Editorial

RÁDIO PEÃO NEWS — Barganhas politiqueiras envolvendo vereadores vira casacas e obras paradas e inércia administrativa do Poder Executivo de Itapeva

ALTO E CLARO | Antes de iniciar o recesso quinzenal sem sessões plenárias, os vereadores aproveitaram a última sessão do primeiro semestre para em peso tecer duras críticas à postura e condução política e administrativa da prefeita Adriana Duch e seus secretários. Nenhum setor foi poupado de merecidas críticas dos vereadores. Os vereadores que não reclamaram da inatividade administrativa da prefeita e secretários deixaram muito claro que são apoiadores e estão alugados politicamente em troca de cargos e favores.
 

VIRA CASACA | Nos bastidores da Câmara Municipal o assunto da semana é a virada de casaca do vereador veterano Paulo Roberto Tarzan, que mudou o discurso da água para o vinho. Antes crítico assíduo, agora o vereador deu um cavalo de pau na retórica e alega estar - "unido com a prefeita por Itapeva, sem ideologias, porque não há indícios de corrupção no governo Duch". A virada de casaca do vereador deve ser sacramentada em longo prazo com a debandada do vereador e outros pares para o (MDB) durante a próxima janela partidária. Resta agora o vereador, que sempre negou ter rabo preso com qualquer prefeito, explicar ao público de viva voz na tribuna, qual foi a barganha que fez o nobre edil mudar repentinamente seus conceitos sobre a prefeita que ele antes repudiava com sua "massa crítica". Lembrando que no governo anterior, a querida irmã do vereador, tinha cargo na Secretaria de Educação e o vereador tinha acesso livre ao gabinete do ex-prefeito para dar seus palpites sobre qualquer assunto da ordem do dia do Poder Executivo, e mesmo assim votou pela cassação do ex-prefeito.   

ASFALTO SOB MEDIDA | Na tentativa de conquistar apoio de outro vereador com propensão a virar a casaca, a prefeita Duch mandou asfaltar a rua de acesso à empresa do vereador no Distrito Industrial. Lembrando que os imóveis cedidos no Distrito Industrial estão arrolados como os maiores devedores de IPTU do município, com valores que superam R$2 milhões de reais em dívidas ativas, as quais providencialmente não estão sendo executadas pela Procuradoria Municipal que aparentemente está sofrendo de uma epidemia de paralisia processual intermitente nos últimos seis meses. Dizem nos corredores da Câmara Municipal que os amigos de secretários e vereadores com contratos de cessão de uso de lotes estão todos com suas dívidas anistiadas e lotes garantidos para o resto do século. 

LAJOTA SOB MEDIDA | Outra obra e serviço para agradar e manter vereadores ao seu lado está sendo executada no bairro Betânia, onde a vereadora das cotas raciais Lucinha Woolck tem eleitorado cativo. Estranhamente no bairro do Faxinal que é ao lado, nenhuma obra e serviço está sendo prestado. Deve ser porque a prefeita Duch depois de gravar um de seus famosos vídeos prometendo obras no bairro, foi informada de que a vereadora de oposição Áurea Rosa reside no bairro. Façamos votos que a prefeita atenda os pedidos da vereadora Áurea, pois se garantiu até asfalto para um vereador que tem esposa que faz oposição ferrenha, por quê não atender a vereadora?   

OBRAS INACABADAS | Apesar de contar com recursos próprios, de emendas e repasses do governo estadual e federal, a prefeita Duch não demonstra nenhum interesse em tocar as obras herdadas do governo de Mário Tassinari. A ponte da Usina da Barra que recebeu quase finalizada até o momento não foi entregue, sendo que a Secretaria de Obras conjuntamente da prefeita Duch atestaram em vídeo que a obra seria inaugurada em abril, mas depois de dar calote na empreiteira a obra ficou paralisada por semanas, sendo retomada, porém causando grande atraso no cronograma. Aguarda-se que o secretário de Obras ainda neste ano consiga encarecidamente envidar esforços para fechar o buraco na frente do posto Zanforlin, que se tornou marca registrada do descaso da prefeita com as obras de primeira necessidade no perímetro urbano e zona rural. Bons tempos quando a prefeita era coronel da Polícia Militar e tinha voz de comando sob os subordinados, pois agora nem com "reza braba" a prefeita é obedecida. 

AMBULÂNCIA SEM MOTOR | Segue a novela da ambulância que está parada sem poder ser utilizada porque a Secretaria de Saúde até o momento não providenciou a instalação do motor, que ainda se encontra em oficina em Sorocaba, após meses do famoso vídeo da prefeita Duch e secretária Valéria Machado afirmando categoricamente que todas as ambulâncias da frota municipal estariam rodando em breve. O "em breve" nesse caso já dura seis meses conforme os argumentos do vereador Dr. Marcelo Poli que se destaca no Poder Legislativo por ser sempre pontual nas suas críticas ao Poder Executivo.  

CONSELHO PARA INGLÊS VER | Reconhecidamente, o Conselho Municipal de Saúde está composto com integrantes que são apoiadoras e aduladoras da prefeita Duch. Fazendo questão de não cobrar medidas sobre assuntos de primeira ordem, como o funcionamento de unidades básicas de atenção primária e assistência farmacêutica municipal, setores que estão sendo menosprezados e sucateados nos últimos meses, com informações de que a Vigilância Sanitária Estadual interditou unidades de saúde por falta de insumos e condições de atendimento aos pacientes. Outro assunto que chama a atenção para o descaso do conselho, diz respeito sobre a informação que os índices de mortalidade infantil aumentaram exponencialmente nos últimos meses no município.  

CEI DA ROÇADA | Aguarda-se que o desfecho da 'CEI das Roçadas' não seja prejudicado por manobras de bastidores que estão tornando vereadores opositores em aliados da prefeita Duch em troca de favores e cargos na Prefeitura Municipal. As últimas informações das apurações a cargo do relator Ronaldo Coquinho, indicam que as contratações diretas realizadas pela Secretaria de Administração Regional possuem indícios de improbidade administrativa, podendo dar suporte para um pedido de cassação da prefeita Adriana Duch. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos, após o recesso do Poder Legislativo.

Deixe um comentário