Política

RÁDIO PEÃO NEWS – O primeiro round do novo governo municipal

FOI DADA A LARGADA | A primeira semana de trabalho da nova prefeita foi empenhada. Demonstrando que está decidida a trabalhar pesado e pegar no batente com ousadia, a prefeita Duch fez questão de reunir a tropa de secretários para alinhamento de prioridades e aprendizado de como funciona a gestão administrativa e financeira da prefeitura. Se prevalecer o estilo militar da prefeita, missão dada deve ser missão cumprida, sem choro nem vela! Vejamos a seguir fatos que marcaram a primeira semana de governo de Adriana Duch como prefeita de Itapeva.

AMBULÂNCIA DO SAMU PARADA| Em uma ação digna de vereador de primeiro mandato, a prefeita bancou a fiscalizadora juntamente da secretária de Saúde e colocou uma ambulância do SAMU de volta ao funcionamento. Apesar de em gravar dois vídeos sobre o assunto, em um dizendo que a ambulância estava parada há três anos, e no arremate alegando que era três meses, a prefeita deixou claro que vai acompanhar com proximidade e atenção os serviços de saúde e como estão sendo empregados recursos e equipamentos da Secretaria de Saúde. Segundo comentários de bastidores, a atitude da prefeita deixou determinados ex-secretários de Saúde na defensiva, temendo que outros assuntos que supostamente ou aparentemente não estão em dia venham a público nos próximos tempos. Quem não deve, não teme!

FEIRA DE SÁBADO O RETORNO | Em outro vídeo da prefeita que viralizou nas redes sociais, Duch acompanhada da secretária de Agricultura, foi até a feira livre e afirmou que a feira de sábado deverá retornar para praça Zico Campolim. A medida exige que sejam tomadas providências de reorganização do espaço público e autorização de departamentos da vigilância sanitária, dentre outros. O ex-prefeito irredutível apesar dos apelos, inclusive de secretários anteriores, não deu meia volta na decisão de retornar a feira ao local. O assunto se transformou em pauta eleitoral de todos os candidatos a prefeito acolhendo a reivindicação dos feirantes. Agora os feirantes e consumidores aguardam que a feira seja mantida na praça Zico Campolim, sem mais alterações. 

CAUSA ANIMAL EM PAUTA| Em mais um vídeo com recorte de reuniões com secretários, produzido pelo sidekick de marketing da prefeita, o secretário de Meio Ambiente recebe ordem clara e expressa para comparecer diariamente para acompanhar o trabalho de recolha e tratamento de animais terceirizado para uma prestadora de serviços. A prefeita deixou claro ao secretário que cabe a ele estar na linha de frente desse serviço, diante das atribuições dela no expediente de gabinete. Como sabido de longa data, o serviço de acolhimento de animais de rua é custeado pela prefeitura a peso de ouro, tendo sido causa de controvérsias e inclusive flagrantes anteriores de maus tratos pelo Ministério Público, quando outra empresa detinha o contrato com a secretaria de Meio Ambiente, o que causou a queda de uma secretária da pasta a pedido de vereadores. Como a relação das duas secretárias anteriores era conflituosa com militantes da causa animal e vereadores defensores da causa, o secretário de Meio Ambiente além de acatar as ordens da chefe deverá atender um pacote de demandas de vereadores e entidades que recebem custeio para comprar de ração e tratamento de cães e gatos recolhidos pelas entidades sem fins lucrativos. Agora chegou a hora de ser cobrado e entregar resultados, pois antes o agora secretário atirava pedra na vidraça alheia. 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA ZONA RURAL | Após reclamações de interrupção na distribuição de água por meio de caminhões pipa da prefeitura com água captada da Sabesp, a prefeita Duch em vídeo de gabinete é vista em ligação com vereadora ou liderança de bairro tratado do assunto. O secretário da pasta, responsável pelo atendimento da demanda, estava ouvindo atentamente a conversa, porém com uma postura corporal aparentemente preocupada com seu futuro a frente da pasta. O grande desafio é manter a distribuição e abastecimento de água potável captada da Sabesp para zona rural apenas com o custo operacional do transporte de água, tendo em vista que até dezembro do ano passado, a Sabesp não cobrava pela água destinada às comunidades. O prefeito anterior, que publicamente de declarava contra a privatização da Sabesp, também garantiu acordos de ligação de água encanada para bairros da zona rural e coleta de esgoto em perímetro urbano. As obras aguardam sua execução para este e próximos anos de governo da prefeita Duch.

AUMENTO DE SALÁRIOS DE SECRETÁRIOS|  Ano passado, a própria prefeita Duch fez questão de utilizar a tribuna da Câmara Municipal para apoiar o projeto de lei que concederia aumento de salários para secretários. Na ocasião, a prefeita eleita sustentou que o seus secretários fariam "um trabalho árduo e seriam cobrados por isso", fazendo portanto jus ao aumento de salário, que chega aos 12 mil reais brutos e em torno de 9 mil reais mensais líquido para cada secretário. Coube a própria prefeita sancionar a lei 5.197/2025, que além do aumento de salário, também pagará férias e 13 salários aos secretários e dirigentes de autarquias municipais, como é o caso do IMPI. A sanção do projeto causou críticas e comentários nas redes sociais, inclusive de setores do funcionalismo público municipal que exigem aumento real de remuneração. A história deve ter novos capítulos, pois deverão ocorrer questionamentos perante o Ministério Público e Tribunal de Contas sobre a legalidade e constitucionalidade da lei de aumento de salários de secretários.

