Editorial

RÁDIO PEÃO NEWS: Denúncias de corrupção abalam Prefeitura, enquanto população exige transparência e ação!

TIRO PELA CULATRA

 

Depois de usar o cargo de prefeito para impor propostas de demissões de desafetos pessoais da direção do hospital e posterior indicação de cargos, inclusive para parentes, na Santa Casa, as atitudes hostis do prefeito Mário Tassinari em reuniões com a direção do hospital causaram uma avalanche de desgastes. Após romper o acordo de gestão compartilhada proposto pelo Poder Executivo, o prefeito resolveu unilateralmente alterar datas de pagamentos e bloquear repasses de recursos de responsabilidade da Secretaria de Saúde requeridos pela Santa Casa para manutenção mensal dos serviços de urgência e emergência. A intenção obviamente era falir a Santa Casa, para poder intervir no hospital e obter controle total sob a instituição. 

 

REMÉDIO AMARGO

 

A vereadora Áurea, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, cansada de uma série de reuniões contraproducentes e exaustivas com gestores da Santa Casa, prefeito e secretários, marcadas por insultos do prefeito nas reuniões e propostas descumpridas pelos secretários de Saúde e Finanças, resolveu aplicar como solução amarga contra Mário Tassinari: Pedido de cassação de mandato e caso o prefeito não chegue em um acordo de manutenção dos serviços da Santa Casa em 90 dias, a cassação do prefeito Mário Tassinari deverá ser efetivada. 

 

DÍVIDA MILIONÁRIA

 

Em reunião com o Promotor de Justiça ficou estipulado que as alterações de datas de repasses feitas pela Secretaria Municipal de Finanças e planejamento de cirurgias eletivas à cargo da Secretaria Municipal de Saúde poderão ser objeto de ação civil pública de improbidade administrativa, caso os secretários das respectivas pastas não prestem esclarecimentos ao Ministério Público e optem por contrapartidas justas em relação a Santa Casa. Segundo os vereadores Tarzan e Áurea, a Santa Casa deve vencer uma ação judicial em face da Prefeitura. Os valores devidos pela Prefeitura para Santa Casa podem atingir a cifra de 50 milhões, o que invibiliza ações do governo municipal para este e próximo mandato.

  

SUSPEITA DE CORRUPÇÃO

 

O Ministério Público também acolheu denúncia encaminhada pela Câmara Municipal em face de assessor do prefeito Mário Tassinari acusado de direcionamento de contratações e fraude em licitações. Após acatar a denúncia, a promotoria enviou para Corregedoria Municipal pedido de prestação de esclarecimentos por parte de todas as secretarias que estão sendo obrigadas a prestar contas de gastos executados com empresas com as quais o assessor foi flagrado combinando valores de contratos e propostas de preços de serviços em contratos emergenciais e atas de serviços. Apesar da grave suspeita de corrupção sobre o assessor que causa grande desgaste para reputação de idoneidade do serviço público municipal, o prefeito Mário Tassinari insiste em manter o assessor no cargo.

 

SECRETÁRIO ENCRENQUEIRO

 

O vereador Saulo investiga as viagens mal explicadas e reclamações de expositores e empresas contratadas para prestar serviços na feira de agronegócios promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura. Uma série de pagamentos mal explicados e serviços ofertados no evento colocam o secretário municipal de Agricultura como pivô das reclamações das empresas e participantes do evento. Segundo o vereador, além dos gastos mal explicados com viagens e eventos, o secretário municipal de Agricultura destratou funcionários e participantes do evento, chegando ao ponto de destratar até o gerente da agência local do Banco do Brasil, parceiro do evento e grande patrocinador das políticas públicas da agricultura familiar no município. O secretário municipal de Agricultura foi denunciado pelo vereador na Corregedoria Municipal. Caso confirmadas as denúncias, o prefeito Mário Tassinari poderá responder junto com seu secretário por improbidade administrativa.

 

ESCOLAS SEM REFORMA

 

Apesar da CEI da Educação, conduzida pela vereadora Débora Marcondes, as escolas municipais se encontram estado deplorável de conservação. De acordo com informações, as obras de reformas de seis escolas municipais, incluindo escolas da zona rural, estão em atraso devido problemas de contratação de serviços de engenharia. Apesar disso, a Secretaria Municipal de Educação investiu valores milionários com compra de plataformas de treinamento de professores e computadores, que poderiam ter sido adquiridos gratuitamente pelo governo estadual, conforme relato da vereadora.

 

REFORMA DE ESTÁDIO & FESTA

 

Se reforma de escolas e investimentos em saúde não são prioridades para o prefeito Mário Tassinari, a reforma de estádio e construção de arena de eventos são. Conforme relato de vereadores, o prefeito deve gastar cerca de 2 milhões com a reforma do estádio municipal e montagem de equipe de futebol amador, por meio da Secretaria de Esportes. O prefeito também deve autorizar o gasto de mais 2 milhões para a festa de aniversário da cidade, por meio da Secretaria de Cultura. A população ao tomar conhecimento do assunto durante as sessões da Câmara Municipal se manifestou nas redes sociais criticando o prefeito Mário Tassinari.    

 

UPA EM CRISE

 

Reclamações que a UPA se tornou em uma espécie de ambulatório municipal com pacientes internados em cadeiras reclináveis por dias seguidos deverão ser apuradas pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Relato de paciente com problemas renais que ficou durante 4 dias internada na UPA, em cadeira reclinável, que deveria ser usada para aplicação de medicamentos durante tratamento de pacientes deve ser a base da investigação. As reclamações de mal atendimento e demora excessiva no atendimento de pacientes vem causando graves reclamações sobre a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde, a cargo da vereadora Vanessa Guari, que apesar das reclamações conta com apoio de vereadores da base do prefeito Mário Tassinari.

 

OBRA PARADA

 

A reconstrução da ponte da Usina da Barra continua parada mesmo após o prefeito Mário Tassinari anunciar que a segunda colocada no certame de licitação assumiria a obra. A empresa alegou que não possui contrato com a Prefeitura para operar as obras de reconstrução da ponte e que foi apenas consultada para explicar o projeto que seria utilizado para reconstruir a ponte caso o contrato for firmado. Determinado vereador, conhecido por ser assessor de imprensa do prefeito, anunciou a obra como retomada, porém os vereadores de oposição desmascararam mais uma fake news do vereador porta voz do prefeito na Câmara Municipal. A obra segue parada e zona rural abandonada.

 

OBRAS ILEGAIS

 

Em outra denúncia que está sendo averiguada, há indicativos que máquinas que estão prestando serviços para Prefeitura nas imediações do Pilão D'água estariam supostamente fazendo também serviços em área particular sob alegação que o empresário dono da propriedade teria feito um acordo com o prefeito de empréstimo de máquinas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e diretoria de serviços da Secretaria de Administração Regional, as obras estão de acordo com projetos que ainda foram aprovados perante os órgãos responsáveis, pois seriam apenas obras de limpeza do interior do parque Pilão D'água, sem haver danos ambientais e dependências do parque. O prefeito pretende instalar uma pista de acesso da rodovia direta ao parque e transformar o parque em local de comércio, porém ação judicial contesta e impede a ação do prefeito até o momento. 

 

Deixe um comentário