Editorial

RÁDIO PEÃO NEWS - Crise junina: vice se esquiva, vereadores tramam e prefeita balança no cargo

ARRAIÁ DA CASSAÇÃO | Vereadores e vice-prefeito Generci se encontram, por acaso, em arraiá e os vereadores presentes aproveitaram a oportunidade para assediar o vice-prefeito sobre uma eventual cassação da prefeita Adriana Duch. O vice-prefeito tentou desconversar sobre o assunto, mas nas entrelinhas deixou óbvio que o relacionamento pessoal e político com a prefeita é praticamente inexistente depois que a mesma tomou posse e passou a governar com “assessores duvidosos”, dentre eles inclusive um apadrinhado pelo próprio vice-prefeito, que ao que tudo indica é confidente do mesmo deixando o mesmo a par de todos assuntos internos do gabinete.

CHIFRE POLÍTICO | Se os vereadores e grande parcela da população entendem que o governo Duch está péssimo, com necessidade urgente de ser substituído, fica claro que o vice-prefeito pode até assumir a bronca, mas que não irá se movimentar nesse sentido. Como diz o velho ditado político paulista “é bom sujeito, mas não é do ramo”. No entanto, os vereadores, inclusive os que estão com cargos e recebendo favores do Poder Executivo, esses não hesitam tramar e armar uma comissão processante com intenção de cassar a prefeita Adriana Duch. O que falta no momento da parte dos vereadores seria um sinal verde do vice-prefeito para mobilizar os meios para essa finalidade. 

MOTORES DA AMBULÂNCIA | Uma demonstração que a prefeita é assessorada por “assessores duvidosos” é que as tratativas de manutenção do motores das ambulâncias paradas há meses, ao invés de serem assunto que deveria estar sendo tratado pela Secretaria de Saúde e funcionários responsáveis pela frota da pasta, está sendo tratado pelo procurador geral, que segundo a oficina Rei dos Motores é o responsável pelo assunto. O mecânico também alegou que dois vereadores também estão tratando do assunto. Mas quem seriam os vereadores "Francesco" e "Patrícia"??? De qualquer modo, o assunto que envolve manutenção de veículos da saúde, pagamentos e procedimentos aquisição, que deveria ser tratado diretamente pela secretária de Saúde, como ordenadora de despesas, e pessoal da sua equipe, está estranhamente sendo tratado com a oficina por meio do chefe do departamento jurídico, que deveria estar ocupado com assuntos do seu setor de forma específica. O assunto deve ser encaminhado para CEI da Roçada, pois há divergências de que nem mesmo procedimento de contratação direta tenha sido realizado para enviar os motores das ambulâncias para um oficina em outra cidade.

SECRETÁRIOS INDOLENTES | Apesar dos apelos dos motoristas de Itapeva, o buraco na frente do posto Zanforlin segue sem manutenção e se tornando motivo de piada sobre a ineficiência do governo Duch, as secretárias responsáveis pelo trânsito e obras de infraestrutura estão simplesmente de braços cruzados a meses sobre o assunto. Outro assunto que vem chamando atenção é a falta de ações necessárias da Secretaria de Meio Ambiente para preservar o que resta da paineira bicentenária, que está cada vez mais frágil por inércia em tomarem os cuidados necessários de preservação. O mesmo pode-se dizer quando o assunto são fornecimento de medicamentos básicos e de alto custo para população, há meses os pacientes reclamam que não conseguem obter os medicamentos receitados e que estão recorrendo a vaquinhas para comprar os remédios necessários para tratamento continuado de diversos problemas de saúde. Os assuntos embora sejam pauta de reclames de vereadores não são solucionados pelos secretários e chefes de departamentos responsável. A prefeita Duch parece que vive numa bolha, pois fica trancada no gabinete diariamente tomando coffee break com assessores e só aparece para posar para fotos e anunciar assuntos que são pautas do governo passado que estão sendo finalizadas nesse momento, como por exemplo, a finalização das obras da ponte da Usina da Barra.

DENUNCIADOR GERAL ATACA NOVAMENTE | Após requisição de cidadãos, o Ministério Público, considerado como amigão da atual gestão, saiu da inércia e resolveu abrir um procedimento preparatório de inquérito civil sobre o contrato da Prefeitura com a empresa Jundiá. O contrato foi reeditado em 2021, portanto na gestão passada, sem procedimento de licitação recomendado pela legislação pertinente para efeitos de concessão de serviço público de interesse coletivo, fato que vem levantando dúvidas sobre a legitimidade jurídica e financeira do contrato, que também se baseia em um decreto unilateral do Poder Executivo, sem prévia consulta ao Poder Legislativo. Apesar das controvérsias contratuais, perguntem para parcela da população  que é usuária do transporte no sistema tarifa zero se eles querem voltar a pagar tarifas de catracas para usar o serviço???  

SEM QUÓRUM E SEM A PROTEÇÃO DE DEUS | A prefeita Duch para tentar barrar a derrubada de um veto sobre a lei de nepotismo, convidou, mui gentilmente os vereadores para um reunião e cafézinho com guloseimas no seu gabinete. Apenas cinco vereadores compareceram ao regabofe da prefeita, os demais alegaram que o secretário que fez o convite é antipático e está falando muita "groselha" sobre assuntos que não atendem as demandas da população que são pautas de trabalho da edilidade. Por outro lado, nem mesmo com quermesse a prefeita parece gozar de prestígio junto dos paroquianos, pois estão reclamando que o letreiro Eu Amo Itapeva, foi retirado da praça apenas para agradar o donos de barracas que usam a praça Anchieta para os festejos da quermesse. O letreiro sumiu, mas a prefeita continua aparecendo negativamente por onde passa.     

VISTA GROSSA | Como diria a empresária Luíza Trajano: "Se contrata por capacidade e se demite por comportamento". A prefeita Duch apesar das reclamações de que uma de suas secretárias mais bajuladoras está destratando funcionários e cidadãos, mantém a dita cuja no cargo apesar das constantes reclamações. A secretária também perdeu recursos que a prefeitura deveria receber para projetos e não está mantendo o serviço de transportes de unidades sob sua gestão em funcionamento, o que vem causando diversos problemas para funcionários e cidadãos. Como a secretária não demonstra comportamento e capacidade a questão é: Por quê a prefeita mantém uma secretária incompetente e grossa no cargo? A resposta vem de Itaberá!

Deixe um comentário