Escândalo eleitoral, vira-casacas, traições e manipulações escancaram o jogo sujo da política de Itapeva
A VERDADE QUE SEJA DITA! | Os bastidores da política municipal de Itapeva revelam um cenário cheio de jogadas sujas e conspirações ocultas. Para você, leitor, apresentamos a verdade nua e crua, sem rodeios. Os políticos que têm algo a esconder detestam ver essa verdade exposta, mas é exatamente isso que você precisa saber.
OS INIMIGOS DO REI | A candidata da máquina, apoiada pelo grupo do prefeito Mário Tassinari, parece ser apenas uma candidatura chapa branca. Os aspones vira-casacas e secretários dos setores aparelhados atendem apenas aos pedidos da candidata Vanessa Guari, deixando a candidata Lucinha Schreiner de mãos vazias. A Secretaria de Saúde vem bancando todos os pedidos de Vanessa Guari, fornecendo consultas, exames, remédios e viagens para eleitores. Vanessa Guari, que foi secretária de Saúde, fez seu sucessor na secretaria e manteve todos os cargos indicados por ela, que agora retribuem na esperança de ficarem mais quatro anos na chefia da Saúde. Isso é um atestado de que o prefeito Mário Tassinari é, ou um manipulado sem capacidade de articulação política, ou tem rabo preso com algum assunto misterioso na Saúde, pois manter a Secretaria de Saúde sendo usada em favor de uma candidata apoiada por Luiz Cavani é sinal de estupidez ou de rabo preso. Com a palavra, o prefeito que vive cercado de vira-casacas.
REPETINDO O ERRO | A Secretaria de Ação Social, que passou para as mãos do PSB, partido inexpressivo que seduziu o chefe de gabinete Luiz Tassinari com alguma promessa misteriosa de apoio financeiro para a campanha, também causou reboliço dentro do cenário eleitoral. A ex-secretária Lucinha Schreiner deixou o cargo para concorrer à prefeitura, mas permitiu, calada e sem ser consultada, que a Secretaria de Ação Social e todo o seu legado de trabalho passassem de mãos beijadas para indicados do PSB. O partido é liderado pela ex-assessora de gabinete Patrícia Gam, que é escancaradamente contra a candidatura de Lucinha Schreiner e apoiadora explícita de Jé e Débora Marcondes. Com a palavra, o chefe de gabinete Luiz Tassinari, que entregou duas galinhas dos ovos de ouro para servir aos vira-casacas mantidos no gabinete do prefeito Mário Tassinari. Ninguém consegue entender a linha de raciocínio do tiro no pé do chefão de gabinete Luiz Tassinari e, muito menos, porque ele mantém assessores e secretários vira-casacas que notoriamente fornecem apoio da máquina para candidaturas de adversários.
O CORNO DO CAVANI | Vanessa Guari concorre ao lado do advogado Paulo De La Rua e, pasmem, com apoio explícito do ex-prefeito Luiz Cavani, que é um sujeito que o vice Paulo De La Rua detesta. Segundo comentários, Paulo De La Rua ficou enfurecido com a presença de Cavani na convenção, com direito a discurso e abraços em todos os presentes. A cara de tacho de De La Rua nas fotos deixa sua reação evidente, pois, nas eleições de 2012, Paulo De La Rua era supostamente o candidato da máquina, apoiado por Cavani como sucessor, mas não recebeu os benefícios do apoio da máquina ao seu favor, muito menos o dinheiro prometido por Cavani para bancar sua campanha. Parece que a história se repete em relação ao prefeito Mário Tassinari e sua candidata Lucinha Schreiner e o vice Leonardo Tassinari. Com a palavra, o candidato a vice que caiu de paraquedas na eleição!
OS CORNOS DO DEPUTADO | Por falar em traições políticas em época de eleição, Roberto Comeron foi personagem principal da traição do Progressistas, partido liderado pelo deputado Maurício Neves. Comeron, depois de anunciar por meses que era pré-candidato a prefeito pelo partido, chegando ao ponto de abrir comitê eleitoral na Praça Anchieta, inclusive com visita do deputado, foi vítima de mais um caso notório de traição partidária. Após uma reunião entre a vereadora Áurea, Júnior, Vanessa Guari, o cacique do Republicanos e o deputado Maurício Neves, não houve acordo para lançar ambas como candidatas à prefeitura no lugar de Roberto Comeron. Após a reunião, o deputado declarou que o partido apoiaria a candidatura de Jé, impondo duras penas aos vereadores que não declarassem apoio a Jé para prefeito. Resultado: Comeron gravou uma entrevista na rádio, decepcionado com a traição dos caciques dos partidos, e Vanessa Guari perdeu o apoio que esperava do Progressistas. A vereadora Áurea, apesar de detestar Jé e Débora Marcondes, agora declara apoio incondicional à candidatura deles, temendo não ter legenda ou ser expulsa do partido. Com a palavra, Áurea e Comeron sobre esse rolo!
VIRA-CASACA DECLARADO | Surgiu nos grupos de WhatsApp um áudio do ex-vereador cavanista Sidnei Fuzilo declarando apoio incondicional a Jé, após garantias de dinheiro e mão de obra para se eleger vereador ou, caso não seja eleito, receber contratos de linhas de transporte da Saúde para sua empresa. O áudio foi supostamente direcionado ao chefe de campanha de Vanessa Guari, alegando que Júnior Guari não estava dando boas condições para Fuzilo disputar a eleição para vereador. O assunto caiu como uma bomba no comitê de Jé, que até o momento não desmentiu ou fez declarações sobre o assunto. Com a palavra, os envolvidos para réplica!
NADANDO DE BRAÇADA | No cenário de desunião de grupos e partidos, com candidatos abandonados e vira-casacas agindo na maior desfaçatez dentro e fora da prefeitura, às vésperas de a eleição começar para valer, apenas a candidatura de Jé se mostra firme e inabalável, apesar das críticas sofridas por batedores de boca nas redes sociais, que passam o dia atacando sua candidatura com vídeos de fundo de quintal. Os produtores de videozinhos em breve encontrarão a Justiça Eleitoral batendo às portas dos porões onde se escondem. A candidatura de Jé, apesar da rejeição de parte do eleitorado e dos ataques direcionados nas redes sociais, ainda se mantém na dianteira, com grandes possibilidades de sair vitoriosa ao final do pleito eleitoral.
CORRIDA DE CANDIDATOS A VEREADORES | Na disputa para
vereadores, destaque para o retorno de Margarido, que concorre à vereança.
Depois de se tornar secretário do governo Mário Tassinari e ser exonerado a
pedido de vereadores da base, após ser condenado em processo de assédio moral
movido por uma funcionária pública, o ex-vereador tenta a sorte novamente como
candidato. Na liderança da corrida despontam no páreo Áurea e Tarzan, dois
cavalos velhos que trotam na frente por terem eleitorado cativo do povão que
acredita em falsas promessas de lotes populares e poços com água jorrando em
bairros esquecidos por todos os governantes de Itapeva. Quem deve surpreender
mesmo é o candidato do pisca-pisca apagado, que, após deixar a secretaria e
receber mensalinho, tem como objetivo terminar a construção do seu lar doce
lar, na expectativa de mobiliar a casa com o salário de vereador, caso seja
eleito! Correm por fora os candidatos de oposição da Câmara Municipal, que vêm
engatados no tremzinho da alegria da candidatura de Jé.
Deixe um comentário