Editorial

CRISE NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL: Falhas na gestão financeira, atrasos em repasses para a Santa Casa e polêmicas envolvendo vereadores estremecem relação entre Poder Executivo e Legislativo de Itapeva.

INQUÉRITO DA SANTA CASA

 

Depois de inúmeras tentativas de acordo com o prefeito Mário Tassinari em relação aos repasses financeiros para Santa Casa, a promotoria decidiu abrir inquérito para apurar a insuficiência de recursos financeiros repassados pela Prefeitura para a Santa Casa. O vereador Tarzan fez a leitura do procedimento na íntegra durante sessão da Câmara Municipal levando ao conhecimento da população a gravidade da situação que obrigou o Ministério Público a intervir na situação cobrando esclarecimentos e ações do Poder Executivo.

 

SECRETÁRIA INDEPENDENTE

 

Conforme relato do vereador, ao comentar o inquérito proposto pelo Ministério Público, foi comentado que a secretária de Saúde, Vanessa Guari, é a favor aos reajustes de repasses para Santa Casa. Posição que notoriamente contraria o posicionamento do prefeito e outros secretários encarregados do assunto.

 

DESACORDO

 

Em reunião posterior, na Câmara Municipal com representantes da Santa Casa e Poder Executivo, o secretário de Finanças reclamou repetidamente de falta de informações em relatórios apresentados pela Santa Casa. Imediatamente um membro da diretoria da Santa Casa, irritado com as reclamações do secretário, alegou para que ele fosse pessoalmente consultar as informações na Santa Casa que não tem nada a esconder. Após breve discussão acalorada, a reunião prosseguiu sem Poder Executivo e Santa Casa chegaram mais uma vez a um consenso.

 

DESCASO COM A EDUCAÇÃO E SAÚDE

 

Informação relatada por vereadora, durante a sessão, que atletas foram transportados com veículo cedido pela Secretaria Educação, atendendo pedido de outra secretaria, causou pressão sobre o prefeito que nada sabia sobre o assunto. Segundo a vereadora, alunos portadores de necessidades especiais ficaram sem transporte naquele dia para atividades pedagógicas devido ao empréstimo do veículo para transporte de atletas. O mesmo fato aconteceu em relação a Secretaria de Agricultura, que usou carro de outra secretaria para viagem para outro estado, sob justificativa de buscar palestrante de evento, comprometendo com a isso viagem de compromisso de pessoas que fariam exames em São Paulo.

    

ATRASOS NO PAGAMENTO

 

De acordo com a vereadora Débora Marcondes, causou pânico nos funcionários públicos municipais o atraso do pagamento neste último mês. Muitos funcionários alegam que a Prefeitura tem mais empenhos do que dinheiro em caixa, o que pode comprometer a gestão financeira de programas sociais como o Renda Mínima e folha de pagamento. Enquanto isso, seguem os comentários que o dinheiro está curto e a folha de pagamentos está cada vez mais longa.  

 

ATRASO DE PAGAMENTO NO TRANSPORTE ESCOLAR

 

Também foi comentado sobre os transtornos causados pelo atraso do pagamento de contratos de transporte escolar nos últimos meses. A situação se repete desde que houve troca de secretários na Educação e mudança de cargos no departamento de transporte escolar. Anteriormente o departamento de transporte escolar era reconhecido pela eficiência em pagar em dia os contratos e manter em dia as inspeções de segurança e documentos dos veículos contratados. Como o prefeito não visita nenhuma secretaria ele não sabe do que está acontecendo...

 

ATRASO EM OBRAS

 

A Secretaria de Educação também vem sendo questionada por vereadores sobre os atrasos em reformas e construções de escolas. Na mesma situação emblemática a Secretaria de Obras também tem sido acionada para explicar sobre as 107 moradias do Jardim Bonfigliori que estão com andamento em ritmo lento, com poucos funcionários no canteiro de obras, além de questionamento sobre as dimensões das casas que estão sendo construídas. Se na casa couber o ego de prefeito e secretários tudo leva a crer que serão casas grandes.

 

PÃO & CIRCO

 

Em reunião a portas fechadas de secretários com organizadores do evento de aniversário da cidade ficou bastante evidente que assunto relativo ao suposto uso de máquinas e pedras de secretarias incomodou ambas as partes e causou desentendimentos no Paço Municipal. Em meio a crise financeira da Santa Casa, o prefeito aposta na festa para desviar as atenções em uma cidade que não tem nada a comemorar neste ano diante dos graves problemas enfrentados pela população que não recebe serviços públicos municipais de saúde com qualidade.    

 

MANDA QUEM PODE...

 

Diretora de determinada secretaria vem criando insatisfação nos funcionários por alegarem que ela manda mais que o próprio secretário, que é indicado político de vereador. Segundo os comentários o prefeito não sabe o que se passa nas secretarias porque nunca visita nenhuma em dia de expediente para conhecer como os trabalhos são feitos e quais as reivindicações dos funcionários que possuem conflitos com assessores e ocupantes de cargo em comissão.  

 

REI DA CAÇAMBA

 

Vereador agraciado com três caçambas de lixo nas imediações de sua residência foi motivo de reclamação na prefeitura. A população do Bairro de Cima está indignada que haja três caçambas na rua da casa do vereador e nenhuma nas demais ruas do bairro. Os moradores disseram que irão jogar o vereador dentro da caçamba e expulsar ele do bairro e nunca mais votar nele. O vereador ao saber da reclamação desconversou.  

 

CAPACHO

 

O vereador Robson Leite se tornou saco de pancadas por causa de seus posicionamentos imprudentes em defesa do prefeito e sobre informações que repassa em sessão que são contraditadas por outros vereadores. Centenas de críticas de cidadãos e vereadores durante as sessões da Câmara Municipal se tornaram rotina sobre os posicionamentos e comportamento de capacho do vereador que é considerado como maior conselheiro político do prefeito. Diante das críticas o vereador nada comentou sobre a assessora que estava em shopping em Sorocaba em dia de expediente. 

 

VEREADOR LEITOR

 

O nobre vereador Tarzan comentou que é leitor assíduo desta coluna, deixando claro que a circulação de informações e notícias dos bastidores da política e administração pública municipal pega de surpresa os mais desinformados, que muitas vezes incluem até o prefeito e vereadores. Lembrando que o papel da imprensa é não apenas noticiar e opinar sobre os fatos de interesse público, mas também fiscalizar e informar a população, até mesmo sobre acontecimentos que muitos políticos fazem questão de desviar o foco ou varrer para debaixo do tapete, pois não possuem interesse em divulgar para o povo. Agradecemos ao nobre vereador por ser nosso leitor e por ser um dos raros edis a contribuir com posicionamentos embasados ao debate público sobre assuntos de interesse geral do povo de Itapeva.        

 

Deixe um comentário