de 2021. Segundo relatos, o veículo está sem uso e parado no gramado da central de distribuição há semanas. Nenhuma providência de regularização parece ter sido tomada pelo departamento de transporte escolar. Outro caso que chamou atenção foi a ausência de monitores para alunos especiais nas linhas de transporte escolar da zona rural. A comissão de Educação da Câmara Municipal deve entrar em ação para avaliar a situação. O descaso persiste.

 

POSIÇÃO DE INSTRASIGÊNCIA

 

Foi desta forma que o vereador Tarzan se referiu ao prefeito ao abordar assuntos que não estão sendo solucionados pelos secretários prediletos do mesmo. Ao tratar dos depoimentos relacionados a comissão do camelô, o vereador ainda alegou que o secretário de Finanças pode ter incorrido em prevaricação, ao não executar cobranças de impostos e taxas, ou por simplesmente não aplicar punição ao comércio de produtos considerados como falsificados. Outro assunto que o vereador fez questão de apontar foi o sumiço de materiais de construção do recinto, após a demolição. Tem muita gente que chupa o sangue da prefeitura pelo visto. 

 

APOSTA ARRISCADA

 

O secretário de Finanças é considerado como pré-candidato a prefeito, com apoio do atual prefeito Mário Tassinari, cuja reprovação está elevada perante a população há meses. Nada que uma guinada na área de comunicação desse jeito, mas o prefeito sempre aposta na assessoria amadora no setor. Segundo os vereadores, lançar como pré-candidato o "Paulo Guedes genérico" a prefeito é uma piada bastante engraçada tendo em vista a tendência de não fazer o sucessor ser de cerca de 80%. O prefeito tem levado a tira colo o secretário de finanças para todos eventos que participa, menos um que é assunto exclusivo do prefeito e assessoria. 

 

BOM SENSO CRÍTICO

 

O vereador suplente, Milton Nogueira defendeu o bom senso crítico da população ao avaliar e considerar o seu voto favorável ao prefeito no processo de cassação. Segundo o vereador a opinião dos corneteiros de grupos de debates políticos além de sem embasamento é agressiva, desproporcional aos assuntos tratados, infectando o ambiente de debate político de agressividade desnecessária. O nobre edil tem toda razão, até porque há vereadores que acreditam existir oposição violenta até da imprensa ao prefeito. Quando na verdade isso se trata de independência crítica e bom senso. Todos vereadores deveriam adotar essa postura, não há contra indicações...

 

QUEM SERÁ?

 

Na Câmara Municipal um dos vereadores foi apelidado carinhosamente de "Shrek Cor de Rosa" pelos funcionários... 

 

Deixe um comentário