Diretoria de Ensino ameaça romper convênio com prefeitura por fornecimento de carne de baixa qualidade aos alunos
SUCESSÃO DE PODER NA CÂMARA MUNICIPAL
O assunto mais debatido e discutido nas últimas reuniões entre lideranças políticas e partidárias de Itapeva trata-se de quem será o próximo presidente da Câmara Municipal no biênio 2025-2026. A ala de vereadores liderada por eleitos e reeleitos do PP, segundo declaração do vereador Tarzan em sessão, já se reuniu com a prefeita eleita para tratar do assunto. Segundo os corredores da Casa de Leis, após dois vereadores do PP se autoproclamarem como pré-indicados a vaga, a futura prefeita negou apoio para ambos, alegando que seu apoio deve ser para uma vereadora da legenda. As tratativas continuam a todo vapor com outros grupos partidários, mas por enquanto tudo indefinido.
VISITA SURPRESA
A prefeita eleita coronel Duch participou de sessão ordinária do Poder Legislativo nesta semana. Em pauta a discussão do projeto de lei que concede aumento de remuneração aos secretários. Os valores gerais devem chegar aos R$12.000,00. A presença da prefeita eleita pegou de surpresa os nobres edis, pois antes de pautar o projeto em sessão, houve o debate do projeto de lei na comissão de legislação, com presença do assessor da prefeita, Oséias Campolim. Na ocasião o vereador Paulo Roberto Tarzan alegou que era pedido da prefeita eleita a tramitação do projeto de aumento de salários de secretários, sem haver objeção por parte do assessor. Após isso, assunto ganhou repercussão nas redes sociais, levando a prefeita eleita manifestar-se publicamente sobre o assunto diretamente da tribuna da Câmara Municipal durante sessão ordinária. A prefeita eleita tornou explícito que apoia o projeto, afirmando que os secretários do seu mandato "irão trabalhar arduamente e serão cobrados de resultados". Além disso, a prefeita mencionou que seu secretariado deverá ser mais participativo no relacionamento com os vereadores, devendo frequentar sessões e reuniões do Poder Legislativo com maior assiduidade, além de atenderem convocações de vereadores para prestação de esclarecimentos. O assunto despertou comentários desfavoráveis nas redes socais, pois segundo entendimento geral, a prefeita chegou impondo aumento de gastos para bancar indicações a peso de ouro para cargos da próxima gestão.
DENÚNCIA DE USO INDEVIDO DE RECURSOS ELEITORAIS
Surgiu na última semana, através de vídeo viralizado nas redes socais, uma denúncia envolvendo o MDB de que os recursos partidários destinados para os candidatos da cota racial estavam sendo redirecionados por meio de transferências bancárias para os demais candidatos a vereadores do partido. A direção local do MDB foi procurada, mas não foi encontrada para comentar as declarações contidas no vídeo que coloca um áudio gravado expondo a situação. O assunto aparentemente visa bater em cheio no discurso de renovação política manifestado pela candidata eleita do MDB, que no caso é a prefeita eleita, que até o momento também não comentou nada sobre o assunto em suas redes sociais. O assunto segue repercutindo sem haver nenhuma manifestação dos candidatos a vereadores supostamente envolvidos na fraude.
FIM DE FEIRA NA PREFEITURA
Enquanto a nova gestão não assume o posto de comando, a prefeitura de Itapeva segue sob comando do prefeito Mário Tassinari, que pelo jeito está se deliciando com o final de mandato empurrando tudo com a barriga. O clima de fim de feira e reuniões só para cumprir protocolos é o que mais é visto nas últimas semanas. O prefeito Mário Tassinari tem cumprido religiosamente uma agenda de visitas, viagens e inaugurações com seus fiéis escudeiros Robson Leite e Léo Ferreira, os únicos a estarem lealmente como cachorrinhos de estimação ao lado o prefeito do começo ao fim do mandato. Mas até o momento o prefeito não se manifesta para entregar o tão prometido loteamento popular do Jardim Kantian e casas do Jardim Bonfigliori e CRAS Morada do Bosque. Será que está nos planos do prefeito cumprir essa promessa ou será que vai terminar o mandato sem entregar a ponte da Usina da Barra e sem entregar nenhum lote e casinha popular??? Perguntar não ofende!!!
