Editorial

Rádio Peão News - Edição 10 de Junho

ORÇAMENTO SECRETO | Os vereadores mais astutos estão muito atentos aos gastos das secretarias que aparentam nesse momento ter muitas obras e serviços em andamento, mas estão pagando contratos que fogem do rigor das regras de licitação por serem contratações emergenciais ou com valores acima das cotações de mercado, com prestações de serviços que não correspondem aos pedidos e necessidades das secretarias. 

PENTE FINO | Ficou evidente a partir de relatos de vereadores na tribuna que as secretarias de Obras e Agricultura estão passando por uma minuciosa auditoria de comissões do Poder Legislativo, com pedidos de relatórios dos vereadores aos secretários. Se houver indícios de alguma irregularidade os vereadores não hesitarão em abrir uma comissão especial de inquérito para aprofundar as apurações. A boa prática de fiscalizar nunca é demais quando contratante e contratados estão dentro da legalidade.

FISCALIZAR SIM, ABAFAR E BARGANHAR NÃO| O péssimo hábito político do baixo clero do Poder Legislativo é descobrir alguma irregularidade incontestável e abafar, transformando a fiscalização e descoberta de ilegalidades em barganha política de cargos e favores perante o Poder Executivo. A depender da gravidade da irregularidade apontada por vereadores, o prefeito e seus articuladores políticos concedem favores e cargos aos mesmos em diversas repartições da prefeitura. Talvez seja esse o motivo da reforma administrativa não caminhar e muitos secretários evitarem de enviar respostas de requerimentos dentro do prazo. 

DENUNCIADOR GERAL MUNICIPAL | A inércia dos vereadores combinada com prática de barganha política a partir do uso das atribuições de fiscalização fez surgir em Itapeva a figura do "Denunciador Geral Municipal". O vereador Paulo Roberto Tarzan criou o cargo de forma satírica alegando que o cidadão Dr Maurício Coelho é ocupante do cargo, tendo em vista a quantidade exorbitante de denúncias que o mesmo promove perante os órgãos de controle e fiscalização, como Controladoria Geral Municipal, Ministério Público, CETESB, Polícia Federal, ANAC dentre outros. Lembrando que, foi a partir das denúncias de corrupção que não prosperaram na Câmara Municipal por intermédio de vereadores imbuídos do dever de fiscalizar, que Maurício Coelho recebeu informações e passou a investigar o caso das notas frias do governo Cavani III. O resto da história a população conhece.

O XERIFÃO DA GARAGEM | Quando Mário Tassinari como vice-prefeito assumiu a prefeitura, nomeou Maurício Coelho para cargo de confiança na Educação, onde fez grande trabalho de manutenção da frota de transporte e revisão de contratos de linhas de transporte de alunos. Depois disso, foi trabalhar na garagem municipal, com a mesma atribuição de zelador de equipamentos e máquinas, mas quando ele sentiu cheiro de coisa errada na garagem e relatou aos secretários, eles ficaram incomodados e depois o prefeito atendendo pedido dos secretários mandou o famigerado Maurício para o olho da rua. O que Maurício descobriu de errado foi capa de jornal logo depois de um acidente com caminhão de lixo que ele alegava por meio ofícios estar com manutenção fora do prazo previsto.     

GALINHADA NO FAXINAL | Moradores do Faxinal, somente os que receberam água em suas casas graças aos esforços da vereadora Áurea, realizaram uma janta com galinhada para comemorar. A vereadora Áurea estava presente na galinhada e fez questão de convidar o assessor do prefeito, que segundo informações foi na comemoração com veículo oficial da prefeitura e afirmou que em breve estará milionário por conta recebimento de comissão de venda de uma fazenda. A vereadora mesmo sabendo que a festa era particular e mesmo sabendo que o assessor usou o carro da prefeitura para ir até a comemoração, fez questão de não ver. Os 55 moradores que ficaram de fora do projeto de instalação de encanamento no Faxinal avisaram que vão tomar café no gabinete do prefeito. O motivo é que além de estarem sem água nas casas até hoje, estão tentando engolir até hoje o sumiço da caixa d'água que foi parar no rancho de amigo do assessor. O prefeito vai cozinhar o galo até quando?  