INSATISFAÇÃO GENERALIZADA | A sanção do aumento salarial de secretários e críticas de que os indicados estão a quem da promessa de serem figuras notórias para exercer as funções governo conjuntamente da prefeita estão apenas surgindo. Há debate sobre a validade da lei que aumenta o salário de secretários, por ter sido editada e aprovada na fase final da legislatura anterior, acarretando em aumento de despesas imprevisto na lei orçamentária e por ser aumento excessivo, acima da correção do índice de inflação. Outro fato que chamou a atenção é a concessão de benefícios como férias e décimo terceiro, que implica em afastamento do secretários das funções e pagamento do chamado "auxílio peru".  O assunto deve render muitas críticas e debates no cenário político. Até o momento eleitores da prefeita também manifestaram desapontamento com a atitude de elevar salários ao mesmo tempo que faz discurso de eficiência e legalidade, mas na prática vai na direção inversa do famoso clichê "fazer mais com menos" na prefeitura.

VISITA SURPRESA AO AEROPORTO | A visita da prefeita Duch com assessores no aeroporto municipal é sem dúvida alguma fato inédito. O local que estava sempre fechado para ações de fiscalização, inclusive da guarda civil municipal, abriu os portões para comitiva da prefeita sem necessidade de aviso prévio e maiores considerações do alto comando do aeroclube. O aeroclube que insiste na alegação de ser legítimo proprietário do terreno e benfeitorias do aeródromo municipal, mesmo sem nunca ter comprovado  investimentos próprios e documentos que sustentem legalmente essa alegação. A prefeita prometeu avaliar as questões sobre a propriedade do imóvel, muito embora a questão não careça mais de debates, até porque o terreno e instalações são patrimônio público e não particular do aeroclube. Isso inclui a pista, hangar e demais dependências do equipamento público, utilizados por membros e funcionário de plantão do aeroclube no local, como uma moradia dentro do terreno. O assunto também deve render novos questionamentos no Ministério Público e ANAC. Desde que, o famoso denunciador geral municipal não passe pano para a presente gestão, o que pelo jeito não irá ocorrer de forma alguma segundo nossas fontes.

VISITA AO JAÓ | Cumprindo agenda no Quilombo do Jaó, acompanhada da vereadora Val Santos, a prefeita Duch recebeu muitas demandas, incluindo pedidos de manutenção do programa municipal de aquisição de alimentos, além de pagamento de emendas de vereador que ainda não foi efetivado pela secretaria municipal de Agricultura. Cobrança sobre projetos ligados ao setor de produtos de origem animal também aguardam suporte da secretaria de Agricultura e outras pastas. As lideranças do bairro também aguardam que tratativas formadas com o governo federal também tenham suporte do governo municipal, visando aprimorar encaminhamento de recursos e projetos para a comunidade do quilombo no setor de cultura, turismo e agricultura familiar. Como dizia um certo ex-prefeito: O trabalho não para!

REPETINDO O PASSADO | Apesar da prefeita Duch manter o discurso que não irá compactuar com práticas da "velha política", o diário oficial do município testemunha que uma nomeação para cargo de diretor em uma secretaria sem secretário indicado e nomeado é uma repetição do passado distante. Em ambos os casos os prefeitos indicam e nomearam para ocupar o cargo um apadrinhado político no cargo de diretor, sem que haja subordinação a nenhum secretário específico, até porque a pasta está com o cargo de secretário vago. Da primeira vez, o nomeado ainda conseguiu permanecer anos no governo, desta vez os questionamentos sobre a nomeação da irmã da vereadora Lucinha Woolck, para cargo de diretora na secretaria de Indústria e Comércio, chama a atenção não apenas pelo parentesco, pois além da ligação partidária da vereadora com a prefeita, a indicada ocupava anteriormente cargo indicado por deputada amiga da prefeita segundo comentários das redes sociais. O raio da velha política caiu duas vezes no mesmo lugar? Como dizia um ex-secretário: "Entendem o que estou te falando?". 

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS | De acordo com informações de um vereador, a prefeita além de redecorar o gabinete com mobília nova, também pretende comprar um carro oficial novo para executar suas tarefas diárias. Contrariando as práticas de austeridade da gestão passada, quando o prefeito Mário Tassinari cortou gastos desde cafezinhos e até veículos oficiais, ao ponto de leiloar carros do gabinete, a prefeita Duch em fase inicial de governo já sanciona aumento de salários sem previsão orçamentária antecipada, contribuindo para que gastos extraordinários imprevistos sejam feitos para atender suas demandas como gestora. Na Câmara Municipal, até o momento o presidente Marinho Nishiyama declarou que fará manutenções pontuais no prédio, prezando pela eficiência no uso do dinheiro público, o que leva a crer que os comentários do corredor da Casa de Leis de que teremos embates entre "duques e plebeus" será a narrativa política dos próximos meses, pois o povo terá que aceitar os caprichos de uma duquesa que fala uma coisa e faz outra, segundo os comentários... Aguardemos o desfecho e desenrolar dos fatos! 

Para maiores informações acompanhem nossas matérias na categoria de política do site do Jornal No Alvo Notícias.

Deixe um comentário