Editorial

RÁDIO PEÃO NEWS - Itapeva: Onde o asfalto tem CEP, os cargos têm sobrenome e a saúde vai de ambulância lotada

ASFALTO SOB MEDIDA | O recapeamento de ruas do perímetro urbano está sendo feito graças aos recursos obtidos durante o governo do prefeito Mário Tassinari. Como foi o ex-prefeito que garantiu os recursos de recapeamento junto ao governo estadual, nada mais providencial que a Secretaria de Obras fazer recapeamento justamente da rua onde o dito cujo reside no Jardim Ferrari e em trecho de rua onde alguns médicos têm consultórios. Anteriormente o ex-secretário Margarido providenciou um recape na rua da vice-prefeita, demonstrando que as cortesias com dinheiro público seguem a todo vapor em Itapeva. 

CARGO PARA FILHINHA | Por falar em cortesias com dinheiro público, a prefeita Duch garantiu um cargo de assessora para sua filha na Assembléia Legislativa. Depois de garantir cargo de assessora para esposa do secretário de Relações Institucionais no gabinete da deputada Simone Marquetto, mas sem nunca bater ponto em Brasília, mas sim para ficar se intrometendo em assuntos da prefeitura de Itapeva, tudo leva a crer que logo as irmãs e primas da prefeita que a defendem agressivamente nas redes sociais terão alguma boquinha em cargos de assessoria em algum gabinete de deputados.  

ASSESSORA INTROMETIDA | Segundo comentários, a assessora da deputada Simone Marquetto agendou uma reunião com transportadores escolares sem pedir permissão da nova secretária de Educação, Geni Muzel, o que causou logo de cara uma saia justa para nova secretária. A prefeita apesar de ser militar de carreira pelo vista preza em nada a hierarquia e disciplina dos cargos, permitindo que assessores e até marqueteiros tomem iniciativas de tomar decisões que cabem aos secretários pagos a peso de ouro, mas que na realidade apenas encenam que estão à serviço do povo. 

ATRASOS DE PAGAMENTOS | Não são apenas os transportadores escolares que estão com pagamentos de contratos atrasados. A Santa Casa de Itapeva reclama constantemente que a Secretaria de Finanças e Secretaria de Saúde, chefiados pelos secretários Laércio Lopes e Valéria Machado estão frustrando repetidamente os pagamentos de repasses mensais para o hospital. Os constantes atrasos estão impedindo a Santa Casa de manter a folha de pagamento de médicos prestadores de serviços em dia, acarretando em dificuldades para o setor administrativo e financeiro da entidade. 

ATRASO REPASSE DA ENFERMAGEM | Outro repasse que não vem sendo realizado nas datas corretas são dos fundos de repasses dos enfermeiros. O vereador Ronaldo Coquinho denuncia a situação recorrentemente, porém a situação persiste sob justificativas infundadas da Secretaria de Finanças, que prefere manter o dinheiro em conta da prefeitura para faturar juros de aplicações financeiras, segundo informações dos vereadores.  

DESCASO COM A SAÚDE | O descaso do governo Duch com a gestão de Saúde pública municipal é notório e agrava cada vez mais os problemas da rede de atenção básica e assistência farmacêutica, que sofreram alterações que prejudicam o atendimento à população. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal convocou a secretária e diretoras encarregadas para esclarecimentos, porém há uma evidente demonstração de má vontade em prestar informações detalhadas aos vereadores e cumprir metas de serviços. Um dos casos que chama mais atenção é o aumento dos indicativos de mortalidade infantil, que não estão sendo fornecidos pelos gestores de saúde aos vereadores. A Câmara Municipal deverá impetrar um habeas data ou mandado de segurança sobre a situação. 

INCÊNDIO EM TERRENO PÚBLICO | Outro setor que está de mal a pior é o de coleta de lixo e destinação final de resíduos sólidos. A Secretaria de Administração Regional e Secretaria de Meio Ambiente descartaram em terreno público municipal na Vila Isabel material recolhido em campanha de limpeza urbana. O terreno que deveria ser destinado para construção da unidade do SENAC em Itapeva está sendo utilizado para descarte irregular de lixo. Aguarda-se esclarecimentos sobre o assunto por meio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, que é notoriamente omissa há tempos em fiscalizar denúncias de decumprimento da legislação ambiental no município, que também é agravada pela inércia de outras autoridades estaduais de fiscalização, sem que haja providências do Ministério Público local.  

CEI DA ROÇADA | Em mais uma rodada de oitiva de depoimentos da CEI da Roçada, novamente outra funcionária pública prestou informações à comissão de inquérito reafirmando que o secretário Bolacha ignorou processo administrativo regular de licitação para contratação de serviços de limpeza urbana para dar preferência para uma contratação emergencial que favoreceu uma empresa indicada por um suposto assessor da prefeita Duch que ainda permanece com sua identidade indefinida. Entretanto, os vereadores deverão convocar diversos secretários e assessores para prestar depoimentos, inclusive apoiadores de campanha da prefeita Duch, os quais mesmo sem ocupar cargos aparentemente influenciam decisões e contratações em diversas secretarias.  

QUERMESSE EMPRESARIAL | Reclamações que a praça Anchieta vem sendo utilizada sem pagamento de preços públicos para eventos da paróquia Santana, envolvendo apenas empresários católicos, estão incomodando empresários que reclamam que estão sendo preteridos por não serem da mesma denominação religiosa. A praça Anchieta apesar de ser bem público de uso comum do povo, aparentemente permite uso exclusivo da Diocese de Itapeva para eventos da instituição. Aguarda-se que o bispo diocesano preste informações sobre o assunto, pois a Prefeitura de Itapeva apenas informa à imprensa chapa branca em uma notória demonstração de descumprimento do princípio da impessoalidade e moralidade administrativa. Um vereador que frequenta as quermesses ao invés de fiscalizar a aplicação da legislação municipal, prefere apenas usar os eventos para se autopromover com vereador santinho do pau oco.  

Deixe um comentário