Editorial

ITAPEVA EM EBULIÇÃO: Desacordo político, incoerências e crises marcam a agenda municipal

NO BERRO

Os berros da vereadora Áurea expressam muito claramente que o Poder Legislativo de Itapeva está em crise em todos os sentidos. Tanto política quanto moral. A desarmonia entre os pares transformou as sessões e comissões em palanques pré-eleitorais e ringues de brigas entre vereadores. Será preciso berrar muito para que a Câmara Municipal entre nos eixos e compreenda qual o verdadeiro papel dos vereadores. A população não acredita nas boas intenções de vereadores e está perplexa com a completa falta de sintonia dos vereadores com as necessidades e reivindicações populares. Poucos vereadores se salvam das críticas.

SEM PAPAS NAS LÍNGUAS

Áurea apesar de ter perdido a linha e berrado, demonstrou que está disposta a ir até as últimas consequências para manter as reivindicações sobre os graves problemas da saúde e luta por moradias. A vereadora veterana ainda é considerada como um dos poucos da edilidade que merece credibilidade junto da população, os demais vereadores estão muito longe disso. A voz do povo é a voz de Deus! Mas é cada rolão que o diabo gosta!

INCOERÊNCIA

Do outro lado dos fatos está a vereadora Débora Marcondes, que depois de receber fortes críticas por meio de vídeo que viralizou e repercutiu em toda região sobre indicar homenagem para elemento controverso e investigado por atos de improbidade no governo Mário Tassinari, ela simplesmente perdeu o que lhe restava de credibilidade. Se a vereadora se diz fiscalizadora atenta dos desmandos do Poder Executivo ao ponto de ser defensora intransigente de legalidade dos atos públicos do prefeito, assessores e secretários, o mínimo que ela como ocupante de mandato eletivo não deveria fazer é homenagear suspeitos de corrupção justamente do governo que ela considera como sendo um bando de incompetentes ou corruptos. Palavras dela ditas na tribuna várias vezes sobre as comissões de inquérito que participou. A incoerência precede a vereadora não é de hoje: Fala uma coisa e faz outra e cria narrativas sem conexão com a realidade dos fatos.

INTIMIDAÇÃO

Segundo informações, o ativista Ton Gualberto, autor do vídeo que repercutiu nas mídias sociais e canais de debates políticos, foi supostamente ameaçado e intimidado por apoiadores dos envolvidos nas críticas do vídeo após tornar público fato que dentro da Câmara Municipal já vinha também causando desentendimentos entre a vereadora Áurea e Debora Marcondes. A homenagem concedida pela vereadora Debora Marcondes desagradou diversos vereadores e aumentou a crise de reputação da Câmara Municipal de Itapeva. Pela primeira vez na história do município um suspeito de atos de improbidade recebe honrarias do Poder Legislativo de Itapeva.

CÂMARA DIVIDIDA

A Câmara Municipal de Itapeva está notoriamente rachada, sem união e sem uma pauta comum entres os vereadores. Um grupo de vereadores ligados ao ex-vereador Jé vive articulando pautas bombas contra o Poder Executivo, apostando no quanto pior melhor. Do outro lado, estão vereadores que simpatizam com Roberto Comeron como pré-candidato a prefeito, mas tornam a convivência nos bastidores uma disputa pré-eleitoral antecipada em confronto com os vereadores simpatizantes da pré-candidatura de Jé para prefeito. Restam os vereadores mais antigos Áurea e Tarzan, que muitos pares taxam de caducos, mas que perante a opinião popular são os únicos que estão trabalhando pautas relevantes para solucionar questões importantes do município, como por exemplo, as pautas de socorro financeiro do Poder Executivo para Santa Casa e projetos de moradias populares. Correndo por fora, temos o vereador Robson Leite, lambedor de botas profissional do prefeito, assessores e secretários, encarregado de tumultuar comissões de inquérito, reuniões e sessões, além de bater palmas para loucos dançarem em seus vídeos e postagens nas redes sociais. O vexame só não é maior porque audiência do vereador não chega a dez curtidas em cada postagem.

GAFES NA FEAPI

Figurinhas repetidas da politicagem de Itapeva foram o destaque negativo dos bastidores dos camarotes da FEAPI deste ano. Um certo pré-candidato precoce bateu boca com o assessor de um deputado e perdeu ainda mais capital político para tentar se viabilizar candidato a prefeito. Para cair ainda mais no descrédito uma foto que circula nas redes sociais mostra o pré-candidato aparentemente embriagado e com as calças molhadas de urina. Outro ex-vereador que deve ocupar cargo indicado por prefeito ingênuo politicamente foi pivô de uma briga por causa de uma caneca de brinde da cantora Ana Castela. O ex-vereador apanhou depois provocar a confusão e saiu da festa chorando por ter levado um soco nas fuças e beiço cortado com o murro. Quem testemunhou as cenas deu muitas gargalhadas e contou os detalhes.