MERENDA COM CARNE RUIM
Outro assunto que ganhou destaque na reta final foi o ofício da Diretoria Regional de Ensino declarando intenção de rescindir o convênio de merenda escolar de escolas estaduais e Itapeva. Segundo o diretor regional, autor do ofício, a carne utilizada na merenda escolar de escolas estaduais em Itapeva é de baixa qualidade, o que acarreta reclamações de alunos e diretores escolares. O ofício é encaminhado diretamente ao gabinete do atual prefeito, que é defensor da terceirização da merenda escolar, porém, segundo informações, cabe ao governo estado fiscalizar e ordenar as despesas do convênio e atestar a qualidade dos alimentos fornecidos nas escolas e não ao governo municipal que apenas presta auxílio logístico. Com a palavra o diretor Regional de Ensino e secretário municipal de Educação para esclarecimentos sobre o assunto.
LIMPEZA URBANA DE FINAL DE ANO
O perímetro urbano vem sofrendo drasticamente com os efeitos negativos da sequência de chuvas intensas das últimas semanas. A Secretaria de Administração Regional, responsável pela roçada e capinagem, cessou os serviços por causa de encerramento dos contratos terceirizados de limpeza e falta de recursos para efetivar contratação emergencial de serviços para os próximos meses. A situação de praças, meio fios e terrenos públicos com mato crescendo em decorrência das chuvas é novamente pauta que deve causar dores de cabeça o prefeito em final de mandato e de forma imediata para próxima gestão, que está em fase de transição de governo. Todavia, até o momento não há indicação de quem será o secretário da pasta responsável por esses serviços públicos de primeira necessidade no município. Recordemos da transição de 2016-2017, quando o governo Comeron entregou Itapeva coberta de mato e suja para o ex-prefeito Luiz Cavani. Depois disso, foi só mato e nota fria...
CONTRATOS DENUNCIADOS
Os serviços de limpeza sempre foram motivo de transtornos para o governo Mário Tassinari. Apesar do prefeito ter conseguido manter na maior parte do mandato a cidade em boas condições de zeladoria urbana, há momentos que por atraso em licitações e denúncias de superfaturamento de contratações que os serviços foram interrompidos por meses. Essa pauta deve receber atenção imediata da prefeita desde a primeira semana de governo, pois o último prefeito que conseguiu fazer um trabalho eficiente de zeladoria urbana remonta aos primeiros dois mandatos do ex-prefeito Luiz Cavani, que dava carta branca para uso do agora proibido "mata mato" em toda cidade. Outro ponto, é fazer uma auditoria em contratos passados, pois a famigerada CEI do PRINT, que envolve denúncias do assessor do atual prefeito fornecendo informações privilegiadas para contratação emergencial de limpeza, deve acabar em pizza por inércia dos vereadores. O assunto também tramita perante o Tribunal de Contas e departamento policial local.
CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS
Até o momento a prefeita Coronel Duch não fez anúncio de
quem serão os secretários, com exceção da Defesa Civil, que é a pasta
responsável pelo transporte coletivo e contrato do programa Tarifa Zero e
atribuições de segurança pública por meio da Guarda Municipal. Há grande
expectativa do funcionalismo para saber quem serão os indicados para as
secretarias com maior orçamento: Educação, Saúde, Ação Social, Obras,
Administração Regional, Serviços e Transportes Rurais. Há também expectativa
que nenhuma secretaria seja negociada durante todo mandato para garantir apoio
político na Câmara Municipal, o que deve ser algo impossível, tendo em vista
que a prefeita eleita parece não ter conquistado a simpatia da maioria dos
vereadores eleitos para próxima legislatura... Por enquanto seguem as
especulações. Oremos!!!
Deixe um comentário