Editorial

Itapeva e região terá um representante na Assembleia Legislativa?

No próximo domingo, o resultado das urnas nas cidades da região sudoeste paulista deve revelar se teremos ou não um representante político na Assembleia Legislativa, o que não ocorre desde que o ex-deputado Doutor Ulysses cumpriu seu último mandato.

 

Com apoio de prefeitos da região sudoeste paulista e com campanha a todo vapor em Itapeva e outras cidades do estado, o candidato a deputado estadual Jé deve ser o único político da região com chances de votação expressiva na corrida para Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Os demais candidatos da região para deputado estadual, incluindo os apoiados pelo prefeito de Itapeva, fizeram campanhas tímidas, permanecendo dentro do município sem alcançar visibilidade e muito menos aceitação em outras cidades da região achando que internet e Facebook é a solução.

 

Na corrida para o Palácio dos Bandeirantes não será surpresa se houver votação maciça para o candidato Tarcísio Freitas na região, apoiado pela base bolsonarista regional que foi protagonista de uma vexame no Cartório Eleitoral de Itapeva, após contestar a idoneidade do procedimento de aferição das urnas eletrônicas feito por funcionários da Justiça Eleitoral. 

 

Apesar do vexame comandando por um candidato a deputado estadual e militantes fanáticos, a votação para Tarcísio Freitas deve deixar os candidatos Fernando Haddad do PT e Rodrigo Garcia do PSDB para trás nas urnas, ao menos em Itapeva e região.   

 

Na reta final eleitoral as propagandas eleitorais bombardearam as ruas de todas cidades da região, com panfletagem em massa de candidatos a deputados que não têm ligação alguma com o sudoeste paulista. Novamente os caciques políticos da região não se uniram em torno do mesmo candidato para deputado estadual e deputado federal, demonstrando que a política em Itapeva e região necessita de lideranças políticas com articulação de base regional. 

 

Itapeva como sede de região administrativa precisa ter representatividade política junto ao Poder Executivo e Poder Legislativo estadual e federal, mas como fazer isso se não conseguimos eleger deputados estaduais e federais da região? Por esse motivo que a candidatura para deputado estadual do ex-vereador itapevense Jé, que além dos mandatos como vereador, foi assessor político com tráfego em vários municípios do estado e gabinetes de secretarias estaduais e ministérios, é mais provável de ter sucesso nas urnas. 

 

Por causa de uma rixa política que vem desde as eleições municipais de 2020, causada pelo grupo político do prefeito de Itapeva, que após ser eleito prefeito destratou muitos apoiadores, isso impediu que Itapeva tivesse um grupo político com mais força eleitoral unindo esforços em torno de um único candidato. 

 

Apesar do peso político e eleitoral de Itapeva na região, o prefeito preferiu lançar novatos sem expressividade e bagagem na política para candidatarem-se a deputado estadual e federal.  Exatamente isso pode ser o fator crucial para que Itapeva e região mais uma vez deixe escapar a oportunidade de ter um representante local na Assembléia Legislativa.

 

O prefeito Mário Tassinari que se declarou apoiador incondicional de Rodrigo Garcia (PSDB) para governador, estranhamento apoia um candidato a deputado estadual com partido que apoia Fernando Haddad do PT para governador.   

 

Neste domingo, os eleitores de Itapeva e região devem refletir nas urnas a insatisfação com os políticos eleitos e ao mesmo tempo a esperança por progresso e avanço para o sudoeste paulista. 

Deixe um comentário