PROMETEU E NÃO CUMPRIU

O prefeito Mário Tassinari mais uma vez se torna centro das atenções por promessas descumpridas. O prefeito anunciou a retomada da reconstrução da ponte da Usina da Barra, mas a empresa que ficou em segunda colocada na licitação alegou que não irá assinar contrato com a prefeitura após a primeira colocada ter desistido da obra. Outra promessa descumprida diz respeito ao portal de entrada da cidade. Um comerciante local gravou vídeo com o prefeito afirmando que obra seria retomada neste mês. O mês terminou, mas a obra não começou. Para ganhar de vez o troféu abacaxi das promessas descumpridas, o prefeito prometeu 107 casas no Jardim Bonfigliori, mas até agora nenhuma casa foi finalizada e as obras seguem em ritmo extremamente lento.

CRISE NO TRANSPORTE ESCOLAR

Aumenta mês a mês a crise de pagamentos em atraso e reivindicações de monitores para alunos com necessidades especiais no transporte escolar. O secretário de Educação notoriamente abdicou de tratar do assunto e delegou o assunto para assistentes que não conseguem intermediar a solução dos conflitos com os transportadores e pais de alunos da zona rural que reclamam dos problemas de atrasos de pagamento e falta de monitores nas linhas escolares. O prefeito alheio aos assuntos continua passando o tempo fazendo de conta que governa em reuniões para fotos, viagens para fotos e eventos para fotos, sem tomar conhecimento e muito menos atitudes também sobre os atrasos nas obras de reformas e construção de escolas.

CRISE NA RECOLHA DE ANIMAIS

Sob a promessa de regularizar a recolha de animais abandonados nas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente celebrou contratos com valores elevados com empresas terceirizadas para fazer o serviço de recolhimento e alojamento de animais em situação de maus tratos e abandono. Aparentemente as empresas terceirizadas não estão sendo fiscalizadas pelo cumprimento das metas de recolhimento e alojamento de cães. Um ato que vem gerando reclamações diz respeito sobre a grande quantidade de cães encontrados desnutridos e abandonados sem castração por todo perímetro urbano.

LIXO E MATO

A quantidade excessiva de lixo e mato nas ruas de diversos bairros de Itapeva demonstra que o prefeito além de viver alheio ao que acontece nas secretarias, também não visita os bairros da cidade. O lixo depositado em caçambas localizadas em calçadas e praças se tornou motivo de reclamações recorrentes de moradores em diversas localidades do município. O mato alto que toma conta de calçadas e capinagem malfeita que joga restos de mato nas próprias calçadas são outro motivo de reclamação em vários bairros. Para agravar a situação, o secretário responsável pelos serviços de limpeza e zeladoria urbana da cidade abandonou o cargo e foi procurar emprego nos Estados Unidos, conforme narram os comentários de funcionários da Secretaria de Administrações Regionais. O prefeito e vereador que indicou o sujeito para o cargo ficaram simplesmente chupando o dedo. Os funcionários esperam que o próximo secretário tenha coragem de trabalhar e entenda do assunto. Caso contrário, a cidade se torna um matagal e lixão ponto de turismo para urubus, ratos e escorpiões.

PILÃO D’ÁGUA SEM SEGURANÇA

Por falar em pontos de turismo, a represa do parque Pilão D’água se tornou mais uma vez em local de tragédia. A morte de um jovem na represa demonstra que a prefeitura de Itapeva transformou o Pilão D’água em um canteiro de obras interminável e sem nenhuma segurança para visitantes. O parque continua sujo com lixo em diversos pontos, sem nenhuma benfeitoria que possibilite uso para visitantes fazerem atividades ao ar livre, caminhadas e praticar esportes. As quadras estão inutilizadas há anos, os prédios estão fechados sem nenhuma destinação e não existe iluminação e placas de sinalização e equipamentos de segurança no local. Uma base da guarda municipal funciona no local, porém não faz patrulhamento e não evita acidentes dentro do perímetro do parque.

DESPERDÍCIO

Segue causando reclamações as obras de empreiteira que quebrou asfalto que foi feito recentemente na Avenida Orestes Gonzaga (Avenida do Boi). Surgem apontamentos que a obra está com valores acima do preço médio de mercado e que causou prejuízos aos cofres do município, pois asfalto novo foi instalado antes da obra, para ser quebrado após com a realização de obra de tubulação por empreiteira que possui pendências no bairro do Faxinal na instalação de água para os moradores. Com a palavra o assessor que está sendo investigado por fechar contratos suspeitos com empreiteiros e que coordena todas as obras com autorização direta do prefeito.


Deixe um comentário