Governo de São Paulo lança edital para concessão de Travessias Litorâneas
Contrato prevê investimentos de R$ 272 milhões em
melhorias, beneficiando usuários em 13 municípios do Litoral Paulista
São Paulo, 01 de dezembro de 2021 – O Governo de São Paulo
publicou nesta terça-feira (30/11), no Diário Oficial do Estado, o edital para
a concorrência internacional da concessão do Sistema de Travessias Litorâneas
com investimentos previstos de R$ 272 milhões ao longo dos 30 anos de contrato.
O leilão deve acontecer no dia 30 de março de 2022, na sede da B3, na
capital.
No total, oito travessias operadas atualmente pelo
Departamento Hidroviário, órgão vinculado à Secretaria de Logística e
Transportes, serão concedidas para prestação de serviços públicos de operação,
conservação e manutenção. Além disso, estão previstos investimentos para a
adequação e exploração do sistema de transporte aquaviário de veículos e de
passageiros. Juntas, as travessias movimentam diariamente cerca de 28 mil
automóveis e 22 mil pedestres e ciclistas.
“A concessão vai desonerar gastos do Governo, permitindo
a concentração de recursos em áreas prioritárias, como saúde, educação e
segurança. Hoje o sistema registra déficit operacional e o serviço gera ônus de
R$ 76 milhões por ano ao Tesouro do Estado, segundo dados de 2019”, afirma
Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de Governo. Além disso, “a
concessão prevê um novo modelo tarifário que incorpora o foco no usuário social
e estabelece uma tarifa mais justa, com foco no desempenho do serviço e redução
das filas. Além disso, serão realizados novos investimentos em modernização do
serviço e da infraestrutura”, destaca Garcia.
Do total de R$ 272 milhões de investimentos, 117 milhões
serão destinados especificamente à manutenção da infraestrutura existente; R$
143 milhões para melhorias e aumento de capacidade das embarcações e R$ 12
milhões para a preservação do Meio Ambiente, nos cinco primeiros anos de
concessão.
A concessão vai promover a modernização de todo o sistema de
segurança, com introdução de tecnologia de automatização de pagamento para a
entrada, adoção das melhores práticas para aquisição de bilhetes, melhorias na
capacidade das embarcações, mais agilidade nos deslocamentos, que serão
aferidos a partir de indicadores de desempenho, mais conforto e segurança aos
usuários, fomento do turismo e do desenvolvimento regional e desoneração do
Estado.
Justiça tarifária
Segundo João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de
Logística e Transportes, desde 2018, o sistema convive com uma grande defasagem
já que a atualização tarifária não é feita desde então. “Há ainda uma
pluralidade de quadro tarifário, sem lógica sistêmica, o que acentua ainda mais
o déficit da operação”, explica o secretário. Nesse contexto, “o novo
modelo garante maior coerência, a partir da criação de um quadro tarifário
unificado para todo o Sistema. Dessa forma, todas as travessias do Sistema
seguirão a mesma lógica alcançando maior equilíbrio”, acrescenta Octaviano.
Todas as isenções definidas por lei como para idosos e deficientes serão
mantidas. No primeiro ano haverá redução de tarifas de pedestres em Santos
(Santos-Guarujá e Santos – São Vicente de Carvalho e Cananéia-Ariri).
Para a subsecretária de Parcerias do Estado, Tarcila Reis
Jordão, a modelagem técnica para o sistema de concessão de travessias apresenta
alto nível de qualidade e foi bem estruturada, o que a torna bastante robusta
com benefícios diretos aos usuários, como maior eficiência, agilidade,
conforto, segurança e tarifa justa. Além do cuidado na modelagem técnica
adotada, o Governo de São Paulo também realizou duas rodadas de sondagem ao
mercado, para demonstrar a atratividade do projeto ao investidor. “Nesse
período, observamos o engajamento de vários investidores internacionais
especializados em transporte aquaviário”, informa Reis.
Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP, enfatiza o
compromisso do Governo em entregar à população melhorias efetivas no sistema de
travessias garantindo eficiência, segurança e maior conforto ao usuário através
da realização de investimentos em reabilitação e melhorias na capacidade das
embarcações pelo parceiro privado “que realizará investimentos que trarão
benefícios diretos aos usuários, com um sistema moderno e infraestrutura de
ponta”. A concessão garantirá a “modernização do transporte aquaviário
do Estado, geração de empregos, melhorias na infraestrutura existente e
benefícios concretos para a população em geral, dentro do contexto de
desenvolvimento sustentável”, acrescenta Persoli.
Modernização e serviços e redução de filas
Estão previstos, no primeiro ano de contrato, a recuperação
de toda a infraestrutura existente, aprimoramento e aumento da capacidade das
embarcações e preservação do meio ambiente. Serão aportados R$ 1,1 milhão em
segurança, com implantação de circuito fechado de televisão em todo o Sistema.
Mais de R$ 7 milhões serão destinados à acessibilidade nas travessias
Santos-Guarujá e Santos-Vicente de Carvalho, com a recuperação de dois
flutuantes, duas rampas e duas pontes de acesso, além da construção de dois
dolfins.
Já nas travessias de Bertioga-Guarujá, Cananéia-Ilha
Comprida e Iguape-Jureia serão mais R$ 4 milhões em melhorias de conforto, com
ampliação de 20% na capacidade para carros e pedestres. Também serão aportados
mais R$ 8 milhões para as travessias de Cananéia-Continente e Cananéia-Ariri,
para aquisição de duas novas embarcações, com aumento de 240% de vagas de
carros e 27,3% para pedestres, garantindo maior eficiência.
Todo o sistema será monitorado por indicadores de
desempenho, cujo foco principal é monitorar a pontualidade, com redução de
filas. Caso a concessionária tenha muitos atrasos ou a percepção dos usuários
seja de que está ocorrendo um desempenho ruim, a empresa poderá ser penalizada
a partir do segundo ano do contrato.
A prestação de serviço e o atendimento serão reforçados com
a adoção da avaliação e da fiscalização do serviço ao usuário por meio de oito
indicadores de desempenho, que buscarão medir dois parâmetros: pontualidade e
comodidade. Entre os indicadores que medem a pontualidade estão os índices de
cumprimento de horários programados, cumprimento de intervalos programados e
cumprimento de viagens programadas. Já para a comodidade, a fiscalização
acompanhará os índices de ocupação das embarcações, qualidade do serviço
(pesquisa de satisfação) e atendimento à demanda (mensuração de filas). Outros
indicadores medirão a capacidade de a concessionária atender à legislação
aplicável ao serviço.
Edital de Licitação
Poderão participar da concorrência internacional da
concessão do Sistema de Travessias Litorâneas interessados nacionais e
estrangeiros, isoladamente ou reunidos em consórcio. O critério de julgamento
será o maior valor de outorga fixa, considerando o valor mínimo indicado no
Edital.
A versão oficial do edital estará disponível no site da
ARTESP (www.artesp.sp.gov.br).
As propostas serão recebidas até 30/03/2022, na sede da B3, Rua XV de novembro,
275, Centro – São Paulo - SP.

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