ROLÃO A SER ESCLARECIDO| A vereadora também foi convocada para prestar depoimento referente à denuncia encaminhada ao Ministério Público sobre supostas irregularidades na execução do projeto de instalação de tubulação no Faxinal e porque dezenas de moradores do bairro não foram contemplados com instalações de encanamento de água. O assunto foi tratado preliminarmente na assembleia da associação de moradores do Faxinal, onde houve apontamento sobre a instalação irregular da caixa d'água em rancho do amigo do assessor e posterior ação da vereadora cobrando o prefeito para colocar a caixa d'água em local correto atendendo a comunidade. O assessor também deverá ser convocado a depor segundo informações. Será que vem mais uma recomendação de exoneração pela frente? 

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS | Por muito menos o prefeito exonerou dois cargos da garagem, um por colocar pedras em terreno particular na zona rural, outro por azucrinar demais a cabeça dos ex-secretários Margarido e Noel Leitão com fofoquinhas diárias. Mas quando o assunto diz respeito ao assessor criador de confusões o prefeito passa pano e abafa. Talvez o promotor faça alguma espécie de recomendação administrativa sob pena de processo. Diante disso, quem sabe o assessor tenha o mesmo destino do ex-secretário de Esportes, Robson Leite, que ocupava o cargo sendo réu da Lei da Ficha Limpa, e que foi exonerado do cargo sob risco do prefeito ser processado por improbidade administrativa. Será que compensa o prefeito sujar sua reputação para safar os indicados envolvidos em graves falhas? Perguntar não ofende...

CÉU DE BRIGADEIRO NA CÂMARA MUNICIPAL | Por falar em dois pesos e duas medidas, os vereadores, por maioria, incluindo os que são contra aumento de salários de prefeito e secretários, aprovaram o pagamento de décimo terceiro salário e abono de férias para todos vereadores. A lei deve ser vetada pelo Poder Executivo, pois entre os vereadores beneficiários inclui-se os que já recebem remunerações do INSS de aposentadoria com décimo terceiro, o que seria uma espécie de repetição de pagamento de beneficio trabalhista ao mesmo CPF, sendo supostamente uma fonte de enriquecimento indevido. Deve ser por isso que os vereadores são contra a gastança de dinheiro do prefeito com obras supostamente superfaturadas, com criação de cargos por meio de reforma administrativa e aumento de impostos. O prefeito tem que dividir o brigadeiro com os vereadores. Caso contrário pedem a cassação do prefeito até por demolir o que laudo já dizia que iria desabar.

CORNO POLÍTICO | Se o prefeito Mário Tassinari não tiver culhão para vetar o abono de férias do vereadores que dizem que o trabalho não para, se não tiver tinta na caneta para vetar o pagamento do décimo terceiro dos vereadores, fica muito na cara que o prefeito tem que pegar seu par de chinelos e vazar da prefeitura. Quando é vítima da chantagem dos vereadores com a faca no pescoço dele, o prefeito exonera meia dúzia de secretários e concede cargos para base e oposição se acalmarem. Agora depois que se livrou de dois pedidos de cassação o prefeito vai fazer o povo pagar regalias para vereadores chantagistas e maledicentes que agem contra ele? Somente sendo corno político para não vetar a regalia.

MORAL BAIXA | Depois de anos falando em valorizar servidores municipais o prefeito não consegue produzir a tão falada reforma administrava e cede a pressão dos vereadores para não encaminhar o projeto de lei para Câmara Municipal. Os funcionários municipais estão com a moral baixa, pois esperavam que o prefeito Mário Tassinari ao menos tivesse reconhecimento por funcionários que ocupam posições estratégicas no seu governo concedendo para eles melhores remunerações pelos serviços prestados desde o começo do seu mandato. Pelo jeito é mais fácil o prefeito conceder regalias para vereadores e procuradores que legislam em causa própria do que valorizar os demais funcionários que estão trabalhando nas secretarias sem terem cargos e salários condizentes com o trabalho que fazem. Mais um tiro no pé do prefeito com fama de ingrato.

INGRATIDÃO | Por falar em ingratidão, nada mais espanta sobre a mudança de comportamento de Mário Tassinari depois que foi eleito prefeito em 2020. Antes de 2021 o prefeito era aberto ao diálogo e grato por ser ajudado logo que assumiu a prefeitura por todos que apostavam em seu governo. Depois de eleito e por estar rodeado de má companhias e por não ter humildade de aceitar críticas, principalmente de pessoas que apoiaram a candidatura para prefeito e por dizer a verdade para o bem do próprio prefeito e governo da cidade. O prefeito Mário Tassinari incentivou dois bajuladores a denunciarem reportagens do jornal No Alvo. Como se houvesse algo de ilegal em exercer a atividade jornalística de forma independente, opinando e informando a população sobre os bastidores da política municipal, incluindo as decisões equivocadas do prefeito. Como diz o ditado: Se quiser por à prova o carácter de um homem, dê-lhe poder.

