Editorial

A velha política ataca novamente sob a farsa da renovação

O debate entra as candidatas a prefeita foi marcado por uma revelação surpreendente da candidata Vanessa Guari em relação a candidata Coronel Duch

Após diversas provocações de ambos os lados durante o debate, com Vanessa Guari imitando Pablo Marçal, a candidata do Republicanos lançou ataques diretos à candidata do MDB, Coronel Adriana Duch, que insistia em se posicionar como a única representante da "nova política" e sem envolvimentos com os acordos e conchavos da "velha política" municipal. No entanto, as falas de Adriana expuseram exatamente aquilo que ela criticava, revelando sua proximidade com as mesmas práticas que afirmava combater.

Vanessa Guari em um ataque fulminante desmentiu os argumentos da coronel Duch, fazendo a candidata adversária admitir que fez parte de uma reunião, envolvendo a equipe das três candidatas. Segundo os relatos de Vanessa no debate, a candidata do MDB alegava ser a segunda colocada nas pesquisas, sendo portanto a única com votação suficiente para bater o candidato Jé nas urnas, desde que recebesse apoio das candidatas Lucinha e Vanessa Guari. 

A candidata coronel Duch teria supostamente aceitado ceder metade das secretarias e apoiar o marido de Vanessa Guari para presidência da Câmara Municipal, desde que Vanessa Guari e Lucinha Schreiner passassem a apoiar Duch, fazendo um comunicado que isso seria o melhor para o futuro de Itapeva politicamente.

Segundo os relatos de Vanessa Guari, presume-se que participaram da reunião, além dela própria, o vice Paulo  De La Rua, Junior Guari, o candidato Oséas Campolim (MDB) e sua esposa, Generci Neves e Duch. Acompanharam a reunião também a candidata Lucinha Schreiner na companhia do vice Dr Leonardo e mais dois secretários do governo Mário Tassinari, que presume-se serem o secretário Luiz Tassinari e Rodrigo Tassinari, que foi o anfitrião da reunião na casa do ex-deputado Dr Ulysses.

Relatos apontam que Lucinha e Vanessa se recusaram a ceder a proposta do grupo da Coronel Duch, ou seja, de desistirem de suas candidaturas para apoiar Duch publicamente contra Jé.

Os relatos de Vanessa Guari tornaram o debate polêmico e caíram como uma bomba campanha da Coronel Duch, que apesar de alegar ser a única com chances de bater Jé nas urnas, nega ter feito acordos e propostas. 

Entretanto, somente o fato de Duch ter participado da reunião já demonstra que a velha política de Itapeva não é exceção, mas sim a regra da política itapevense. Até os candidatos que se dizem renovação, são na verdade, parte da velha política, digamos, coronelista de Itapeva.  

Deixe um comentário