Editorial

Crise em Itapeva: Vereadora Áurea revela manobras políticas e gestão controversa do Prefeito Mario Tassinari

RÁDIO POP PEÃO

Em entrevista concedida a emissora Pop FM, a vereadora Áurea esclareceu todos os pontos controversos sobre o impasse envolvendo o prefeito Mário Tassinari e Santa Casa de Itapeva. Considerando as declarações da vereadora tudo leva a crer que o principal empecilho para haver acordo e harmonia no relacionamento entre a Santa Casa e Prefeitura é o próprio prefeito Mário Tassinari. Como o prefeito não presta contas aos cidadãos sobre suas atitudes em relação a Santa Casa prevalece a opinião de quem abre a boca para tratar do assunto publicamente sem medo de dar a cara a tapa, como é o caso da vereadora Áurea e provedor da Santa Casa, dentre outros.

BLOQUEIO DE PAGAMENTOS

A vereadora relatou que os pagamentos de repasses municipais, estaduais e federais, como emendas parlamentares, estavam sendo bloqueados pelo departamento financeiro da Prefeitura por ordem expressa do prefeito. Em reunião com o Ministério Público, o promotor por meio de abertura de um processo de ação civil pública, determinou ao prefeito e secretário municipal de Finanças que fossem feitos os repasses e pagamentos retidos de emendas parlamentares à Santa Casa.

CHANTAGEM

Tudo leva a crer que o sub financiamento da Santa Casa por parte da Prefeitura de Itapeva era uma estratégia chantagista para levar a entidade ao ponto de entregar todos os cargos de direção conforme vontade do prefeito Mário Tassinari. O prefeito antes de romper o acordo de gestão compartilhada do hospital, insistia veementemente em nomear o ex-procurador geral municipal para cargo de administrador do hospital. O prefeito também indicou o irmão, que é seu chefe de gabinete para o mesmo cargo. Ambas as indicações foram recusadas pela irmandade da Santa Casa, que julgou as indicações como um meio de controlar o hospital conforme os caprichos do prefeito em troca de liberação de repasses de recursos públicos obrigatórios por parte da Prefeitura.
 
REMÉDIO AMARGO

A vereadora Áurea alegou que está decepcionada com as atitudes do prefeito Mário Tassinari em relação as tratativas do setor de saúde pública. O excesso de reuniões em que o prefeito prometeu seguir planos de metas para auxiliar a Santa Casa foram todos descumpridos por ele mesmo, segundo relato da vereadora. Para buscar uma definição a vereadora afirma que apoia incondicionalmente o pedido de cassação de mandato de Mário Tassinari como um "remédio amargo" que precisa ser usado para resolver a situação da Santa Casa e descaso do prefeito em relação as políticas públicas municipais do setor de saúde. 

CASO DE POLÍCIA

O caso dos prints e áudios com conversas suspeitas de fraudes em licitações e contratos entre assessor do prefeito com empreiteiro se tornaram assunto de inquérito policial. O motivo da abertura do inquérito é fazer uma investigação para apurar ameaças feitas ao cidadão que levou a conhecimento da Câmara Municipal o material com as informações. Segundo comentários, o relator da comissão que conduz o assunto na Câmara Municipal vem sendo manipulado pelo assessor para que a comissão especial de inquérito seja abafada e termine arquivada resultando em impunidade.

ZOOLÓGICO MUNICIPAL

A Câmara Municipal poderá se tornar em zoologico ou pizzaria, porém segundo um vereador muito influente, o assessor do prefeito não deve ser o único investigado pela comissão especial de inquérito. Conforme palavras de vereadores "outros bichos" devem ser investigados. Outros assessores e secretários estão na mira das investigações e podem se encrencar caso as investigações aprofundem contratos e licitações com suspeitas de ilicitude. Quem tiver felinos e galináceos de estimação que se cuide como disse uma vereadora!     

FESTA ESTRANHA COM GENTE ESQUISITA

Fotos da secretária de Saúde, Vanessa Guari, cercada de apoiadores para sua pré-candidatura à prefeita chamaram a atenção do público nas redes sociais. Os comentários desabonadores tomaram conta das redes sociais tendo em vista que a maioria dos participantes da festa que a vereadora estava são de pessoas que o prefeito considera como inimigos declarados. A questão que fica no ar: Mário Tassinari apoia a candidatura de Vanessa Guari para prefeita ou ela não quer o apoio dele??? Perguntar não ofende!     

CONTAGEM REGRESSIVA

A exemplo da secretária de Saúde, outra situação que vem causando vexame para reputação do prefeito como político é o fato de outro secretário se autopromover para candidato a prefeito afirmando em reuniões internas que o governo de Mário Tassinari está em fase terminal sem salvação em contagem regressiva para acabar. O secretário apostou uma caixa de cerveja que Mário Tassinari não seria eleito, mas como mamar na teta é bom e a previsão não se cumpriu, o negócio é aproveitar o cargo para tentar sobreviver de política por mais algum tempo... 