A BRUXA ESTÁ SOLTA | Por falar em bajuladores que são pedra de tropeço para o prefeito, até o momento mais crítico para saúde do secretário Luiz Fernando Tassinari é motivo para intrigas de gabinete. O problema cardíaco que pegou o secretário de surpresa foi considerado pelas más línguas do Paço Municipal como feitiçaria de um ex ocupante de cargo que supostamente mexe com ocultismo e quer a qualquer custo retornar ao convívio do gabinete, sendo o cargo de secretário de chefe de gabinete ocupado por Luiz Tassinari muito cobiçado. Outros dizem que Luiz Tassinari viu uma assombração no gabinete e quase morreu de susto com seu coração saindo pela goela. Seja como for, que ele volte recuperado para suas funções e benzido contra qualquer mal olhado e bruxaria da politicagem.

CASA DE FERREIRO ESPETO DE PAU | O vexame de fiscais de postura que repentinamente chegaram no Fórum de Meio Ambiente, promovido pela prefeitura no Pilão D'água, para multar e apreender mercadorias de vendedor sem selo de inspeção municipal e alvará de funcionamento do evento, constrangeu vereadores e secretária de Meio Ambiente. Os vereadores Preto Vasco, Roberto Comeron e Milton Nogueira estavam presentes no evento. A secretária, aparentemente alheia a situação, ficou sem respostas quando foi questionada sobre permitir que vendedores de produtos de origem animal de outras cidades vendam produtos sem certificação no município, ao mesmo tempo que não se regulariza os produtores de Itapeva com o selo do Serviço de Inspeção Municipal, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura. Que saia justa e gafe! 

VINGANÇA | Como sempre o assunto rendeu piadas nos bastidores por parte dos vereadores. A investida da fiscalização teria sido ordenada pelo secretário de Finanças, que não tendo comparecido no evento ao lado do prefeito.  O hábito de ser o chaveiro do prefeito em todas reuniões e visitas se tornou piada por ser indicado como pré-candidato a prefeito. Por isso a piada que o secretário resolveu mandar a fiscalização agir sem dó nem piedade como ato de vingança. 

ESPETO CORRIDO | Coube aos vereadores abrandar a fiscalização e depois tirar sarro da desorganização do evento. O assunto rendeu comentários até nos departamentos de fiscalização sanitária e estabelecimentos comerciais de alimentos que recebem fiscalização de rotina sem direito a reclamações. Estranho mesmo foi o filhinho de ambientalista pago pela prefeitura sair despirocado acusando o "denunciador geral municipal" de ter sido o estopim do fato. Quem estava sem autorização de trabalho e irregular era a barraca de churrasquinho e não o "denunciador geral municipal" que pelo visto é financiado por uma grande herança.

SÃO CRISTOVÃO ROGAI PELAS RUAS DE ITAPEVA! | No próximo dia 25 de Julho, dia de São Cristovão padroeiro dos motoristas, os motoristas habilitados e pagadores de IPTU de Itapeva deverão fazer uma grande procissão pela cidade implorando para São Cristovão intervir na prefeitura. A súplica é para que o prefeito Mário Tassinari milagrosamente crie juízo e invista o dinheiro do IPTU para tapar os buracos das ruas da cidade. Se depender do secretário de Finanças aspirante a prefeito o dinheiro do IPTU deverá apenas pagar contratos emergenciais de recape sem licitação e contemplar apenas pedidos de vereadores onde eles tem amigos eleitores com imóveis, ou como foi na Avenida Europa, onde reside a vice-prefeita, deixando restante da população pagando IPVA e IPTU e demais taxas de licenciamento sem receber os serviços públicos que são necessários na cidade. São Cristovão rogai por nós!!!

INTERVENÇÃO DIVINA | Por falar em intervenção, depois da confusão criada pelo prefeito perante o conselho da Santa Casa, ao tentar nomear o famoso "supremo procurador municipal" como administrador do hospital, o prefeito resolveu ficar quieto e parar de perturbar sobre o assunto. Tudo leva a crer que o prefeito recuou e calou-se para evitar os holofotes sobre o assunto. No entanto, na Câmara Municipal, desconfiam que o prefeito esteja tramando uma nova intervenção na Santa Casa. Se isso realmente chegar a acontecer, Itapeva precisará de intervenção divina, pois de boas intenções o inferno está cheio, assim como o gabinete do prefeito também está cheio de diabinhos com boas intenções. 

Deixe um comentário