As promessas não cumpridas
No começo do ano, quando tomou posse, pela segunda vez, o prefeito prometeu diálogo com o Poder Legislativo. Promessa é dívida como diz o ditado popular. Assim sendo, como sempre diz um certo vereador, não resta dúvida que o povo e vereadores são os credores dessa dívida do prefeito.
Na prática, até agora, o diálogo prometido com o Poder Legislativo se resume a um tiroteio de críticas entre vereadores viúvas eleitorais contra o prefeito, distribuição de cargos e preferência no atendimento de pedidos para os vereadores que não ousam contestar as decisões impopulares do prefeito.
O prefeito prometeu e falou muito sobre superar os problemas causados pela falta de água em Itapeva, principalmente na zona rural. Na prática, até agora, poucos poços artesianos foram perfurados, as caixas d'água de moradores da zona rural estão vazias de água potável, as torneiras secas e ninguém sabe qual secretaria é responsável pelo assunto. Talvez nem o prefeito saiba quem é quem em cada secretaria e o que cada uma faz.
O prefeito também alardeou que trataria como prioridade a geração de emprego. Disse repetidas vezes que faria políticas públicas para o comércio da cidade empregar mais, porque Itapeva é polo comercial e de serviços da região. Disse que apostaria todas as fichas na agricultura familiar. Agora nos seus discursos o prefeito só reclama dos ditos pessimistas que votaram nele acreditando nesse conto de fadas.
Na prática, até agora, o prefeito causou desemprego ao retirar ambulantes das ruas e praças, sem dar direito a nenhuma alternativa de espaço popular para que trailers e barracas de lanches se mudarem. Na agricultura familiar nenhum projeto foi adiante até onde se sabe. Dizem na zona rural que a aposta foi um blefe eleitoral para conquistar votos dos agricultores do município maior celeiro de grãos do estado de São Paulo.
Acreditando que luzes de Natal trazem empregos e agradam comerciantes o prefeito queria torrar R$ 1.120.600,00 para iluminar prédios públicos e fazer brotar árvores de Natal em locais onde nenhum comerciante pode usufruir dos espaços. A não ser que tenha algum contato com secretário mui amigo para conseguir contratos com dispensa de licitação, para gastar dinheiro do povo com ônibus dando rolê com o Papai Noel pelos bairros pobres da cidade, onde qualquer atração tapeia quem passa mais necessidade.
O prefeito bateu no peito e disse que trataria moradia também como prioridade. Na prática, até agora, nenhum projeto de moradias populares foi apresentado na Câmara Municipal. O que foi apresentado foi aumento de impostos em 10%, contratação de serviço de georreferenciamento por mais de 3 milhões. Essas decisões do Poder Executivo poderão causar aumento do IPTU e por consequência direta aumento do valor dos aluguéis na cidade. Para fechar o cerco foi aprovado projeto de 14% de contribuição previdenciária obrigatória para funcionários públicos municipais, sem contrapartidas ou direito a aumento de salários até agora.
Para não dizer que não falamos da Saúde, o prefeito prometeu tornar o sistema de atendimento básico de saúde municipal o melhor de todos os tempos. Na prática, até agora, em parte o governo municipal está obtendo bons resultados nessa área. Só que nem tudo é céu de brigadeiro...
Foram entregues postos de saúde que há anos estavam com obras paralisadas, a farmácia municipal 24 horas ampliou o atendimento para pacientes, a UPA foi reestruturada melhorando as condições de atendimento. Mas o povo ainda reclama da falta de médicos em postos de saúde, contratação de médicos especialistas para tratamento de doenças crônicas e de alta complexidade.
Na medida do possível o prefeito acerta em muitas propostas, mas falha na execução e forma de tratar os assuntos que o povo reclama com mais urgência. Como reclamar e contrariar as decisões do prefeito é assunto tabu, sendo punido os vereadores e funcionários ousam discordar de toda unanimidade burra formada no gabinete, o jeito é a imprensa que o prefeito e gabinete desprezam dizer a verdade nua e crua sobre a política de Itapeva.
O povão que julgue se são fatos ou opiniões o que estamos retratando, mas que muitas promessas não foram cumpridas até agora, isso é inegavelmente um fato incontestável.

Deixe um comentário