HORTA COMUNITÁRIA NO CAMELÓDROMO

A repercussão de vídeo da vereadora Áurea plantando mudas de couve e hortelã no terreno do antigo camelódromo casou uma avalanche de críticas merecidas ao prefeito Mário Tassinari que há meses mantém o local parado sem iniciar nenhuma obra de recuperação do local. Após a polêmica retirada e demolição dos boxes de camelôs, o prefeito usou como argumento que a praça seria revitalizada imediatamente. Depois de meses de inércia apenas foi feita uma limpeza após um vendaval derrubar os tapumes que cercavam o local. Enquanto a tão prometida recuperação da praça do antigo camelô não acontece, o povo terá salada de couve e chá de hortelã gratuitamente!

LOTEAMENTO FANTASMA

Outro projeto parado sem previsão de início de obras são os terrenos da prefeitura cedidos para construção de uma pista oficial de motocross e loteamento comercial para que empresas de Itapeva recebam em comodato lotes para construção de oficinas de manutenção mecânica. Há três anos uma placa anuncia o local como futuras instalações de um loteamento comercial, mas até hoje nenhuma ação da Secretaria de Obras e Secretaria de Indústria e Comércio foi realizada no local. A exceção foi o empréstimo do terreno para um parque de diversões funcionar a pedido de um ex-vereador.

SEM IMPOSTO SEM MORADIA

Outra promessa descumprida do prefeito diz respeito aos lotes para construção de moradias populares no Kantian. Depois de uma audiência pública que terminou com o prefeito Mário Tassinari sendo atacado por vereadores da oposição, o prefeito prometeu construir 5000 moradias populares desde que os vereadores aprovassem o aumento de IPTU. O prefeito disse que os vereadores são demagogos, porque querem projetos de habitação entregues, mas sem aprovar aumento de impostos para que a prefeitura tenha condições de bancar financeiramente as obras. Se o prefeito não gastasse quantias exorbitantes com decoração de pisca-pisca de Natal e festas com equipamentos alugados e cachês a preços acima do mercado, teria economizado para fazer pelo menos 500 casas no Kantian!

SEM ESCOLA SEM CRECHE

Outra reclamação persistente diz respeito as obras de reforma e construção de escolas e creches por parte da Secretaria de Educação. A julgar pelo orçamento da pasta que é mais empoderada financeiramente, o prefeito e secretário de educação tem falado muito e cumprido nada no quesito obras escolares. A comissão de inquérito da Educação está prestes a ser conclusa e poderá trazer esclarecimentos sobre superfaturamento de contratos e aditivos em obras de reforma feitas em escolas nos anos anteriores. O transporte escolar também apresenta muitas reclamações, mas os vereadores nada fazem a respeito do assunto.

MISTÉRIO

Um misterioso conteiner de trem aparece em terreno no Distrito Industrial e chama a atenção do vereador Saulo Leiteiro. O vereador bancando o Sherlock Holmes foi até o local e filmou o conteiner que ninguém da prefeitura sabe dizer o que possui de tão valioso ao ponto de estar guardado dentro de um terreno público sem nenhuma justifica e documento que comprove sua permanência no local. Comentários alegam que se trata de bugigangas do secretário de Agricultura. Como o secretário não foi encontrado na secretária de Agricultura para prestar esclarecimentos, pois está viajando mais uma vez, o mistério permanece! Com a palavra o prefeito que tem um secretário de agricultura que está mais para secretário de turismo de tanto que viaja... 

MIRANTE DO DEBRET

Por falar em turismo, que finalidade deve levar o Mirante do Debret como ponto de turismo municipal? Se é que um monte de laje velha pode ser considerado como ponto de turismo. O ex-prefeito Luiz Cavani prometeu entregar pronto depois de 15 anos a obra, mas agora depois de 20 anos até o prefeito Mário Tassinari não consegue arrumar um secretário de Obras e Turismo que dê alguma utilidade para mais uma obra que custou muito dinheiro do povo para não servir para nada além de ser ponto de usuários de drogas. Quem se lembra da "casa dos sete anões" que Roberto Comeron fez no local e depois demoliu?

COMISSÃO PROCESSANTE

Os vereadores da comissão processante encarregada de avaliar o pedido de cassação de mandato do prefeito Mário Tassinari estranharam o fato do diretor clínico da Santa Casa, Dr Leonardo Tassinari, ter sido arrolado como testemunha de defesa do primo prefeito. Para todos os efeitos o primo do prefeito é funcionário da Santa Casa, porém com ligações profissionais também com a Secretaria de Saúde, por ser médico prestador de serviços no Centro de Referência do Idoso. Segundo os vereadores, o depoimento de Dr Leonardo Tassinari deve ser considerado como inválido, pelo fato de ser parente do prefeito e contratado tanto pela Prefeitura como Santa Casa.

PREVISÃO

Em mais uma reviravolta na política de Itapeva poderemos ter a vice-prefeita Elza Galvão assumindo temporariamente o comando da Prefeitura. O motivo deve ser pedido de afastamento do prefeito em ações judiciais propostas pelo Ministério Público sobre os bloqueios de repasses e emendas ao hospital. O assunto deve ser pauta de reunião na próxima semana, conforme anunciado pelos vereadores em sessão do Poder Legislativo.   

Deixe um comentário