Polícia

Mãe é presa por suspeita de espancar até a morte o filho de dois anos em Sorocaba

Mulher de 25 anos foi detida após investigação apontar politraumatismo na criança; audiência de custódia está marcada para esta quarta-feira (23)

Uma mulher de 25 anos foi presa nesta terça-feira (22) em Sorocaba, interior de São Paulo, sob suspeita de ter espancado o próprio filho, de apenas dois anos, até a morte. O caso ocorreu no bairro Mineirão, na zona norte da cidade. A prisão temporária foi decretada após investigações da Polícia Civil, que indicaram sinais de violência severa no corpo da criança.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), o menino foi levado já sem vida para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro no último dia 3 de outubro. Na ocasião, ele foi imediatamente encaminhado à sala de emergência, onde a equipe médica tentou procedimentos de reanimação. No entanto, a criança não resistiu. A SES informou ainda que não foi possível determinar a causa da morte no momento do atendimento.

O exame necroscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) revelou que a vítima apresentava múltiplos traumas pelo corpo, incluindo lesões graves nos rins, fígado, perna e crânio. Diante dos resultados, a Polícia Civil iniciou uma investigação, que culminou na prisão da mãe nesta terça-feira. A delegada Ana Luiza Salomone, responsável pelo caso, informou que a mulher, inicialmente, relatou que a criança teria passado mal e que havia lhe dado dipirona antes de levá-la à UBS. "Indo para o IML, o corpo foi examinado e não havia qualquer vestígio de dipirona. A história não era essa. A criança apresentava politraumatismo", destacou Salomone.

Ainda conforme a delegada, o menino tinha muitos hematomas espalhados pelo corpo e traumas internos graves, o que reforçou a hipótese de espancamento. A mãe chegou a deixar a unidade de saúde e registrar um boletim de ocorrência. Com o avanço das investigações, o mandado de prisão temporária foi expedido, e a mulher passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (23), no 1º Distrito Policial de Sorocaba, onde o caso está sendo tratado. O desfecho da audiência determinará o futuro imediato da acusada.

Deixe um comentário